Você está no meio de uma apresentação e surge a mensagem na tela do notebook que a bateria está acabando…E, nesse instante lembra que esqueceu o carregador em casa. OMG!
Quem não passou por situações parecidas como esta em que a bateria está acabando e o carregador não está por perto para carregar? Os carregadores dos nossos eletrônicos estão sempre nas nossas mochilas e bolsas, mas você sabe como funciona uma fonte de alimentação?
De forma geral, a principal função da fonte é converter a tensão alternada fornecida pela rede elétrica (CA ou AC) em tensão contínua (CC ou DC).
Em muitos equipamentos eletrônicos esta tensão tem que ser observada porque se não forem de alimentação automática (de 110 a 240 V) a possibilidade de queimar a entrada ou todo o equipamento é alta. No caso dos notebooks, a fonte de alimentação normalmente é automática, mas quando houver dúvida é preciso verificar na etiqueta qual é a tensão. A tensão poderá variar de 90 a 240 V em sua entrada e a saída será um valor fixo em média de 19 V.
Como funciona a fonte de energia
As fontes de alimentação dos notebooks recebem a tensão alternada da tomada elétrica (por exemplo, 110 V) e, com a ajuda de um transformador, reduzem essa tensão para, por exemplo, 12 V. Esta tensão reduzida passa, então, por outros processos (circuito de retificação, filtragem, regulação) que a tornam em tensão contínua que será utilizada internamente para alimentar os componentes, os drives e periféricos do notebook.
Ou seja, a fonte converte os 110 V (também disponível em 115 V e 127 V) ou 220 V (230 V e 240 V) alternados da rede elétrica convencional para as tensões contínuas utilizadas pelos componentes eletrônicos do notebook, que são: +3,3 V, +5 V, +12 V e -12 V.
O que preciso verificar em uma fonte?
Uma fonte de alimentação de boa qualidade e com capacidade suficiente pode aumentar a vida útil do seu equipamento e reduzir sua conta de luz.
A tensão elétrica de 19 V na saída que alimenta o notebook e a corrente elétrica que ela fornece podem não ser compatíveis com a necessidade de carga do notebook. Ou seja, na hora de ligarmos uma fonte de alimentação em um notebook, além de verificarmos a tensão elétrica contínua, precisamos verificar qual é o valor requerido de corrente e qual a capacidade de corrente elétrica que a fonte tem para fornecer, que é dado em A ou mA (Ampéres ou miliAmpéres).
Por exemplo: se na etiqueta atrás de um Notebook está que o mesmo precisa de uma tensão de 19 V e de uma corrente de 3,5 A ou de 3500 mA, não poderemos alimentá-lo com uma fonte de 19 V e que forneça somente 2 A, se assim o fizermos o notebook pode ligar mas o funcionamento poderá ser instável e até provocar a queima da fonte.
Agora se tivermos uma fonte de 19 V e que forneça 4 A não haverá problemas. A corrente que a fonte tem capacidade para fornecer poderá ser maior que a solicitada pelo notebook, um equipamento que tem na sua etiqueta uma solicitação de carga de 3,5 Ampéres só usará os 3,5 A, mesmo que a fonte possa fornecer 4 A.
Outro cuidado que devemos ter é com o plug de alimentação da fonte, ligado no notebook, às vezes, as fontes podem ter a tensão e a corrente certas, mas o plug pode ser diferente em tamanho e/ou pode ter a polaridade elétrica invertida.
Então, na hora de comprar um novo carregador você deve observar: Tipo do conector, voltagem de saída (V) e corrente de saída(A) (consequentemente a potência em W).
Observe os seguintes dados da fonte da imagem abaixo:
-
Input (entrada-tomada): 100-240V – indica que a fonte pode ser ligada tanto em 110 quanto em 220 volts, bem como em algumas variações destas voltagens (100-240). A “cobrinha” indica que ela liga em corrente alternada (tomada). 50-60Hz indica a faixa de oscilação da energia, frequência. Preocupe-se com esta última caso viaje para o exterior.
-
Output (saída-conector): 19.5V – voltagem que a fonte fornece para o notebook. “Linha reta acima de tracejada” – indica que a fonte fornece corrente contínua para o circuito. “3.34A” indica a corrente (ou amperagem) da energia passada para o notebook.
-
O desenho com os três círculos conectados embaixo representa o esquema de pinagem da fonte. Com esse desenho, por exemplo, se consegue ver os pólos negativo e positivo da fonte e da entrada no notebook.
- 65 W – Potência nominal da fonte, representa o quanto ela é capaz de fornecer em energia para a máquina (na foto ela não está disponível)
#dicabringIT: se a potência (no exemplo, 65W) não estiver em destaque podemos obtê-la com aquela fórmula da física Voltagem x Corrente . Usando os dados de Output: 19.5V x 3.34A = 65,13W.
Entendeu como funciona o carregador do seu notebook? Tem alguma dúvida? Deixe seu recado pra gente!
A bringIT tem a solução para seus problemas. Se precisar uma fonte nova, nós temos o modelo compatível para seu notebook, com atendimento personalizado e condições de pagamento especiais 😉