Como não “viciar” a bateria do notebook?

homem-mexendo-no-notebook=2

Você está mexendo tranquilamente no seu notebook e de repente nota que a bateria já não está “segurando” a carga como deveria. Bastam duas ou três conversas paralelas ou uma rápida busca na internet sobre o tema para aparecer “sua bateria está viciada”.

 

Ruim. Muito ruim. É isso mesmo? O que causou? Tem algum jeito de “desviciar”? No post de hoje vamos responder algumas perguntas muito frequentes quando o assunto é como não viciar a bateria do notebook.

 

Sim, existem baterias que viciam.

Embora seja raro hoje em dia, algumas baterias compostas por NiCd – bateria de níquel cádmio e as NiMH níquel-hidreto metálico são as que realmente tinham o efeito memória, nome técnico da famosa “bateria viciada”. Porém, essa composição é super antiga, ela costumava integrar os primeiros notebooks lançados.

 

Como verificar a vida útil da bateria do seu notebook

 

A tecnologia evoluiu e logo apareceram outras duas composições diferentes: as baterias conhecidas como Li-Ion, também conhecidas como bateria de íon de lítio e as Li-Po de polímero de lítio. Essa última é a mais nova, famosa na composição de baterias para celulares e notebooks ultrafinos. Saiba sobre a diferença das duas baterias no nosso artigo.

 

É possível “desviciar” bateria do notebook?

Antes de tudo é importante saber que todas as baterias para notebook ou outros aparelhos possuem um tempo de vida útil. E esse tempo depende de fatores como o tempo de uso e o tipo de uso.

Concluindo, a resposta é: não. Não existe nenhuma técnica comprovada que faça com que a bateria tenha melhoria no desempenho, a não ser que ela seja totalmente substituída.

Se minha bateria não está viciada, por que ela não “segura” carga?

Sabe por quê? Essa perda de aceitação de carga nas baterias se deve à oxidação da célula, processo comum de uso e envelhecimento do componente. A perda da capacidade desses componentes é previsível, uma vez que os materiais usados nas células da bateria são feitos para funcionar por um tempo específico e estão sendo consumidos pelo polo positivo da bateria durante seu tempo de serviço.

 

Como aumentar a vida útil da bateria do notebook 

 

Em uma rápida pesquisa na internet você consegue encontrar diversas técnicas caseiras que dizem solucionar esse problema, como colocar a bateria no congelador , por exemplo.  Lembre-se de que não é uma garantia técnica, é uma medida de emergência. Se for executar qualquer procedimento desse gênero, tenha ciência de que ele pode não resolver o seu problema ou até mesmo provocar danos permanentes na sua bateria.

 

4 dicas rápidas para cuidar da saúde da sua bateria:

 

1 – Preste atenção no superaquecimento

No uso de programas mais pesados, o aparelho precisa de mais força para rodar e, se não houver um cooler que consiga fazer a exaustão, seu notebook pode superaquecer, o que pode comprometer o funcionamento da bateria. Uma boa opção para não trocar o cooler do notebook é usar bases com cooler. Elas ajudam a manter a temperatura ideal do notebook.

 

2 – Mantenha seu notebook limpo

A limpeza de manutenção é uma ótima opção para manter a saúde do seu notebook e pode evitar, inclusive, o problema de superaquecimento.

Saiba como funciona uma limpeza de manutenção aqui

Dica: Em notebooks com baterias externas, você pode limpar regularmente os conectores com um pano limpo com álcool isopropílico.

3 – Faça a calibragem regularmente

Calibrar a bateria pode melhorar a autonomia do seu aparelho. Isso porque esse procedimento equaliza os níveis de energia em cada uma das células. Você pode conferir como fazer a calibragem clicando aqui.

 

4 – Não use a bateria até chegar ao fim

A vida útil de uma bateria se mede em ciclos. Zerando a bateria você “queima” um ciclo e isso pode diminuir o tempo que sua bateria vai funcionar perfeitamente. O ideal é já carregá-la novamente assim que atingir 30% de carga.

 

E aí, gostou das nossas dicas?

Se ficou alguma dúvida, conte pra gente aqui nos comentários!

 

Na bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para o seu notebook!

bringit

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.