Afinal, quebrar o terceiro pino danifica o aparelho?

O novo padrão brasileiro de tomadas e plugues tem deixado muitas pessoas irritadas, graças à implantação de um terceiro pino. É aí que surge o problema, pois a medida esbarra com o padrão das antigas tomadas que possuem apenas 2 pinos.

Para resolver a situação, alguns usuários estão quebrando o terceiro pino e utilizando o eletrônico normalmente, mas será que isso pode causar algum dano ao aparelho? A bringIT preparou um análise para responder a dúvida: Afinal, quebrar o terceiro pino danifica o aparelho?

Padronização

Apesar do descontentamento de muitos, a medida visa proporcionar mais segurança aos consumidores, além estabelecer um padrão, já que antes da nova regra, existiam no país 12 tipos de plugues e oito tipos de tomada. Com essa variedade, muitas vezes era necessário utilizar um adaptador que poderia causar sobrecargas ao aparelho.

Mas e o terceiro pino?

O terceiro pino também chamado de “Pino Terra”, serve para fazer o aterramento do aparelho, ou seja ele vai isolar cargas maiores de energia não utilizadas pelo equipamento e que podem danificá-lo. Por exemplo, caso ocorra uma grande variação na rede elétrica da sua casa, como um raio, o seu aparelho estará protegido pois o terceiro pino escoará a carga extra, evitando choques aos usuários ou a queima de componentes internos. A aplicação do terceiro pino já pode ser encontrada tanto em PCs como para geladeiras, TVs e outros eletrônicos.

Afinal, quebrar o terceiro pino danifica o aparelho?

Se você quebrar o terceiro pino, com certeza as chances do seu aparelho queimar serão bem maiores, já que ele ficará mais exposto a variações de carga. Por isso, não é recomendado quebrar o pino terra.

Como resolver a situação?

Uma hora ou outra será inevitável você terá que trocar as tomadas da sua casa para se adaptar ao novo padrão. Mas, enquanto isso não é possível indicamos a utilização de um adaptador que tenha a entrada do terceiro pino. Assim você garantirá a sua segurança e a de seu aparelho.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.