Como calibrar a bateria para notebook

como calibrar a bateria do notebook

Saiba tudo sobre como calibrar uma bateria de notebook neste simples tutorial.

 

Introdução

Após postarmos os objetivos de calibrarmos a bateria de notebook, disponível em “Por que calibrar uma bateria para notebook?” Iremos postar o passo a passo de como executar o procedimento correto para esta ação.

Objetivos

  • Calibrar a bateria de forma que a mesma possua níveis iguais de energia em suas células.
  • Consertar problemas decorridos de desnivelamento de energia nas células da bateria.
  • Eliminar problemas de desligamento precoce do notebook.
    • Notebook desliga sozinho mesmo com o sistema operacional informando que ainda resta uma carga superior a 10% na bateria. Ou seja, a informação não é a realidade da carga.
  • Bateria com autonomia inferior ao de sua capacidade normal.
  • Diminuir o tempo para carregamento da bateria.

Estes são pontos em que este procedimento pode ajudar.


Atenção!

Este procedimento não deve ser executado de forma rotineira, é recomendado efetuar a calibragem da bateria somente quando a bateria estiver apresentando falhas de funcionamento ou na primeira utilização da mesma, caso contrário, descarregar as baterias de lítio por completo muitas vezes pode danificar a bateria e em alguns casos pode afetar por completo o funcionamento da bateria podendo até inutilizá-la.

Estes procedimentos são válidos para todos os aparelhos que utilizam baterias de íons de lítio (Lithium-ion).

Calibrando a Bateria

Seguem os passos para calibrar a bateria do seu notebook. O sistema operacional que iremos utilizar em nosso tutorial é o Windows 7, o processo em outras versões do Windows é muito semelhante a este.

  • Selecione -> Iniciar -> Painel de Controle ->Sistema e Segurança

opções de energia

  • Após entrar em Sistema e Segurança entre em Opções de Energiaalterar plano
  • Clique em “Alterar configurações do plano”

plano alterado

  • Selecione a Opções “Nunca” para todas as opções


Inicie o procedimento de Carga

Após alterar o plano de energia, carregue sua bateria até o sistema operacional exibir carga completa para a bateria (100%).

Agora realize o procedimento de Descarga

Com o carregamento completo desconecte o carregador do notebook e deixe o mesmo ligado até que ele se desligue sozinho.

Aviso para baterias novas, primeiro uso

Para as baterias que terão a sua primeira utilização o recomendado é executar estes passos 3 vezes.

Baterias que mesmo após a calibragem, continuarem apresentando problemas, terão somente como alternativa a substituição por uma nova bateria.

Ao finalizar

Após a execução destes passos não esqueça de voltar ao Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia e configurar o tempo de cada ação conforme sua necessidade.  Como padrão você poderá deixar configurado da seguinte maneira:

  • Esmaecer Vídeo: 5 Minutos
  • Desligar Vídeo: 10 minutos
  • Suspender Atividade do Computador: 15 minutos

Se você preferir uma maior economia de energia você poderá diminuir o tempo de cada ação acima.

Infelizmente em alguns casos, mesmo realizando o processo a bateria volte a ter o mesmo desempenho de quando era nova, pois sua vida útil já chegou ao fim.Nesse caso indicamos a substituição da bateria.

Compre com quem é especialista em baterias para notebook  – bringIT peças e acessórios para notebook

Qualquer dúvida sobre este tutorial ficaremos a disposição para respondê-lo na nossa sessão de comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.

1.205 Comments

  1. Olá Faby! As baterias dos notebooks atuais são de células de Li-íon, dessa forma, não apresentam o “efeito memória” das baterias antigas em que era preciso descarregar tudo para daí carregar. Você pode carregar ligado ou desligado, não faz diferença. E, sim, recomendamos fazer a calibragem (descarregar toda a carga e carregá-la por completo por 3 vezes seguidas). Com a calibragem você nivela o nível de energia de todas as células da bateria e não terá problemas com carregamentos e descargas “super rápidas”, por exemplo. Espero ter ajudado 😉

  2. olá! comprei um notebook dell insopiron e desacarregou aprimeira vez. é melhor recarregar somente se fizer a calibragem? é melhor recarregar desligado? se for, como faço a calibragem?

  3. Olá Italo! Nesse caso, o problema pode ser mesmo na calibragem, células de bateria descalibradas são mais comuns com notebooks novos. Recomendo que faça o processo de carregar e descarregar totalmente por 3 vezes seguidas para garantir que todas as células fiquem no mesmo nível de energia. Também, você pode conferir algumas dicas para economizar a bateria neste nosso post: http://bbaterias.com.br/noticias/como-economizar-a-bateria-do-notebook-aqui-estao-4-maneiras 😉

  4. Comprei um notebook faz 2 meses e costumava durar 1 hora e 40. Hoje, dura apenas 1 hora no máximo o quê posso fazer pra durar mais?

  5. Olá Victória! Os cuidados para fazer economia de energia são os mesmos para os dois tipos de bateria. As baterias internas não adicionam nenhuma complicação. Dependendo do modelo de notebook (quanto mais moderno), a bateria pode ser de polímero e é mais moderna e ter maior duração. Se for as comuns de íon de lítio, o único “problema” que poderá ter é não poder colocar um modelo de bateria com mais células. Se tiver mais dúvidas, estamos à disposição 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Patrocínio bringIT – Soluções para Notebooks