Blog das Baterias

Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Como calibrar a bateria para notebook

como calibrar a bateria do notebook

Saiba tudo sobre como calibrar uma bateria de notebook neste simples tutorial.

 

Introdução

Após postarmos os objetivos de calibrarmos a bateria de notebook, disponível em “Por que calibrar uma bateria para notebook?” Iremos postar o passo a passo de como executar o procedimento correto para esta ação.

Objetivos

  • Calibrar a bateria de forma que a mesma possua níveis iguais de energia em suas células.
  • Consertar problemas decorridos de desnivelamento de energia nas células da bateria.
  • Eliminar problemas de desligamento precoce do notebook.
    • Notebook desliga sozinho mesmo com o sistema operacional informando que ainda resta uma carga superior a 10% na bateria. Ou seja, a informação não é a realidade da carga.
  • Bateria com autonomia inferior ao de sua capacidade normal.
  • Diminuir o tempo para carregamento da bateria.

Estes são pontos em que este procedimento pode ajudar.


Atenção!

Este procedimento não deve ser executado de forma rotineira, é recomendado efetuar a calibragem da bateria somente quando a bateria estiver apresentando falhas de funcionamento ou na primeira utilização da mesma, caso contrário, descarregar as baterias de lítio por completo muitas vezes pode danificar a bateria e em alguns casos pode afetar por completo o funcionamento da bateria podendo até inutilizá-la.

Estes procedimentos são válidos para todos os aparelhos que utilizam baterias de íons de lítio (Lithium-ion).

Calibrando a Bateria

Seguem os passos para calibrar a bateria do seu notebook. O sistema operacional que iremos utilizar em nosso tutorial é o Windows 7, o processo em outras versões do Windows é muito semelhante a este.

  • Selecione -> Iniciar -> Painel de Controle ->Sistema e Segurança

opções de energia

  • Após entrar em Sistema e Segurança entre em Opções de Energiaalterar plano
  • Clique em “Alterar configurações do plano”

plano alterado

  • Selecione a Opções “Nunca” para todas as opções


Inicie o procedimento de Carga

Após alterar o plano de energia, carregue sua bateria até o sistema operacional exibir carga completa para a bateria (100%).

Agora realize o procedimento de Descarga

Com o carregamento completo desconecte o carregador do notebook e deixe o mesmo ligado até que ele se desligue sozinho.

Aviso para baterias novas, primeiro uso

Para as baterias que terão a sua primeira utilização o recomendado é executar estes passos 3 vezes.

Baterias que mesmo após a calibragem, continuarem apresentando problemas, terão somente como alternativa a substituição por uma nova bateria.

Ao finalizar

Após a execução destes passos não esqueça de voltar ao Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia e configurar o tempo de cada ação conforme sua necessidade.  Como padrão você poderá deixar configurado da seguinte maneira:

  • Esmaecer Vídeo: 5 Minutos
  • Desligar Vídeo: 10 minutos
  • Suspender Atividade do Computador: 15 minutos

Se você preferir uma maior economia de energia você poderá diminuir o tempo de cada ação acima.

Qualquer dúvida sobre este tutorial ficaremos a disposição para respondê-lo na nossa sessão de comentários.

 

Compre bateria para notebook aqui

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Tutoriais
  • Especialista BringIT diz:

    Olá,Thiago!

    O problema pode estar na sua fonte. O componente pode não estar fornecendo a energia real que o seu notebook precisa. Verifique se a voltagem e amperagem são compatíveis com o seu notebook.
    A voltagem deve ser igual não há tolerância, já a amperagem pode ser maior. Caso a sua fonte esteja ok, indicamos que você entre em contato com suporte online da marca fabricante do seu notebook e relate o problema. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook ;) .

    14 de abril de 2014 em 10:07
  • Thiago diz:

    Preciso de ajuda, a bateria do meu notebook só carrega normalmente com ele desligado,quando tento carregar a bateria com ele ligado(carrega um pouco e depois aparece conectado mas sem carregar)se eu desligalo e apertar o power por uns segundos e depois ligar e tentar carregar com ele ligado da certo!”O que pode ser”?

    11 de abril de 2014 em 15:28
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Brunna.
    Pode ser que a vida útil da sua bateria tenha chego ao fim =/. Para ter certeza, você pode avaliar o nível de desgaste dela, basta utilizar o programa BatteryCare.
    confira o post BatteryCare – Prolongue a vida útil da sua bateria.ara conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    11 de abril de 2014 em 10:36
  • Brunna diz:

    ola já fiz o procdimento mais minha bateria continua com um x em cima dela i meu notbook só fica ligado na tomada poderia me ajudar por favor

    10 de abril de 2014 em 14:43
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Renato!

