Blog das Baterias

Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook e Tecnologia

Blog das Baterias - Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook e Tecnologia

Como calibrar a bateria para notebook

como calibrar a bateria do notebook

Saiba tudo sobre como calibrar uma bateria de notebook neste simples tutorial.

 

Introdução

Após postarmos os objetivos de calibrarmos a bateria de notebook, disponível em “Por que calibrar uma bateria para notebook?” Iremos postar o passo a passo de como executar o procedimento correto para esta ação.

Objetivos

  • Calibrar a bateria de forma que a mesma possua níveis iguais de energia em suas células.
  • Consertar problemas decorridos de desnivelamento de energia nas células da bateria.
  • Eliminar problemas de desligamento precoce do notebook.
    • Notebook desliga sozinho mesmo com o sistema operacional informando que ainda resta uma carga superior a 10% na bateria. Ou seja, a informação não é a realidade da carga.
  • Bateria com autonomia inferior ao de sua capacidade normal.
  • Diminuir o tempo para carregamento da bateria.

Estes são pontos em que este procedimento pode ajudar.


Atenção!

Este procedimento não deve ser executado de forma rotineira, é recomendado efetuar a calibragem da bateria somente quando a bateria estiver apresentando falhas de funcionamento ou na primeira utilização da mesma, caso contrário, descarregar as baterias de lítio por completo muitas vezes pode danificar a bateria e em alguns casos pode afetar por completo o funcionamento da bateria podendo até inutilizá-la.

Estes procedimentos são válidos para todos os aparelhos que utilizam baterias de íons de lítio (Lithium-ion).

Calibrando a Bateria

Seguem os passos para calibrar a bateria do seu notebook. O sistema operacional que iremos utilizar em nosso tutorial é o Windows 7, o processo em outras versões do Windows é muito semelhante a este.

  • Selecione -> Iniciar -> Painel de Controle ->Sistema e Segurança

opções de energia

  • Após entrar em Sistema e Segurança entre em Opções de Energiaalterar plano
  • Clique em “Alterar configurações do plano”

plano alterado

  • Selecione a Opções “Nunca” para todas as opções


Inicie o procedimento de Carga

Após alterar o plano de energia, carregue sua bateria até o sistema operacional exibir carga completa para a bateria (100%).

Agora realize o procedimento de Descarga

Com o carregamento completo desconecte o carregador do notebook e deixe o mesmo ligado até que ele se desligue sozinho.

Aviso para baterias novas, primeiro uso

Para as baterias que terão a sua primeira utilização o recomendado é executar estes passos 3 vezes.

Baterias que mesmo após a calibragem, continuarem apresentando problemas, terão somente como alternativa a substituição por uma nova bateria.

Ao finalizar

Após a execução destes passos não esqueça de voltar ao Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia e configurar o tempo de cada ação conforme sua necessidade.  Como padrão você poderá deixar configurado da seguinte maneira:

  • Esmaecer Vídeo: 5 Minutos
  • Desligar Vídeo: 10 minutos
  • Suspender Atividade do Computador: 15 minutos

Se você preferir uma maior economia de energia você poderá diminuir o tempo de cada ação acima.

Qualquer dúvida sobre este tutorial ficaremos a disposição para respondê-lo na nossa sessão de comentários.

 

Compre bateria para notebook aqui

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Tutoriais
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Thamiris! Não, um notebook demora em média para carregar completamente entre 40 minutos e 1 hora. Caso o seu esteja demorando pode ser um problema na calibragem, portanto aconselhamos que efetue o procedimento deste post! Qualquer dúvida estamos à disposição! :)

    31 de agosto de 2015 em 16:24
  • Thamiris Pacheco diz:

    É normal a demora do carregamento para chegar a 100 por cento de carga de bateria do notebook quando ele está ligado.

    28 de agosto de 2015 em 23:14
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Filipe! Provavelmente seja a falta da calibragem da sua bateria, aconselhamos que realize os procedimentos deste link, e caso não funcione, entre em contato conosco novamente! Estamos à disposição! :)

    28 de agosto de 2015 em 16:04
  • Filipe diz:

    Bom Dia !
    Estou tendo problemas com a bateria do meu notebook ACER.
    O problema iniciou apos formatá-lo para windows 8.1 (hoje com o windows 10), com carga de 80 a 90 % de bateria ele desliga sem nenhum aviso ou indícios de problemas com bateria. Antes de formata-lo a bateria conservava a carga com o notebook funcionando durante aproximadamente 3 horas, e hoje com apenas uns 15 a 20 minutos ele desliga sozinho e só liga com a fonte conectada. Apos conectar a fonte ele volta a carregar a partir dos 80 % de carga.
    Qual a solução deste problema ?

