O que é mAh? O que isso influencia na capacidade da minha bateria?

Com o lançamento de novos eletrônicos, os consumidores tem à disposição diferentes opções de compra. Tal diversidade faz com que as especificações técnicas do produto influenciem cada vez mais  sua decisão na hora de adquirir um novo eletrônico. Recursos de hardware, como o processador, memória ou tela são alguns dos itens mais observados, no entanto, há uma especificação que aos poucos vem despertando a atenção dos usuários chamada mAh. Descubra o que é essa medida e saiba como avaliá-la.

O que é mAh?

A medida de miliampère-hora (mAh) é uma unidade de carga elétrica  que se refere a capacidade de carga que uma bateria armazena. Isso significa que quanto maior o valor de mAh, maior poderá ser a duração da carga do eletrônico.  Assim uma bateria  4400mAh terá uma  duração maior do uma bateria com com 2200mAh. No entanto, essa medida pode variar de acordo com a capacidade de consumo de energia de cada aparelho. Por exemplo, processadores ultra rápidos deixam a máquina mais rápida, mas tendem a gastar mais bateria, assim como o tipos de tela.  As telas antigas de CCFL consomem quase o dobro de energia do que as de LCD. Para entender o funcionamento das telas, acesse o post Tela LCD, LED ou CCFL. Qual a diferença?.

Resumindo, o valor mAh pode determinar a capacidade da sua bateria de acordo com o que foi informado pelo anunciante, porém, há outros fatores que influenciam na duração do componente. Portanto,  na hora de realizar a compra, a medida mAh deve ser observada juntamente com o tempo em horas que a bateria poderá durar. Pois essa estimativa leva em conta  fatores de hardware e software que consomem a energia e que consequentemente vão determinar sua duração.

Para que você entenda a relação mAh com o tempo de duração da bateria, apresentamos uma lista com valores estimados. Lembrando que cada modelo terá sua variação e particularidade.

3 Células –  2000 – 2400 mAh
Duração aproximada de 1h30 minutos   ( telas a LED o dobro)

4 Células –  2200 – 2400 mAh
Duração aproximada de 1h30 a 2horas  ( telas a LED o dobro).

6  Células – 4400 – 5200 mAh
Duração aproximada de 2horas a 2h30  minutos ( telas a LED o dobro)

8  Células – 4400 – 5200 mAh
Duração aproximada de 2h30 minutos a 3horas

9  Células –  6000 – 7800 mAh
Duração aproximada 3horas a 30 minutos  (telas a LED o dobro)

12  Células – 6000 – 7800 mAh
Duração aproximada 4horas  (telas a LED o dobro)

12  Células – 8000 – 8800 mAh
Duração aproximada 4horas  4h30 minutos (telas a LED o dobro)

*No caso de NETbooks, que são os mini notebooks e possuem telas muito menores, a duração é ainda maior. Em alguns modelos chegam a durar de 10 a 16 horas com bateria de longa duração.

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.