Nenhuma bateria foi detectada. O que devo fazer?

a-bateria-do-notebook-não-mais

“Nenhuma bateria foi detectada” a  mensagem que costuma deixar alguns usuários desesperados e sem saber como agir, geralmente é recorrente de algum problema de software, mais precisamente na BIOS do notebook. Esse tipo de situação é bastante comum e acaba gerando bastante dúvida nos usuários. Perguntas como “A bateria tem driver? Como encontrar o driver da bateria? são frequentes aqui no blog. Pensando nesses usuários, resolvemos apresentar alguns fatores que podem levar o aparecimento da mensagem..

Primeiramente, precisamos esclarecer que o driver da bateria encontra-se na BIOS do notebook. Portanto, ao atualizar a BIOS do seu note automaticamente você estará atualizando o driver bateria. Alguns modelos específicos disponibilizam o driver de bateria isoladamente para atualização. Agora, sim, vamos as possíveis causas.

1º A bateria utilizada não é original

Esse tipo de situação acontece quando o usuário  passa a utilizar uma bateria que não é original, também conhecida como paralela. Alguns modelos de notebook não identificam baterias paralelas, pois a BIOS do notebook não reconhece o componente não original, dai o aparecimento da mensagem “Nenhuma bateria foi detectada”  . Neste caso, existem alguns modelos de bateria que possuem um “driver”, uma espécie de atualização na BIOS.   Lembrando que o driver só funcionará para as baterias adquiridas na bringIT. Se mesmo instalando o driver correto, o componente não funcionar, é provável que a bateria esteja com defeito.

Mas a minha bateria é original, o que devo fazer para a mensagem desaparecer?

Se a sua bateria é original, você pode tentar atualizar a BIOS do notebook, com o arquivo obtido no site do fabricante.Além disso, algum defeito na bateria, ou  em algum componente eletrônico pode ser a causa dessa mensagem. Neste caso, recomendamos que o usuário procure uma assistência técnica autorizada.

2º Desgaste da bateria

Se mesmo baixando e instalando o driver no seu notebook, a bateria não funcionar,  é provável que a vida útil dela tenha se esgotado. As baterias recarregáveis têm um número limitado de ciclos, cerca de  350. Nesse caso, o mais indicado é a compra de uma nova bateria para notebook. a bringIT é especialista em baterias para notebook, compre agora o seu novo produto.

Toda vez que o seu notebook recarregar 100% da capacidade carga de uma bateria, um ciclo se completa. Por isso o mais é recomendado é não deixar o notebook atingir baixo níveis de energia, evitando ao máximo descarregar a bateria a ponto de o notebook desligar. Apesar dos cuidados dos usuários,  com o passar do tempo,  a bateria sofre desgaste e eventualmente precisa de substituição. Entenda melhor Como funciona os ciclos da bateria de notebook? aqui.

Conseguiu resolver o problema? Caso tenha encontrado outra solução, compartilhe conosco nos comentários.

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.