Blog das Baterias

Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook e Tecnologia

Blog das Baterias - Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook e Tecnologia

Como calibrar a bateria para notebook

como calibrar a bateria do notebook

Saiba tudo sobre como calibrar uma bateria de notebook neste simples tutorial.

 

Introdução

Após postarmos os objetivos de calibrarmos a bateria de notebook, disponível em “Por que calibrar uma bateria para notebook?” Iremos postar o passo a passo de como executar o procedimento correto para esta ação.

Objetivos

  • Calibrar a bateria de forma que a mesma possua níveis iguais de energia em suas células.
  • Consertar problemas decorridos de desnivelamento de energia nas células da bateria.
  • Eliminar problemas de desligamento precoce do notebook.
    • Notebook desliga sozinho mesmo com o sistema operacional informando que ainda resta uma carga superior a 10% na bateria. Ou seja, a informação não é a realidade da carga.
  • Bateria com autonomia inferior ao de sua capacidade normal.
  • Diminuir o tempo para carregamento da bateria.

Estes são pontos em que este procedimento pode ajudar.


Atenção!

Este procedimento não deve ser executado de forma rotineira, é recomendado efetuar a calibragem da bateria somente quando a bateria estiver apresentando falhas de funcionamento ou na primeira utilização da mesma, caso contrário, descarregar as baterias de lítio por completo muitas vezes pode danificar a bateria e em alguns casos pode afetar por completo o funcionamento da bateria podendo até inutilizá-la.

Estes procedimentos são válidos para todos os aparelhos que utilizam baterias de íons de lítio (Lithium-ion).

Calibrando a Bateria

Seguem os passos para calibrar a bateria do seu notebook. O sistema operacional que iremos utilizar em nosso tutorial é o Windows 7, o processo em outras versões do Windows é muito semelhante a este.

  • Selecione -> Iniciar -> Painel de Controle ->Sistema e Segurança

opções de energia

  • Após entrar em Sistema e Segurança entre em Opções de Energiaalterar plano
  • Clique em “Alterar configurações do plano”

plano alterado

  • Selecione a Opções “Nunca” para todas as opções


Inicie o procedimento de Carga

Após alterar o plano de energia, carregue sua bateria até o sistema operacional exibir carga completa para a bateria (100%).

Agora realize o procedimento de Descarga

Com o carregamento completo desconecte o carregador do notebook e deixe o mesmo ligado até que ele se desligue sozinho.

Aviso para baterias novas, primeiro uso

Para as baterias que terão a sua primeira utilização o recomendado é executar estes passos 3 vezes.

Baterias que mesmo após a calibragem, continuarem apresentando problemas, terão somente como alternativa a substituição por uma nova bateria.

Ao finalizar

Após a execução destes passos não esqueça de voltar ao Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia e configurar o tempo de cada ação conforme sua necessidade.  Como padrão você poderá deixar configurado da seguinte maneira:

  • Esmaecer Vídeo: 5 Minutos
  • Desligar Vídeo: 10 minutos
  • Suspender Atividade do Computador: 15 minutos

Se você preferir uma maior economia de energia você poderá diminuir o tempo de cada ação acima.

Qualquer dúvida sobre este tutorial ficaremos a disposição para respondê-lo na nossa sessão de comentários.

 

Compre bateria para notebook aqui

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Tutoriais
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Leo! Provavelmente a calibragem pode arrumar sim o seu problema! Porém informamos que infelizmente caso não funcione, será necessário a troca da bateria. Qualquer dúvida estamos à disposição!

    31 de julho de 2015 em 16:34
  • Leo diz:

    Olá,meu notebook só tem 6 meses que foi comprado,e a bateria já tá dando problema.Assim que eu tiro da fonte quando completa a carga,a carga da bateria cai pela metade! E tambem o ícone da bateria na barra de ferramentas fica com aquele X vermelho em cima,dizendo que nenhuma bateria foi detectada.Ah tá,se não foi detectada,como é que eu posso estar com o note ligado?? Aí quando some esse xiszinho,a tela apaga e o note hiberna sozinho.Dá uma raiva disso!! Esse procedimento aí de calibragem é recomendável para o meu caso?
    Bem que minha tia falava que esse POSITIVO é uma mer*da! E ela tava certa,é mesmo!