    Já tentou realizar o procedimento descrito no post? Pode ser que as células da sua bateria estejam desnivelas, por isso ela não completa a carga. Tente realizar a calibragem e veja se resolve.
    Caso o problema não seja solucionado, indico a leitura do artigo Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem? com possíveis razões e soluções para resolver o problema. Esperamos ter te ajudado :) .Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    9 de abril de 2014 em 10:14
  • renato bellomo diz:

    boa noite, tenho um Acer aspire 5741-7840 intel core i3, 3gb ddr3, um bom computador, mas depois de 3 anos de uso a bateria começou a apresentar um pequeno problema. Ele carrega só até 36% e não carrega mais, fica uma mensagem de “conectado mas não carregando”, o que faço ?
    grato

    8 de abril de 2014 em 20:57
  • Especialista BringIT diz:

    Disponha,Cesar! Ficamos contentes de ter ajudado você! Qualquer dúvida,estamos à disposição :)

    2 de abril de 2014 em 9:32
  • Cesar Borges diz:

    Mais uma vez obrigado. Sua resposta respondeu de forma satisfatória minha dúvida. Já estou seguindo vocês no Facebook!

    Obrigado pela ajuda!

    César

    1 de abril de 2014 em 19:17
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Cesar!

    Esse procedimento não é obrigatório, apenas recomendado.
    Conforme você mencionou o procedimento deve ser realizado quando a bateria apresentar falhas no funcionamento, como por exemplo o notebook desligar inesperadamente mesmo estando com 20% de carga.
    Se ele está funcionando normalmente, não tem porque se preocupadr ;) . Esperamos ter te ajudado. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook .

    31 de março de 2014 em 9:53
  • Cesar Borges diz:

    Bom dia amigo.

    Meu notebook já tem aproximadamente 5 meses de uso, e não fiz o procedimento de calibragem 3 vezes no início, e nunca calibrei a bateria. Isso pode acarretar algum problema? Ele nunca apresentou nenhum problema, sempre carrega normalmente. Preciso fazer esse procedimento de calibragem, ou somente se a bateria apresentar algum problema?

    Grande abraço e parabéns pelo post.

    29 de março de 2014 em 11:47
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Debora!

    Parece que a sua bateria ainda está com defeito, pois não é normal ela não sair do zero. O mais recomendado é que você tente trocá-la novamente. Na próxima vez, tente testar a bateria no local mesmo. Esperamos ter te ajudado.

    24 de março de 2014 em 13:37
  • debora diz:

    olá eu comprei meu notebook Semp Toshiba ni1401 a 2 dias e quando coloquei ele para carregar dava 0% conectado , mas não carrega, ai reclamei na loja e o vendedor trocou a bateria, ai chegando em casa coloquei pra carregar e deu 0% conectado, carregando, mas não sai do 0%, ai vi no seu post como calibrar a bateria fiz o passo a passo pela primeira vez porem nada mudou continua 0% conectado carregando e nada de sair do 0%, o que eu faço?
    os: o passo a passo da calibragem e de 3 vezes eu fiz apenas uma vez e a bateria não sai do 0% então como eu vou saber se ele atingiu os 100% pra eu descarrega-lo para poder efetuar as outras 2 vezes?

    22 de março de 2014 em 22:03
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Caroline!

    Você pode realizar a calibragem sim. Esse procedimento deve ser realizado pelos usuários que acabaram de adquirir um notebook. Lembrando que o processo serve para corrigir falhas no funcionamento da sua bateria, por exemplo se ele desliga de maneira precoce, mesmo indicando 10%. Após realizar o procedimento, não esqueça de compartilhar o resultado conosco :) . Para conferir mais dicas sobre notebook, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    17 de março de 2014 em 11:36
  • Caroline Teodoro diz:

    Comprei meu notebook a 3 dias atrás e já efetuei 2 cargas, porém, percebi que a minha bateria não dura muito. Posso fazer a calibragem nesse caso?
    Obrigada!

    17 de março de 2014 em 9:51
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Railton!

    Se o seu aparelho ainda estiver na garantia, recomendamos que você procure um assistência técnica assim que possível. Um solução que seria cabível é tentar realizar o a calibragem da bateria descrita no post. O procedimento serve para corrigir esse tipo de falha que você descreveu. Esperamos ter te ajudo. Para conferir mais dicas sobre notebook, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    14 de março de 2014 em 8:30

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*