Blog das Baterias

Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Cuidados especiais com baterias de notebooks e portáteis

recarga bateria

Para melhorar a vida útil das suas baterias de notebook, tanto em autonomia diária como em seu total de ciclos e a forma de consumo que elas fazem de energia criamos uma postagem com conselhos, confira as  principais dicas:

Carregue sempre que puder:

A bateria deve ser frequentemente carregada e descarregada (pelo uso).

Mas não descarregue tudo:

Deve ser evitado ao máximo que a bateria chegue a sua carga mínima de 0%, a ponto de desligar o aparelho.

Evite aquecimento:

Baterias de notebook são sensíveis ao calor, portanto, deve-se evitar expor a bateria ao calor. Evite utilizar ou guardar o aparelho em ambientes muito quentes, com carros fechados, salas sem ventilação etc.
No caso de notebooks verifique se a temperatura interna do equipamento (placas, processador) ou cooler de ventilação estão de acordo com o normal para não prejudicar a bateria.

Calibrar a bateria:

Realize o procedimento para calibrar a bateria do notebook três vezes na primeira utilização ou uma vez quando apresentar desequilíbrio na medição. Veja mais em [Como calibrar bateria notebook].

Utilize opções de modo econômico do equipamento:

Quase todo equipamento tem uma opção de otimização de uso da bateria ou modo economia de energia. Utilize-os e procure funções como reduzir brilho de tela ou delisgar redes wifi, 3G ou similares que não estejam em uso, poupando consumo desnecessário.

Lembre-se: Com o passar do tempo, mesmo com muitos cuidados a bateria vai perdendo capacidade naturalmente, devido ao seu desgaste natural, então eventualmente será necessário substituir sua bateria por uma nova.

banner precisando de bateria de notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Dicas
  • Geovanna Cristina S S R Santos diz:

    Possuo um notebook LG P420-G a quase três anos e ele tem apresentado um problema que tem me deixado um pouco aflita. Algumas vezes ele não faz reconhecimento do Carregador, mesmo sendo o carregador original. Quando ele reconhece o carregador, ele nao faz carga completa e quando faz, se o carregador continua ligado ao mesmo, a bateria vai embora rapidinho (tipo o que está acontecendo agora). Ele nunca havia apresentado isso antes e, como não tenho mais a garantia, tenho medo do meu computador “morrer de vez” por não conseguir recarregá-lo mais.

    P.S.: meu notebook saiu de linha já e só acho acessório genérico ou então usado para ele.

    14 de maio de 2014 em 15:16
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Marcos!
    Pelo tempo da bateria, parece que a vida útil dela chegou ao fim. As baterias são compostas por ciclos(cerca de 350 a 450). Assim todas vez que a sua bateria carrega 100%, um ciclo se completa. Por isso, é normal que após algum tempo de uso o rendimento do componente não seja o mesmo. Para avaliar o nível de desgaste dela, recomendamos o uso do programa gratuito BatteryCare.Com este programa você poderá obter informações importantes sobre a bateria, como tempo de duração, número de ciclos, temperatura da CPU, entre outras. Temos um post completo sobre o assunto, confira BatteryCare – Prolongue a vida útil da sua bateria.Caso precise de uma nova bateria, consulte o nosso site, temos várias modelos e marcas :)
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    7 de abril de 2014 em 9:55
  • Marcos diz:

    Meu pc da sansug modelo rv410-AD3BR começou a dizer:precisa considerado a substituição da bateria,sendo que ele tem quase três anos de uso e quando eu uso o windows 8 ele não diz isso o que eu tenho que fazer? estou desesperado a jeito pra ele ou não???????

    6 de abril de 2014 em 14:49
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, João!

    Seguir essa recomendação é necessário pois as baterias possuem ciclos cerca de 350-500. Dessa maneira, cada vez que a bateria recarrega 100%, ela perde um ciclo. Portanto, evite que a bateria chegue a níveis críticos. Procure iniciar uma nova recarga com 20% e deixe chegar até 80%, assim a vida útil dela será maior :). Esperamos ter respondido a sua pergunta. Para conferir mais dicas sobre notebook, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    17 de março de 2014 em 11:23
  • Joao Vitor diz:

    Por Que devemos carregar a bateria quando estiver em 20% ou 30% e não quando estiver totalmente carrega???