    30 de julho de 2015 em 23:59
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Thamiris! Sim, deixar a bateria zerar muitas vezes pode ser prejudicial. Porém essa calibragem é necessária de tempos em tempos para que a bateria tenha o melhor desempenho possível. No caso estas 3 vezes não seriam prejudiciais. Estamos à sua disposição! 😉

    23 de julho de 2015 em 17:03
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Thamiris! Sim, deixar a bateria zerar muitas vezes pode ser prejudicial. Porém essa calibragem é necessária de tempos em tempos para que a bateria tenha o melhor desempenho possível. No caso estas 3 vezes não seriam prejudiciais. Estamos à sua disposição! 😉

    23 de julho de 2015 em 17:03
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Thamiris! Sim, deixar a bateria zerar muitas vezes pode ser prejudicial. Porém essa calibragem é necessária de tempos em tempos para que a bateria tenha o melhor desempenho possível. No caso estas 3 vezes não seriam prejudiciais. Estamos à sua disposição! 😉

    23 de julho de 2015 em 17:03
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Thamiris! Sim, o processo de calibragem pode ser efetuado as 3 vezes em seguida. Qualquer dúvida estamos à sua disposição!

    23 de julho de 2015 em 16:11
  • Thamiris Pacheco diz:

    Desliguei meu notebook com carga de 100% e fui dormir e quando acordei liguei-o e ele estava com 99%. Isso é normal? (notebook com nove meses de uso) e percebi que de uns meses pra cá a bateria (3 células) tem durado muito menos tempo do que na época que o comprei, funcionando por entre um hora e no minimo (perdendo uns ). O por cento a cada minuto que se passa ) notebook vai fazer um ano no final de outubro, e gostaria de saber se vale a pena calibrar a bateria, lembrando que nunca fiz esse procedimento no mesmo.Lembrando que em alguns post de sites e até um que vi aqui mesmo que não é recomendado deixar a bateria descarregar por completo chegando até 0%, pois corre o risco da mesma não suportar mais recargas. E pra fazer a calibragem é preciso gerar ela, e acabo ficando sem entender nada pois uma hora dizem que se zerar ela faz mal e depois falam que não é.

    Eu posso fazer a calibragem com a bateria em 1 por cento?

    23 de julho de 2015 em 13:36
  • Thamiris Pacheco diz:

    “Nunca deixe a bateria descarregar por completo chegando até 0%, pois corre o risco da mesma não suportar mais recargas; ” É a maioria das recomendações que eu vejo em sites de informática que eu mexo.

    23 de julho de 2015 em 12:19
  • Thamiris Pacheco diz:

    E esse processo de calibragem tem que ser seguido um atrás do outro ou tem que dar um intervalo de tempo(meses ou semanas) para refazer ele?

    22 de julho de 2015 em 1:07
  • Thamiris Pacheco diz:

    Obrigada pela ajuda, mas só tenho só essa dúvida que vem martelando aqui. Não acontece nenhum dano no pc ao deixar ele zerar a bateria? Pois em vários pots avisam que é recomendado não deixar chegar a esse número.

    22 de julho de 2015 em 1:04
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Daniel! Provavelmente sua bateria esteja com defeito, portanto é necessário a troca para o funcionamento. Caso tenha interesse visite nossa loja online: loja.bringit.com.br. Estamos à sua disposição para lhe ajudar! 😉

    20 de julho de 2015 em 16:53
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Thamiris! As baterias tem diferentes números de células, sendo que quanto mais células, maior sua autonomia. As células seriam como a quantidade de “pilhas” que tem em cada bateria. No seu caso trata-se de uma bateria com pouca autonomia, devido ao fato de ter apenas 3 células. Qualquer dúvida estamos à disposição! :)

    20 de julho de 2015 em 16:33
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Carlos! O senhor tentou realizar os procedimentos deste post com relação à calibragem? Provavelmente o problema não persista. Caso aconteça, entre em contato conosco novamente por gentileza. Estamos à sua disposição! 😉

    20 de julho de 2015 em 16:15
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Thamiris! Sim, é necessário deixar a bateria chegar em 0% para iniciar novamente o processo de recarga, é necessário repetir 3 vezes para a calibragem ser bem sucedida. Gostaria de mais dicas sobre notebook? Por gentileza curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/bringitce?fref=nf. Estamos à sua disposição! 😉

    20 de julho de 2015 em 16:10
  • Thamiris Pacheco diz:

    Tem que deixar a porcentagem chegar a 0 por cento ou não na hora de recalibrar, pois pelo que me falaram quando esgotamos a bateria 100 por cento pode depois não conseguir ligar o aparelho.

