Ter um notebook com bateria potente e de boa durabilidade com certeza é o desejo de muitas pessoas. No mercado, podemos encontrar diferentes tipos baterias, sendo que há modelos de 4 a 12 células (a partir de 9 células a bateria é considerada de longa duração), com 4400 mAh a 6200 mAh de capacidade. Lembrando que quanto maior o número de células, maior será a capacidade de armazenamento de energia da sua bateria.
No entanto, de nada adianta comprar um componente “potente” e caro se a sua composição não é de qualidade. Nas baterias, o que poderá influenciar no preço e no rendimento do componente é a marca de suas células. Há várias marcas disponíveis, entre elas Samsung, LG, Sony e CJ.
Apesar de muitas dessas marcas serem bem conhecidas pela qualidade, será que elas realmente oferecem o rendimento esperado? Uma bateria com marcas de células chinesas apresenta rendimento inferior se comparada com uma de células da marca Samsung? Resolvemos analisar o desempenho das duas baterias para responder essas e outras perguntas sobre células de bateria.
Para realizar os testes necessários, utilizamos a ferramenta Burn In Test capaz de avaliar o desempenho dos componentes do computador. Além disso, também utilizamos normalmente dois notebooks até esgotar as baterias. Foram selecionados também dois tipos de baterias: uma da marca Samsung, considerada uma das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, e outra da CJ, fabricante chinesa que utiliza células alternativas.
Para ter uma análise ainda mais precisa de desempenho, as baterias foram utilizadas em dois notebooks com especificações de hardware diferentes:
HP G42-413BR
- Modelo: G42-413BR
- Marca: HP
- Processador: Intel Pentium P6200
- Frequência / velocidade (clock): 2.13 GHz
- Memória Cache: 3 MB
- Memória RAM: 3 GB
- Expansão de memória até: 8 GB
- Disco Rígido: 320 GB
- Quantas RPM: 7200
- Drive Óptico: DVD-RW
- Placa de Rede: Sim
- Tecnologia Wireless: 802.11n
- Tecnologia Bluetooth: Sim
- Portas USB: 3
- Placa de Vídeo: Compartilhada
- Câmera Embutida (Webcam): 0.3 MP
- Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic
- Entrada HDMI: Sim
- Tamanho da Tela: 14 polegadas
- Resolução da Tela: 1366×768 pixels
- Bateria: 6 células
Samsung NP300
- Modelo: NP300
- Marca: Samsung
- Processador: Intel Core i3-2310M
- frequência / velocidade (clock): 1 GHz
- Memória Cache: 3072 KB
- Memória RAM: 2048 MB
- Disco Rígido: 500 GB
- Quantas RPM: 5400 RPM
- Drive Óptico: DVD-RW
- Placa de Rede: Sim
- Tecnologia Wireless: 802.11n
- Tecnologia Bluetooth: Sim
- Portas USB: 3
- Placa de Vídeo: Compartilhada
- Câmera Embutida (Webcam): 0.3 MP
- Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic
- Entrada HDMI: Sim
- Tamanho da Tela: 14 polegadas
- Resolução da Tela: 1366×768 pixels
- Bateria: 6 células
Testes
Foram realizados três testes distintos:
1º Testando ciclos de energia da bateria
No primeiro teste, analisamos a capacidade da bateria em completar ciclos.
2º Utilizando recursos do sistema
O teste revelou a porcentagem de energia gasta ao utilizar quase todos os recursos do notebook ao mesmo tempo (CPU, placa de vídeo, som, CPU, entre outros) durante determinado período (15 minutos).
No Burn In Test, após o término de cada análise aparece uma janela com a palavra PASS (caso o resultado seja satisfatório) ou FAIL (quando alguma coisa não funciona satisfatoriamente).
3º Utilizando o notebook
Por último, foi analisado o tempo de duração de cada bateria em uso.
Vale lembrar que os testes foram realizados com a bateria totalmente recarregada (100%).
Resultados
Notebook: Samsung NP300
Marca célula: Samsung
No 1º teste, a bateria com células da marca Samsung obteve resultado satisfatório (PASS) sem nenhum erro.
No teste seguinte, a análise registrou apenas um erro durante o desempenho da placa gráfica (resultado que não influencia no rendimento da bateria).
Ao final do teste a bateria que estava com 100% baixou para 85%, gastando 15% de energia. Na análise de uso, a bateria durou aproximadamente 3h45min.
Marca célula: CJ
Enquanto a célula Samsung passou na análise de ciclos sem nenhum erro, a bateria chinesa não conseguiu realizar o teste com sucesso, obtendo o status FAIL.
Na segunda análise, a falha no desempenho dos ciclos foi apontada novamente pela ferramenta juntamente com o erro da placa gráfica mencionado acima, totalizando dois erros.
Após a realização do teste, a quantidade de energia gasta foi um pouco maior do que o valor consumido na bateria Samsung (85%), passando de 100% para 82%.
No último teste, a célula chinesa obteve resultado inferior comparado ao da marca Samsung, durando 30 minutos a menos, um total de 3h15min.
Notebook: HP G42-413BR
Marca célula: Samsung
Assim como no teste realizado no notebook Samsung, a célula Samsung passou no teste de ciclos com sucesso.
Na segunda análise, a mensagem de erro – que não afeta no resultado de rendimento da bateria – apareceu novamente.
Durante a realização do teste, aparecem várias janelas, mostrando que diferentes dispositivos estão sendo utilizadosMarca célula: CJ
Em relação à energia consumida, a porcentagem foi bem similar ao valor gasto no laptop Samsung (85%), passando de 100% para 89%. Na análise final, a energia da bateria Samsung foi consumida em 3h55min, obtendo rendimento superior ao mesmo teste realizado no computador Samsung (3h45min).
Dessa vez, a marca CJ conseguiu passar pelo teste de ciclos com sucesso, sem nenhum erro.
O mesmo aconteceu no 2º teste. O consumo de energia gasto durante a realização da análise foi superior ao gasto de energia do mesmo teste realizado no HP (85%), restando 81%.
No 3º teste, a bateria CJ teve resultado superior ao teste realizado no Samsung (3h15min.), mas em compensação obteve resultado inferior se comparado com os valores obtidos nas análises realizadas com a bateria Samsung (3h45min e 3h55min), durando 3h35.
Análise Final
Com o resultado dos testes, foi possível analisar que a bateria com células de uma marca alternativa (CJ) apresentou rendimento bem parecido com uma de células de marca conhecida. Enquanto a coreana Samsung passou em todos os testes com sucesso, a chinesa CJ não ficou atrás, obtendo resultado negativo em apenas um dos testes que avaliava a capacidade da bateria. Nas demais análises de gastos de energia, novamente a bateria Samsung ficou à frente, tendo a marca chinesa logo atrás com uma pequena diferença de rendimento.
Concluímos assim que ambas as baterias são de boa qualidade e capazes de apresentar um bom rendimento independente de possuírem células de uma marca mais famosa ou não.