Qual a maneira correta de carregar o notebook?

Será que que você está carregando o seu notebook de maneira correta?  Se você sempre deixa o notebook carregar até 100%,  infelizmente esse procedimento está acelerando o nível de desgaste da sua bateria. Mas, calma! Neste post, abordamos algumas dúvidas sobre o processo de recarga e esclarecemos uma  das principais dúvidas de nossos leitores: Qual a maneira correta de carregar o  notebook?

As baterias não viciam

 As baterias de íon lítio,  utilizadas nos notebooks mais modernos, não sofrem mais do fenômeno que muitos chamam de “bateria viciada” ou “efeito memória”, ou seja elas  podem ser recarregadas sem que precise descarregar completamente a carga do componente.  No entanto, mesmo não sofrendo do “efeito memória”, a bateria sofre o desgaste natural e acaba perdendo sua capacidade de armazenamento.

 Ciclos da bateria

As baterias são compostas por ciclos de recarga e descarga – certa de 350 a 500, dependendo do modelo e marca do notebook. Assim, cada vez que a bateria recarrega 100 %, um ciclo se completa, aumentando  o nível de desgaste do componente.  Para entender o funcionamento dos ciclos da bateria, clique aqui

 Respondendo a pergunta…

Qual a maneira correta de carregar o notebook?

A bateria não deve carregar até 100%, pois isso irá auxiliar o nível de desgaste da bateria, já que os ciclos irão completar mais rapidamente. O ideal é deixar o notebook carregar até 70-80% e deixá-lo descarregar até 30%. Com esse cuidado, você irá impedir que o seu notebook carregue 100%, e consequentemente complete 1 ciclo.

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.