    18 de julho de 2015 em 14:52
  • Thamiris Pacheco diz:

    Matéria maravilhosa essa de vocês, mas eu queria tirar uma dúvida minha. Ano passado meu pai me deu um ASUS Modelo X551MA (Notebook), ele teve uns problemas foi para autorizada e ficou perfeito sendo que eu tenho medo de ficar com ele plugado na tomada quando eu o estou utilizando já que falam que isso pode resultar na perda de seus ciclos( cargas).E a bateria do modelo dele no suporte do site oficial da ASUS está assim (3 Células: 3000 mAh 33 Whrs) vcs poderiam me dizer o que isso significa?

    18 de julho de 2015 em 14:20
  • Carlos Prado diz:

    A bateria do meu netbook carrega apenas até 68%. Ficou guardado , sem uso por mais de um ano. O que fazer? Trocar por uma nova?

    18 de julho de 2015 em 12:13
  • Daniel Cordeiro diz:

    olá,
    meu Notebook mostra q a bateria esta totalmente carregada, mais quando eu desconecto o cabo de força ele desliga…
    sendo que o note é novo.
    Tenho q compra uma bateria nova?
    ou o note ta configurado de maneira errada?

    17 de julho de 2015 em 1:09
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Sabrina! Temos um outro post em nosso blog que pode lhe ajudar com este problema! Pedimos, por gentileza, que realize os procedimentos deste link: http://blogbringit.com.br/duvidas-frequentes/bateria-do-notebook-conectada-mas-sem-carregar-o-que-significa-esta-mensagem/. Caso o problema persista entre em contato conosco novamente! Qualquer dúvida estamos à sua disposição! 😉

    15 de julho de 2015 em 14:47
  • Sabrina Teixeira diz:

    Bom dia.
    Estou com problemas com a bateria do meu notebook. Eu conecto o carregador na tomada e começa a carregar, porem,depois de alguns minutos o ícone da bateria não mostra que está carregando e nem a quantidade de energia restante, aparece somente um x vermelho e diz que nenhuma bateria foi detectada.Eu retiro o carregador e coloco novamente e volta ao normal, no entanto tudo se repete.
    Se puder me ajudar agradeço pois já tentei mexer na configuração do ícone e nada adiantou.
    obs: Lembrando que uma parte do carregador que uso é da máquina fotográfica pois infelizmente esta desaparecera.
    Desde então obrigada.

    15 de julho de 2015 em 12:05
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Ivanildo! Infelizmente sua bateria deve estar com defeito e será necessária à troca. Podemos lhe ajudar com esse processo de troca da bateria, basta acessar nosso site e procurar uma bateria compatível. Segue o link: http://loja.bringit.com.br/baterias.html. Qualquer dúvida estamos à sua disposição para lhe ajudar! :)

    14 de julho de 2015 em 14:42
  • ivanildo da silva diz:

    já fiz todos os procedimentos e o note não carrega. so funciona na tomada

    11 de julho de 2015 em 12:35
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Cleyton! Provavelmente seja algum problema com seu cooler, que ao notebook apresentar picos de energia (como quando está conectado na tomada, o desempenho da máquina é programada para funcionar ao seu máximo) o aquecimento está causando o desligamento. Aconselhamos que analise a temperatura de seu notebook com softwares que são disponíveis na internet. Qualquer dúvida estamos à sua disposição! :)

    10 de julho de 2015 em 16:11
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Fabio! Sim, pode utilizar seu notebook normalmente durante o período até ele zerar. Caso tenha interesse em mais dicas, siga nossa página no facebook! https://www.facebook.com/bringitce?ref=ts&fref=ts. Qualquer dúvida estamos à sua disposição! :)

    10 de julho de 2015 em 15:26
  • fabio diz:

    olá!fabio no procedimento de descarga na bateria da calibração do meu note,eu queria saber quando der 100%disponivel(conectada carregando) posso desconectar o carregar e usá-lo ater ele me avisar!ou tenho que deixa-lo ligado sem usar!