    15 de março de 2014 em 17:46
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Mateus!
    Essa fonte é compatível com o seu notebook sim. O que importa é a amperagem ser igual ou maior na saída, como é o seu caso. Pode ser que a bateria esteja com problema.
    Tente usar o seu notebook sem bateria, apenas plugado na tomada. Outra sugestão, tente calibrar a bateria. Esse procedimento corrigi algumas falhas de funcionamento do componente. Confira o passo a passo da calibragem aqui.. Não esqueça de compartilhar o resultado conosco ;)

    17 de janeiro de 2014 em 8:01
  • mateus diz:

    Os dados do meu carregador antigo são: entrada->100-240V~1.7A, saida->19V-3.42A.E os dados do carregador novo são: entrada->100-240V~1.2A, saida-> 19V-3.42A. Ou seja, só muda a amperagem de entrada do carregador. Testei o notebook sem a bateria e ele funcionou normalmente. O que parece q tá acontecendo é que quando a bateria carrega totalmente e a fonte de energia é modificada(pelo proprio computador) para q o notebook receba energia diretamente do carregador,tudo funciona normal,mas depois q tiro o carregador o notebook as vezes não modifica imediatamente a fonte de energia de volta para a bateria, e desliga.

    16 de janeiro de 2014 em 18:35
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Mateus!

    Qual é a amperagem (A) do notebook, (1.7) ? Se for esse o valor, uma fonte de 1.2 A não consegue fornecer energia suficiente ao aparelho. Como consequência, a fonte irá queimar. Nesse caso, recomendamos que você teste o seu notebook com outro carregador, que possua especificações técnicas compatíveis. Verifique também se o problema está na sua bateria. Tente usar o seu note sem bateria e veja se ele funciona normalmente.

    16 de janeiro de 2014 em 9:26
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Raiane!

    Pode ser que seja um mau contato no carregador, por isso o carregamento é tão instável. Há possibilidade ainda do problema estar na bateria, tente carregar o notebook sem o componente, para ver se funciona.
    Temos várias causas e possíveis soluções para o problema. Indicamos a leitura do artigo Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?, com dicas sobre o assunto ;). Esperamos que o problema seja resolvido ;)

    16 de janeiro de 2014 em 8:15
  • mateus diz:

    Oi… a bateria e o carregador do meu notebook quebraram( bateria viciou, depois comecei a utilizar só conectado na energia e o carregador parou de funfar tbm). Comprei uma bateria genérica com as mesmas especificações da anterior e um carregador, só q o carregador antigo tinha 1.7A de entrada e o novo tem 1.2A mas o vendedor disse q isso nao teria problema(o q duvidei). Agora, (depois de ja ter calibrado a bateria tres vezes) algumas vezes quando vou retirar o carregador da energia depois q a bateria está totalmente carregada, o notebook desliga na mesma hora… quando ligo novamente, está totalmente carregado. Alguma sugestão para resolver essa situação? obrigado

    15 de janeiro de 2014 em 22:10
  • Raiane Veríssimo diz:

    Olá, meu not começou a não carregar mais e mostrar um X na bateria com a seguinte frase: Nenhuma bateria foi detectada. Ele só liga se o carregador estiver junto e fica piscando essa frase, e as vezes mostra o nível de bateria e carrega um pouco. Mas é muito raro ele carregar. A bateria foi pro espaço? :\ Obrigada, Raiane.

    15 de janeiro de 2014 em 17:53
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Adriana,

    Não ficou muito claro a sua pergunta, você quis dizer que não está sendo detectada pelo sistema?
    Se for isso, é sim grandes chances de o problema estar na bateria, as vezes pode ser problema no seus contatos, ou o desgaste natural, por muito tempo de uso.
    Qualquer dúvida torne a perguntar!

    29 de abril de 2013 em 16:36
  • Adriana diz:

    A bateria do meu notebook esta dando bateria detectada o que sera que aconteceu sera que tenho que subirsuto ir por outra bateria nova..

    28 de abril de 2013 em 1:26
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Itana,
    São varias as possibilidades de problemas, por exemplo a bateria apesar de parecida pode não ser totalmente compatível com seu notebook ou ela pode estar com defeito (mesmo sendo nova).
    Outra coisa é que o defeito pode estar no Carregador, que não está suportando fazer a carga.

