Fonte do notebook esquentando muito. O que pode ser?

Se o carregador do seu notebook anda esquentando muito, fique atento! Nem sempre é problema na peça, pode ser o seu notebook dando sinais de falha. Confira as principais causas do superaquecimento e como resolver esse problema.

homem-mexendo-no-notebook

“Fonte esquentando na tomada é normal?”

“Meu notebook todo esquenta quando está carregando, o que pode ser?”

Essas são algumas das dúvidas mais frequentes que recebemos todos os dias em nossos canais. O senso comum nos leva a pensar que quando a fonte esquenta muito, quer dizer que ela está com problemas, o que de fato não está totalmente errado.  Neste conteúdo vamos te mostrar que nem sempre o problema está diretamente relacionado ao carregador e que quando um problema aparece, é hora de dar uma olhada geral no seu notebook. É por isso que hoje vamos ajudar você a identificar de uma vez por todas por que o carregador do seu notebook esquenta tanto e como resolver esse problema.

 

O que pode estar causando o aquecimento do seu carregador de notebook?

1. Fonte com potência errada

Esse é um problema comum principalmente quando se compra um notebook sem verificar a procedência. É sempre bom lembrar que uma bateria paralela não afeta o funcionamento do aparelho desde que tenha as configurações corretas.

Mas o que isso quer dizer? Que para ter um bom funcionamento, é necessário que a fonte forneça a energia correta para o notebook, pois se isso não acontece ela superaquece e queima. Um exemplo: se a fonte utiliza uma potência de 40W e o notebook consome 65W, a fonte irá superaquecer e queimar.

Neste caso, para um carregador funcionar perfeitamente, ele precisa ter pelo menos 65W de potência. Lembre-se: a potência da fonte deve ser sempre igual ou superior à potência exigida pelo notebook. Entenda melhor como escolher a fonte correta para o seu notebook, aqui.

Além disso, se a tensão (ou voltagem) estiver errada – no caso, menor que a do notebook – pode fazer com que o aparelho não funcione e também corre o risco da fonte queimar.

 

2. Processador sobrecarregado

Jogos e alguns programas de edição costumam exigir mais do processador, o que pode aquecer a máquina e também a fonte. Neste caso, é normal que o aparelho fique mais quente que o normal. A preocupação só deve surgir se ele estiver esquentando muito. Isso pode ser provocado pela falta de uma manutenção de limpeza que envolve a desobstrução da ventoínha, além da limpeza e troca da pasta térmica do aparelho.

Agora, se o seu problema é o notebook esquentando demais, existem algumas outras causas para esse problema

O superaquecimento é muito prejudicial para o notebook como um todo, e em casos como esse é recomendável que o aparelho seja retirado da tomada imediatamente e deixado em repouso até resfriar. Caso seja recorrente, aconselhamos que você faça a substituição da fonte do seu notebook.

Ficou curioso sobre como fazer essa limpeza? Assista ao nosso vídeo que ensina como fazer a limpeza do notebook Lenovo T460 corretamente:

 

 

3. Uso da fonte de maneira inadequada

Não é só o notebook que precisa dissipar calor, o carregador também, então a regra é clara: notebook e fonte sempre em locais livres de superfícies moles como cobertores, sofás, almofadas ou plásticos. Isso porque a retenção de calor gera o superaquecimento e pode danificar a peça. Nesses casos é comum que a carcaça da fonte até derreta ou sofra algum tipo de deformação, por exemplo.

Então, não se esqueça: sempre que for usar o notebook, deixe a fonte no chão ou em uma outra superfície dura.

 

4. Bateria com defeito

Nem sempre a própria fonte é o problema, então é necessário chegar o tempo de vida útil da sua bateria. Isso varia dependendo do uso e dos cuidados que você tem com a bateria – saiba como cuidar da sua bateria para durar mais. Um cálculo médio de vida útil da bateria é cerca de dois anos de uso frequente. Nestes casos, em que o tempo de uso da bateria já é mais longo, é indicada a substituição.

Se você precisa de ajuda para encontrar a bateria ideal, nós podemos ajudar você neste artigo.

Caso não esteja seguro de que já é hora de substituir a bateria, procure um técnico da sua confiança para fazer a avaliação e evitar despesas desnecessárias.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Se ainda tiver alguma dúvida, escreva pra gente aqui nos comentários!

A bringIT é um e-commerce especialista em notebooks! Conheça nossa grande variedade de peças e acessórios para notebooks. Confira nosso site clicando no banner! 😉

bringit

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.