    9 de julho de 2015 em 20:18
  • cleyton diz:

    meu not quanto esta ligado na tomada ele apois 5 minustos ele se desliga
    carrego com ele disligado uso ele fora da tomada ele funciona pereitamente.
    obs; cooler funcionar perfeitamente suspeito q seja super aquecimento só não sei onde pois coloquei pasta termica fonte carregadora nova!!!
    pode me ajudar amigo?

    9 de julho de 2015 em 19:27
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Jéssica! Provavelmente sua bateria não está funcionando mais, por isso não está segurando carga. Caso tenha interesse em uma nova, não deixe de fazer uma busca na loja virtual da bringIT: http://loja.bringit.com.br/baterias.html. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :)

    22 de junho de 2015 em 15:09
  • Jéssica Santos diz:

    Olá, meu note não quer carregar ligado, ele tem 1 ano e pouco. O carregador esta normal pois quando o note esta desligado ou ligado sem a bateria funciona normal, carrega e no caso de sem bateria passa energia normal (fica ligado). O que poderia ser e o que posso fazer?

    Obrigada

    21 de junho de 2015 em 22:02
  • Especialista bringIT diz:

    Olá João! Você pode tentar realizar a calibragem da bateria com o passo a passo deste post. Caso o problema persista, provavelmente será necessária a troca da sua bateria em questão. Caso tenha interesse em uma nova, não deixe de fazer uma busca na loja virtual da bringIT: http://loja.bringit.com.br/baterias.html. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok?

    12 de junho de 2015 em 12:10
  • João Wolf diz:

    Olá!
    O notebook informa que a bateria está com 100% de carga mas quando tiro o aparelho da tomada ele só continua ligado por 1 minuto, aproximadamente, e desliga. Religando o note, ele continua informando 100% de carga! O que pode estar acontecendo?
    Desde já, agradeço.

    11 de junho de 2015 em 18:17
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Silvia! Nesse caso, há a possibilidade de que exista um problema físico no seu computador. Com isso, o ideal é você procurar um serviço de assistência técnica especializada ou um profissional qualificado para diagnosticar o problema. Continuamos à disposição para demais dúvidas, ok?

    2 de junho de 2015 em 14:57
  • Especialista bringIT diz:

    Olá lukas! Não há problema em calibrar uma bateria nova apenas uma vez. No entanto, por via das dúvidas, o ideal é sempre realizar o procedimento três vezes. Continuamos à disposição para demais dúvidas, ok? 😉

    2 de junho de 2015 em 14:55
  • lukas diz:

    Olá, muito bom encontrar dicas úteis! Parabéns!
    Tenho uma dúvida ainda, se realmente é necessário fazer a calibragem de bateria nova em primeira vez por três vezes. Se for feita apenas uma vez ocorre algum problema?

    2 de junho de 2015 em 5:36
  • Silvia Camila Oliveira diz:

    olá,
    li seu tutorial e fiz o que recomenda, mas ainda não está avisando se a bateria está acabando.
    Bom, minha bateria não é a que veio no notebook, a que veio estragou e eu comprei outra, desde que coloquei tem uns 3 meses ou mais, ela avisou algumas vezes e depois parou você tem alguma dica?
    é muito ruim ta fazendo um trabalho e o note desligar de uma vez.

    1 de junho de 2015 em 13:21
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Tiego!
    Pelo que você relatou o problema pode estar no seu carregador. Tente utilizar outro carregar no seu notebook e veja se ele apresenta algum problema de mau funcionamento.
    Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

    22 de maio de 2015 em 9:09
  • Thiego Santana diz:

    Bom dia,

    Tenho um notbook lenovo.. quando começo a jogar fifa 2015, e plugo o carregador na tomada ele mostra que ta carregando.. mas 20 seg depois.. mesmo com carregador plugado ele para de carregar..e o botão de ligar o not fica piscando.. ai tiro o carregador e plugo novamente.. ai ele começa a carregar.. e logo em seguida para de carregar sozinho e a luz começa a piscar novamente… tem ideia do que possa ser?

    Obrigado

    21 de maio de 2015 em 10:24

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*