4 dicas simples e importantes para preservar a bateria do seu notebook

Preservar a vida útil da bateria do notebooks e demais eletrônicos virou o  desafio do século. Tudo porque é possível encontrar diferentes informações sobre os cuidados dos componentes, o que acaba confundindo muitos usuários.

A equipe do blog bbaterias filtrou algumas dessas perguntas e apresenta  4 dicas simples e importantes para preservar a bateria do seu notebook.

Dica 1: Não deixe o seu notebook esquentar demais

A maioria dos usuários não tem o hábito de ler o manual com orientações do fabricante. Pois saiba que lá você pode encontrar informações bem importantes sobre a bateria do seu notebook, temperatura adequada do aparelho, entre outras.

É importante esclarecer que é normal o notebook esquentar, dependendo da atividade que está sendo exercida no aparelho. Os componentes do notebook funcionam com uma temperatura limite de 55ºC. No entanto, as placas de vídeo podem funcionar com uma temperatura acima do padrão, por isso é indicado consultar as especificações técnicas de cada fabricante.
Portanto, antes de se assustar consulte o manual do seu notebook e verifique a temperatura do aparelho. Para isso, você pode utilizar o programa Spency. Caso você utilize um Mac,  há opções gratuitas também, como o Temperature Monitor e smcFanControl.

Além disso, é importante evitar utilizar o seu computador sob temperaturas muito altas. Isso pode reduzir a vida útil do componente, pois o processo de aquecimento acelera o desgaste das partículas de íons de lítio.

images

Lembre-se ainda que o notebook deve ser utilizado em uma superfície plana, estável e fresca, não obstruindo as saídas de ar. Por isso, evite utilizar o notebook no colo ou em cima de cobertas. Para facilitar a refrigeração do seu notebook, é indicado a utilizar de um suporte com cooler.

A utilização de um suporte permite a refrigeração do aparelho

     

 Dica 2: Limpe o componente

É recomendado realizar uma limpeza periódica no componente. Remova a sua bateria, limpe os contatos de metal em ambos os lados com um pano seco  álcool isopropílico. O procedimento vai ajudar na transferência de energia para o seu computador, que pode ser prejudica com a existência de resíduos.

Dica 3: Realize recargas periódicas

 

503982737301607

Muito usuários acabam utilizando o notebook sempre conectado à tomada e acabam impedindo o funcionando da bateria. Por mais estranho que pareça, é bom evitar que o notebook esteja sempre carregado. Calma, a gente vai explicar o motivo! O procedimento de descarga é necessário pois é importante manter os elétrons se movimentando. Por isso, a cada 15 dias utilize o seu notebook sem estar conectado à energia.  Para evitar que o componente  sofra um desgaste maior ao completar um ciclo. Deixe a bateria descarregar até 30% apenas. Entenda mais sobre ciclos da bateria no aqui.

Alguns especialistas indicam ainda, que os usuários retirem a bateria enquanto o notebook está carregada na tomada. O procedimento pode fazer a vida útil do componente aumentar em 10%, além de evitar que a sua bateria aqueça durante a execução de programas mais pesados.

Antes de remover e guardar a bateria, é importante carregar o componente até 60%. Além disso, evite deixar o componente sem utilização por mais de 15 dias, isso pode causar o mau funcionamento da sua bateria.

 Dica 4: Altere as configurações de energia do notebook

Para evitar que o seu notebook consuma energia desnecessária, você pode pode alterar o plano de energia pré-configurado. Com o plano “Economia de energia”, o Windows limita alguns recursos do computador, aumentando assim a autonomia da sua bateria. Saiba como alterar o plano de energia do seu notebook aqui.

O achou das dicas? Se conhece mais alguma, compartilhe conosco. Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.