    O ideal é avaliar com uma assistência técnica especializada ou o suporte da loja onde comprou!

    3 de abril de 2013 em 10:43
  • Itana diz:

    Ola. To com uma bateria nova onde nao quer carregar de jeito nenhum e para calibrar, precisa carregar total e deixar no uso ate o final. Mas como irei calibrar se não carrega? Coloco conectada ao carregador,.. indica que está 8 porcento e carregando mas nunca carrega! O que pode ser? A bateria é novaaa! Comeca subindo como se tivesse carregando e para logo e nao carrega mais! Me ajude por favor!

    1 de abril de 2013 em 10:52
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Daniele,
    Se o seu caso não for um desgaste prematuro, pode ser apenas que a bateria esteja descalibrada, para isso recomendamos fazer o procedimento deste outro post que temos:
    Como faço para calibrar a bateria do meu notebook?

    22 de março de 2013 em 12:16
  • Daniele diz:

    Olá, eu comprei meu notebook não tem muito tempo, e parece que a bateria dele já está viciada. Ele não informa ao certo quanto tempo ainda tem de carga. E por exemplo, quando ta acabando a bateria informa que tem 10%, e um minuto depois o not desliga. O que eu faço?

    16 de março de 2013 em 12:22
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Dani,

    Realmente é possível que o aviso esteja correto, que sua bateria esteja com um problema e na maioria dos casos não é possível recuperar.
    Os motivos são diversos, mas o mais provável é o desgaste da vida útil pelo consumo natural dos ciclos ou o uso inadequado.

    Temos um artigo que explica sobre esta sua dúvida, veja mais em: Mensgem: Considere a substituição da bateria do notebook

    5 de março de 2013 em 15:55
  • dani ventura diz:

    olá,tenho um notebook cce win intel pentium a mais ou menos um ano e ele nunca foi formatado. sempre uso conectado ao carregador mas quando uso a bateria percebi que ele não está avisando quando ela está acabando (menos de 7%) e por isso aconteceu de algumas vezes ele desligar abruptamente nem hibernar ele hiberna, simplesmente desliga. já fui no painel de controle e a opção para informar quando a bateria está em estado crítico está ligada mas mesmo assim ele não avisa!

    Hoje o windows está mostrando a seguinte informação: há um problema na bateria,portanto o computador pode desligar inesperadamente.Considere a substituição da bateria.O que eu faço?por favor me ajudem!

    1 de março de 2013 em 17:34
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Júnio,

    O que todo fabricante indica é retirar a bateria apenas após o notebook estar devidamente desligado, este é o procedimento normal e mais indicado.
    Temos um artigo que fala que a bateria pode ser retirarda para guardar (por um pequeno período de tempo) com carga para evitar que consuma ciclos de vida desnecessários, pode ver mais sobre aqui: usar notebook na tomada pode? Mas neste caso também é indicado remover com ele desligado.

    No seu caso parece ser problema do Sistema Operacional que pode apresentar problemas no desligamento. Em muitos casos é necessário a formatação do notebook e reinstalação do mesmo…
    Porém sempre recomendamos que isso seja feito por uma assistência técnica.
    Boa sorte!

    17 de dezembro de 2012 em 9:23
  • JÚNIO diz:

    oi meu notebook e modelo 305E4A-BD2 DA SANSUNG
    E ELE NÃO DESLIGA SÓ FICA PISCANDO NAS LUZ DE STAUS É RECOMENDAVEL TIRAR A BATERIA PRA DESLIGALO E SUAS CONSEQUANCIAS DE TIRAR A BATERIA?

    15 de dezembro de 2012 em 17:01
  • bbadmin diz:

    Olá Gabriela,

    Você tem certeza que esse carregador é o correto para o seu modelo de notebook? Ao que tudo indica o problema está ocorrendo na compatibilidade do carregador com o seu notebook. Fique atenta com a âmperagem e a voltagem da fonte, se forem diferente das que seu aparelho necessita não irão funcionar corretamente e podem até mesmo queimar o seu aparelho. Boa Sorte!

