Você sabe se as entradas do seu notebook são integradas à placa-mãe? Ou ainda precisou trocar a placa-mãe e quer saber se é necessário trocar as entradas USB ou HDMI, por exemplo? Nós do Blog das Baterias explicamos para você!
Placa-mãe
A placa-mãe é a principal placa do seu notebook e ocupa uma grande área. É responsável por gerenciar componentes que são totalmente relevantes para o funcionamento do laptop, como por exemplo, a memória e o CPU. Nela normalmente vem soldada alguns itens, como por exemplo, o processador, DC Jack, além de conectores como USB e HDMI.
Placa-filha
Na maioria dos notebooks, a placa-mãe ocupa apenas uma parte do laptops, pois precisa ter espaço livre para alguns componentes, como o drive óptico de CD/DVD, por exemplo, sendo necessária uma placa-filha, que é conectada por um cabo flat e, esta placa se localiza do outro lado do notebook, dependendo do modelo, ela possui entradas USB e conectores de áudio, por exemplo. Nos casos de Ultrabooks e Netbooks geralmente a placa-mãe ocupa todo o aparelho, não sendo preciso a placa-filha. Na imagem abaixo, do lado direito temos a placa-mãe com o cooler e, do lado esquerdo, a placa-filha e, abaixo o cabo flat, que conecta as duas placas.
Concluindo
As entradas são soldadas à placa-mãe, então SIM elas são integradas à placa e não independentes. Ou seja, na hora da substituição é trocado toda a placa. Se a placa-filha está em bom estado e as suas entradas não apresentam problema, esta placa auxiliar continua a mesma, não precisando trocá-la.
E, em casos de alguma dessas entradas apresentarem problemas, dependendo da situação e do conhecimento do técnico, é possível fazer o reparo somente da entrada, por exemplo, trocar somente o DC Jack. Mas, se não for possível, será necessário trocar a placa inteira.
Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