Desenvolver a maior bateria de íons de lítio do mundo. Pode parecer impossível, mas é o que duas empresas americanas prometeram construir até 2021, na Califórnia.
A AES Southland e Southern California Edison (SCE) pretendem lançar uma instalação de energia composta por baterias de íons de lítio capaz de armazenar 400 MW e oferecer 100 MW de energia por hora. Para se ter ideia da dimensão do projeto, a State Grid Corporation, da China, que atualmente produz uma das maiores baterias desse material, consegue entregar 36 MW, cerca de um décimo da capacidade do projeto da SCE.
A AES também irá fornecer outras soluções energéticas para as instalações da SCE que podem somar na produção de até 600 MW. O objetivo do projeto é que a super bateria possa substituir gradativamente antigas usinas de energia a gás que têm custos altos e são bem menos eficientes.
A previsão é que o projeto fique pronto apenas em 2021. Enquanto isso, ficamos na esperança de que em breve teremos uma nova ferramenta sustentável capaz de nos livrar da utilização de recursos não-renováveis e poluentes, como carvão, gás e petróleo.
Fonte: ExtremeTech