    19 de novembro de 2012 em 8:06
  • Gabriella diz:

    Eu tenho um problema ficaria grata se me ajudassem , meu notebook é o rv411 da samsung , enfim … eu fiquei umas semanas sem usar porque meu carregador estava ruim , e a 2 dias eu comprei o carregador original , e liguei ele , bem ele funcionou corretamente a tarde inteira , sendo que a noite ele desligou sozinho e não queria ligar , o botão de ligar ficava piscando o que n é comum porque quando tá desligado ele apaga e fica aceso quando está ligado , eu deixei ele um tempo depois tentei dnv ele ligou ficou um tempo e desligou dnv , isso tá ocorrendo a 2 dias , o que poderia ser ? e será que eu posso resolver ? Tenho medo de acabar queimando o.O

    16 de novembro de 2012 em 14:41
  • bbadmin diz:

    Olá Tamires,

    Ao que tudo indica a vida útil do seu notebook chegou ao fim mesmo. O mais indicado é que antes de trocar leve a bateria a uma assistência técnica, eles poderão dar certeza se a vida útil da sua acabou mesmo. Boa Sorte!

    22 de setembro de 2012 em 11:40
  • Tamires diz:

    Oi ,
    Queria tirar uma duvida ..
    liguei hoje o meu pc ..
    toda hora ele estava desligando sozinho,
    e quando finalmente ligou ..
    apareceu o icone da bateria com um “x”
    e dizendo “Nenhuma Bateria foi Detectada”
    como eu concerto isso ??
    vou ter que comprar outra bateria ??
    Desde Já Grata!

    20 de setembro de 2012 em 12:22
  • bbadmin diz:

    Olá Camila,

    Utilizar o notebook ligado diretamente ao estabilizador não traz problema na vida útil da bateria muito menos para o próprio notebook. Sobre a sua segunda pergunta, você também pode utilizar dessa forma sem nenhum problema. Continue utilizando dessa forma, mas lembre-se de utilizar a sua bateria como você já faz. Boa sorte com o seu notebook!

    19 de setembro de 2012 em 15:17
  • Camila diz:

    Olá, a minha dúvida é um tanto incomum. rs
    A tomada do meu notebook é daquelas antigas, com três pontas. Como não encaixa nas tomadas atuais, eu ligo a tomada do notebook no estabilizador (é o único lugar que consigo encaixar a tomada do notebook).
    Minha dúvida:
    isso trás danos para o funcionamento da bateria, ou pra qualquer outra coisa no notebook?

    Outra coisa, estive lendo o texto que fala da possibilidade de usar o notebook sem a bateria, somente na tomada (http://blogbringit.com.br/home/posso-usar-meu-notebook-na-tomada/), e lá diz que o principal problema disto, são as oscilações de energia que podem danificar o HD ou outros componentes. Pois bem, já que utilizo o estabilizador, eu poderia utilizar o notebook ligado na tomada (com o estabilizador), sem a bateria? No caso, penso em usar o notebook com a bateria uma vez por dia (porque como vcs mesmo dizem, a bateria precisa trabalhar), e o restante do dia, sem a bateria e ligado na tomada.

    13 de setembro de 2012 em 18:07
  • bbadmin diz:

    Olá Leandro,

    Pode ficar tranquilo, você não terá nenhum problema. Te aconselho a ler este nosso Post: usar notebook na tomada, nele você terá maiores esclarecimentos. Boa Sorte!

    6 de agosto de 2012 em 10:42
  • leandro diz:

    ola….. gostaria de tirar uma duvida, se eu ficar mais parte do tempo com meu notebook na tomada, já com a bateria 100% carregada isso pode danificar a bateria do meu notebook ??

    4 de agosto de 2012 em 1:07
  • bbadmin diz:

    Olá Aline,

    Isso é muito relativo a quantia de células e como você está utilizando o seu notebook. Te recomendo a leitura do nosso post sobre quanto tempo demora a bateria do meu notebook

    1 de agosto de 2012 em 11:38
  • aline diz:

    Olaa gostaria de saber
    Quanto tempo o note fika ligado,o note desconectado da tomada,com a bateria 100 por cento?
    meu note é um sansung rv411 é um dos modelos novos da samsung?Espero que me ajudem rs
    marinheira de primeiira viagem é complikado
    grato(aline)

    31 de julho de 2012 em 22:23
  • bbadmin diz:

    Ola Aline,

    Sim é normal. Isso ocorre devido as configurações que seu notebook foi configurado. Para alterar essas configurações você deve realizar os seguintes passos:

    Iniciar > Painel de Controle > Opções de Energia

    – Selecione a opção > Alterar configurações de energia avançadas

    e mudar as configurações do brilho da tela

    Boa Sorte com o seu note!