    28 de agosto de 2015 em 11:04
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Ronnie! Qualquer dúvida estamos à sua disposição! 😉

    24 de agosto de 2015 em 17:09
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Álef! Você chegou a tentar os procedimentos deste post? Caso não tenha funcionado, é possível também tentar atualizar os drivers da sua bateria que podem estar desatualizados. Neste caso é necessário procurar no site do fornecedor do seu notebook. Qualquer dúvida estamos á disposição! :)

    24 de agosto de 2015 em 17:05
  • Álef diz:

    O meu notebook CCE Ultra Thin U45L esta informando no indicador de bateria 100% restantes o tempo todo mesmo desconectado do carregador, depois de um tempo ele desliga derepente sem nenhum aviso, o que posso fazez, se a bateria dele é interna não sendo removível?

    21 de agosto de 2015 em 18:17
  • Ronnie James diz:

    Ah, tá certo! Muito obrigado. Esclareceu minha dúvida. Não, ainda não fiz a calibragem e estou com esse problema. Vou começar a calibragem agora já que você disse que isso é um sintoma de que é necessário fazer a calibragem!
    Muito Obrigado!

    21 de agosto de 2015 em 15:11
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Ronnie! Esse erro acontece mesmo após a calibragem? Pois este é um sintoma de que é necessário calibrar. Caso tenha feito o procedimento mas não tenha funcionado, é necessário verificar se não existe algum defeito em sua bateria! :)

    21 de agosto de 2015 em 14:34
  • Ronnie James diz:

    Ótimo post, só me tire uma dúvida. Uso meu note com bastante frequencia e quando ele avisa que está com 10% (bateria fraca) eu coloco pra carregar e deixo até o 100% (carga completa). Porém ultimamente tenho notado que uso o notebook bastante e as vezes desligo enquanto a bateria está em 30~40% e no outro dia quando vou ligar o notebook não liga enquanto eu nao ligo na tomada e quando ligo na tomada ele mostra que está com 0%.
    Me pergunto como pq não usei até a bateria acabar, me ajude ae cara. Meu note ainda naõ tem um ano e quando uso o suporte de verificação da Dell ele faz uma vasculhada e diz que todo hardware está em perfeitas condições (inclusive a bateria).

    21 de agosto de 2015 em 8:00
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Carlos! Infelizmente também não trabalhamos com baterias internas, aconselhamos que o senhor procure pelo MercadoLivre onde a variedade de itens é bem grande! Qualquer dúvida estamos à disposição! :)

    11 de agosto de 2015 em 16:34
  • Carlos diz:

    Sabe informa onde encontro bateria interna para notebook positivo unique tv . Ela apresenta o defeito de nao sair dos 0% ,porem nao acho nnenhum local que possua esse tipo de bateria so externa.

    11 de agosto de 2015 em 5:42
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Vânia! Infelizmente sua bateria está apresentando defeito e é o problema só sera solucionado realizando a troca. Temos baterias disponíveis em nosso site, caso tenha interesse, visite-nos em loja.bringit.com.br. Teremos o maior prazer em lhe ajudar!

    10 de agosto de 2015 em 16:51
  • Vânia Sousa diz:

    Boa tarde. Tenho tido problemas com a minha bateria, apesar de ter o meu portátil há menos de 2 anos. Houve uma altura em que não carregava até aos 100%. Depois quando tinha 30% de bateria desligava-se sem dar os avisos comuns de 10% e 5%. Agora não carrega sequer, aparece “0% disponível (ligado à corrente, a carregar)”, mas quando retiro o carregador o portátil desliga-se. Será que me podem ajudar?
    Obrigada

    8 de agosto de 2015 em 12:22
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Cristina! Provavelmente sua fonte esteja apresentando problemas, o notebook funciona sem a bateria, apenas com a fonte conectada na tomada? Caso ele não funcione, o problema está realmente na fonte e é aconselhável comprar uma nova. Caso tenha interesse em adquirir uma fonte nova, entre em contato conosco no atendimento@bringit.com.br. Faremos questão em lhe ajudar! :)

    3 de agosto de 2015 em 17:28
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Fabiana! Provavelmente sua bateria esteja realmente com defeito, pois ela não está segurando carga. Caso tenha interesse em adquirir uma nova, entre em contato conosco no atendimento@bringit.com.br que teremos o maior prazer em lhe ajudar! 😉

    3 de agosto de 2015 em 17:25

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*