Está com duvidas se vale a pena consertar a BGA do seu notebook? Quer saber o que deve ser levado em consideração para consertar ou não? Nós do Blog das Baterias explicamos para você!
A Ball Grid Array, mais conhecida como BGA, é uma forma de conexão de microchips. Está sendo muito utilizada em notebooks, computadores e vídeo games. Neste tipo de conexão, os microchips são fixados na placa mãe por meio de solda.
É bastante comum ocorrer problemas de BGA em notebooks, devido ao superaquecimento do aparelho, ocasionando o derretimento das soldas.
Indícios de problemas na BGA
Quando o laptop apresenta problema nesse tipo de conexão, existem alguns indícios que o usuário deve se atentar. Como por exemplo:
- Ao ligar o notebook, a tela permanece apagada e apenas os LEDs do aparelho ficam ligados;
- Ocorre o desligamento do notebook sem motivo aparente;
- Acontece os famosos erros de “tela azul”;
- Pode causar defeito na placa Wireless, em casos mais graves, a placa chega a queimar e, o sistema não a identificar mais, sendo impossível o usuário se conectar à internet.
Como consertar
Existem algumas maneiras que são utilizadas para efetuar o conserto de problemas na BGA, são elas:
- Reflow: o chip é aquecido em altas temperaturas, para que tenha a possibilidade da solda fundir e o chip funcionar novamente. Porém, essa solução pode durar cerca de 90 dias;
- Reballing: o técnico retira o chip que está com problema e faz a solda novamente. Esse procedimento possibilita uma “sobrevida” de alguns meses, em média de 3 à 6 meses;
Uma solução que não é muito utilizada devido ao seu alto custo é a troca da placa mãe.
Como evitar
Notebooks são muito propensos ao superaquecimento e, dependendo do uso, o aquecimento pode ser ainda maior. Algumas atitudes podem evitar problemas futuros e aumentar a vida útil do seu aparelho, como as dicas abaixo:
- Utilize o notebook em locais limpos e planos;
- Se for usá-lo na cama, é indicado que seja com um suporte ou mesa para notebook, que ajudam muito no resfriamento. Existem alguns suportes que possuem um ou mais coolers embutidos, como os encontrados neste link;
- Consultar um técnico especializado de sua confiança, para efetuar uma limpeza interna do notebook periodicamente. Nesta limpeza é utilizada a pasta térmica, que ajuda no resfriamento, e;
- Evite utilizar o notebook por muitas horas seguidas.
Conclusão
Os reparos citados neste post são soluções provisórias. É importante lembrar que o conserto é feito em um componente já utilizado e desgastado. Se você optar por consertar o erro de BGA, indicamos que faça um backup de todos os arquivos por garantia, caso o notebook venha apresentar defeito novamente.
Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