A reciclagem de pneus parece um processo exclusivo para a produção de asfalto. Não foi o que revelou um estudo realizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos por Parans Paranthaman e Amit Naskar.
Esses pesquisadores estão buscando uma maneira viável de substituir os ânodos de carbono das atuais baterias de íons de lítio por ânodos feitos de “negro de fumo”. Esse material, também chamado de “carbono sintético”, seria derivado da reciclagem de pneus, sendo considerado uma matéria-prima abundante, barata e favorável ao meio ambiente.
Segundo informações do site Inovação Tecnológica, com a utilização dos ânodos de “carbono sintético”, a bateria ganha uma capacidade de recarregamento – retenção e número de ciclos bem maior do que o uso de ânodos de carbono natural.
Considerando que o ânodo representa cerca de 11% a 15% do preço da bateria, a substituição por um componente mais barato e eficiente traria redução nos custos e maior qualidade ao aparelho. Isso representa um ganho no número de ciclos e consequentemente um significativo aumento na vida útil das baterias de lítio.
A nova bateria ainda está em fase de testes e não tem previsão de lançamento no mercado.
Fonte: Tecmundo e Inovação Tecnológica