    31 de julho de 2012 em 13:12
  • aline diz:

    Olaa estou aki novamente com duvidas,é normal a telaa do notebok fika com menos brilho quando ligado com a bateria?,quando eu coloko ele na tomada direto sem a bateria a luz de brilho dele é maior é normal?ou tem algum botão que eu pooso ta aumentando o brilho do meu notebok?

    30 de julho de 2012 em 23:39
  • bbadmin diz:

    Olá Aline,
    vejo que você tem várias dúvidas. É fundamental que conheçamos o nosso notebook e como melhor usar para que prolonguemos a vida útil dele. Para cada pergunta sua irei enviar um Post nosso que responde a dúvida:
    Pode usar o notebok sem bateriia? Posso usar meu notebook sem bateria?
    Pode usar o notebok em cima do colo ou na cama ? posso usar o notebook no colo
    É normal esquenta ? Sim, é normal. O aconselhado é que seu notebook se mantenha em temperaturas entre 8º a 25º
    Boa Sorte!

    24 de julho de 2012 em 9:24
  • aline diz:

    OLaa eu gostaiaa de tirar algumas duvidas por gentileza!
    Pode usar o notebok sem bateriia?
    Pode usar o notebok em cima do colo ou na cama ?
    É normal esquenta ?
    ée pk meu notebok é novo eu to perdiiidaa
    me ajudem por favor
    gratoo(aline)Aguaardaando Respostaa!

    24 de julho de 2012 em 1:20
  • bbadmin diz:

    Olá, Reynaldo!
    Primeiramente me desculpe responder seu comentário tão atrasado. Costumamos responder o mais breve possível, mas infelizmente seu comentário foi para a caixa de spam.

    A respeito da sua dúvida:
    O seu caso é um pouco estranho, pois uma bateria dificilmente perde tanto a capacidade só por ter deixado-a guardada. Você fez o procedimento correto, pois é com 50% a 60% de carga aproximadamente que uma bateria deve ser armazenada. O que pode ter ocasionado a perda da capacidade da bateria do seu notebook foi ter armazenado-a em um local com uma temperatura inadequada e sem ventilação. Se não for isso, provavelmente é algum defeito de fábrica na bateria. Se você tiver dúvidas quanto a isso, aconselho procurar o fabricante caso o seu notebook ainda esteja na garantia!

    Agradecemos por visitar o nosso blog! :)

    30 de janeiro de 2012 em 15:04
  • reynaldo diz:

    estou com notebook as 3 meses , uso mais ele na energia , a 2 semanas deixei a bateria com 65% de carga e a guardei.antes de eu guarda-la com 100% de carga ela durava aproximadamente 2h. agora quando fui usar de novo so ta durando 1h a 1h20m. sera que por ter deixado a bateria parada a uns 15 dias pode ter perdido a autonomia?

    4 de janeiro de 2012 em 0:12
  • Henrique diz:

    Obrigado pela atenção e rapidez!

    Eu já fiz testes com outra bateria e carregador e fica com esse mesmo status de “conectada, carregando” mas não carrega. Um amigo meu tem um toshiba também, vou testar a bateria no dele e, se pegar carga, então, só pode ser o controlador de energia mesmo.
    Só uma última pergunta, se for problema no controlador de energia, compensa mandar arrumar e quanto mais ou menos ficaria esse reparo?

    4 de novembro de 2011 em 9:12
  • bbadmin diz:

    Olá Henrique,

    Pelos que comentou suas suposições parecem estar corretas sim, provavelmente o controlador de energia da placa mãe ou a própria baterira com problemas.
    Para descobrir só fazendos mais alguns testes específicos com outra bateria e carregador.

    Recomendo que leve para avaliação em uma assitência especializada.

    4 de novembro de 2011 em 8:50
  • Henrique diz:

    Estou com um problema de carregamento da bateria no meu satellite A200, a bateria é nova (0km), o status na barra de tarefas fica como “conectada, carregando” mas não carrega. Já tentei recalibragem, já tentei outro carregador e até outro S.O. mas nada de pegar carga. Estaria meu notebook com problema no controlador de carga que fica na placa mãe? Obrigado.

    3 de novembro de 2011 em 17:55

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*