5 principais dúvidas sobre utilizar o notebook no colo e suas consequências

Só quem utiliza o notebook no colo sabe o quanto é desagradável o aquecimento do aparelho. O que muitas pessoas não sabem é que além de inconveniente, o superaquecimento pode causar danos à saúde. Neste post, apresentamos as 5 principais dúvidas sobre utilizar o notebook no colo e suas consequências

1º  O superaquecimento do notebook pode causar lesões e danos à pele? 

Não é difícil encontrar relatos de lesões causadas pelo aquecimento do notebook. Em casos de exposição por muito tempo, pode haver queimadura atrofia, alterações de pigmentação, ceratoses, entre outras lesões relacionadas ao calor.

utilizar o notebook no colo e suas consequências

2º Qual é o tratamento

Em caso de lesão, o usuário deve evitar exposição ao sol, utilizar cremes de corticosteróide na fase aguda e fotoproteção. Lembrando que o mais indicado, é procurar um dermatologista para a ter um diagnóstico mais específico.

3º O superaquecimento pode causar impotência aos homens?

Há diferentes estudos sobre como a utilização do notebook no colo pode prejudicar a produção de espermatozoides.  A maioria dos estudos relacionam a infertilidade masculina ao superaquecimento do notebook. Segundo estudo realizado na Universidade Estadual de Nova York, publicado pela revista Fertility and Sterility, o superaquecimento pode prejudicar a temperatura do escroto, o que pode levar a impotência.

“Milhões e milhões de homens usam laptops hoje em dia, especialmente na faixa de idade mais propensa a reprodução”, disse Yelim Sheynkin, urologista e coordenador do Grupo de Estudo.

Sobre a temperatura, Sheynkin  explicou que após 10 ou 15 minutos, a temperatura do escroto já está acima do que é considerado seguro

4º Por que o notebook superaquece?

Há diferentes motivos:

– Resíduos ou poeira estão impedindo as saídas de ar;

– Acúmulo de poeira nas ventoinhas do cooler. Isso pode impedir que o componente opere na velocidade mínima para refrigerar a CPU;

– O usuário está utilizando o notebook de maneira inadequada, tampando as saídas de ar;

–  A pasta térmica localizada entre o dissipador de calor e o processador não esteja funcionando da maneira correta, sendo necessário trocá-la.

5º Como acabar com o superaquecimento do notebook?

– Utilize o notebook em superfícies planas. Evite usar o equipamento no colo ou em cima de cobertores. Para facilitar a refrigeração do aparelho e impedir o superaquecimento do aparelho, é indicado o uso de uma mesa/suporte de notebook com cooler

 utilizar o notebook no colo e suas consequências

– Procure uma assistência técnica para realizar a troca da pasta térmica

– Realize a limpeza das saídas de ar e cooler

utilizar o notebook no colo e suas consequências

Essas foram apenas algumas dicas, se mesmo realizando os procedimentos o notebook continuar esquentando, o mais recomendado é procurar uma assistência técnica.

 

 

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.