Blog das Baterias

Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Nenhuma bateria foi detectada. O que devo fazer?

a-bateria-do-notebook-não-mais

“Nenhuma bateria foi detectada” a  mensagem que costuma deixar alguns usuários desesperados e sem saber como agir, geralmente é recorrente de algum problema de software, mais precisamente na BIOS do notebook. Esse tipo de situação é bastante comum e acaba gerando bastante dúvida nos usuários. Perguntas como “A bateria tem driver? Como encontrar o driver da bateria? são frequentes aqui no blog. Pensando nesses usuários, resolvemos apresentar alguns fatores que podem levar o aparecimento da mensagem..

Primeiramente, precisamos esclarecer que o driver da bateria encontra-se na BIOS do notebook. Portanto, ao atualizar a BIOS do seu note automaticamente você estará atualizando o driver bateria. Alguns modelos específicos disponibilizam o driver de bateria isoladamente para atualização. Agora, sim, vamos as possíveis causas.

1º A bateria utilizada não é original

Esse tipo de situação acontece quando o usuário  passa a utilizar uma bateria que não é original, também conhecida como paralela. Alguns modelos de notebook não identificam baterias paralelas, pois a BIOS do notebook não reconhece o componente não original, dai o aparecimento da mensagem “Nenhuma bateria foi detectada”  . Neste caso, existem alguns modelos de bateria que possuem um “driver”, uma espécie de atualização na BIOS.  A marca sony, tem um driver disponível aqui para que o seu notebook reconheça a bateria. Lembrando que o driver só funcionará para as baterias adquiridas na bringIT. Se mesmo instalando o driver correto, o componente não funcionar, é provável que a bateria esteja com defeito.

Mas a minha bateria é original, o que devo fazer para a mensagem desaparecer?

Se a sua bateria é original, você pode tentar atualizar a BIOS do notebook, com o arquivo obtido no site do fabricante.Além disso, algum defeito na bateria, ou  em algum componente eletrônico pode ser a causa dessa mensagem. Neste caso, recomendamos que o usuário procure uma assistência técnica autorizada.

2º Desgaste da bateria

Se mesmo baixando e instalando o driver no seu notebook, a bateria não funcionar,  é provável que a vida útil dela tenha se esgotado. As baterias recarregáveis têm um número limitado de ciclos, cerca de  350.

Toda vez que o seu notebook recarregar 100% da capacidade carga de uma bateria, um ciclo se completa. Por isso o mais é recomendado é não deixar o notebook atingir baixo níveis de energia, evitando ao máximo descarregar a bateria a ponto de o notebook desligar. Apesar dos cuidados dos usuários,  com o passar do tempo,  a bateria sofre desgaste e eventualmente precisa de substituição. Entenda melhor Como funciona os ciclos da bateria de notebook? aqui.

Conseguiu resolver o problema? Caso tenha encontrado outra solução, compartilhe conosco nos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Notícias
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Mario!
    Essa mensagem diz respeito a necessidade do notebook precisar estar plugado na tomada na hora de atualizar a BIOS. Isso é necessário pois caso falte energia durante a realização da atualização e o seu notebook for desligado ele poderá ser danificado ou até mesmo estragar. É importante esclarecer que muitos notebooks não possuem um driver de bateria isolado, por isso é necessário atualizar a BIOS, para que a configuração da bateria seja alterada. Esperamos que de tudo certo :). Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook .

    18 de agosto de 2014 em 11:47
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Mario!
    Essa mensagem diz respeito a necessidade do notebook precisar estar plugado na tomada na hora de atualizar a BIOS. Isso é necessário pois caso falte energia durante a realização da atualização e o seu notebook for desligado ele poderá ser danificado ou até mesmo estragar. É importante esclarecer que muitos notebooks não possuem um driver de bateria isolado, por isso é necessário atualizar a BIOS, para que a configuração da bateria seja alterada. Esperamos que de tudo certo :). Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook

    18 de agosto de 2014 em 11:47
  • Mario Lacerda diz:

    concordo plenamente com o discriminado acima pois qdo acontece um probl de hadware se procura sempre o paralelo ai vem os problemas e é assim com carro também.
    Também acredito que com a atualização da BIOS deve resolver meu problema
    coloquei uma bateria no meu DELL Inspiron 1420 paralela e o note não ta reconhecendo mas como atualizar se ele acusa falta de bateria
    the AC adapter and battery must be plugged in before the system BIOS can be flashed procurei alguma coisa na BIOS e não encontrei

    No Aguardo

    Abraço

    Mario Lacerda

    15 de agosto de 2014 em 22:36

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*