TOP 10 – Maiores Dúvidas sobre baterias de notebook

Top10 bateria

Desde o lançamento do blog, em 2010, respondemos diferentes perguntas, muitas delas semelhantes, mas com um conteúdo muito relevante.

Por isso, para facilitar e tirar as dúvidas dos nossos leitores, selecionamos algumas dessas perguntas e apresentamos neste post as 10 maiores dúvidas. Confira!

  • Se for utilizar o notebook por muito tempo eu posso retirar a bateria e utilizar somente conectado a energia?

Você pode sim usar o notebook sem a bateria, direto na tomada! Isso não irá danificar o seu aparelho! Mas sempre que fizer isso, retire a bateria com carga entre 40% e 60% e de preferência guarde-a em um plástico anti-estático em local que não passe de 25 ºC. O procedimento irá impedir o armazenamento de pó nos contatos e da energia eletrostática do ambiente geral.

A necessidade de guardar a sua bateria com carga se deve a placa controladora – localizada dentro do componente, que consome energia da bateria mesmo sem ela estar sendo utilizada.Por isso, não é recomendado guardar a bateria por mais de 15 dias.

Alguns dizem que em caso de sobrecarga a bateria serve com uma proteção para não queimar seu notebook, até tem lógica, mas não é bem assim. Quem faz esta função de proteção é a Fonte (carregador) e não a bateria.

O que a bateria faz é proteger contra falta de energia, mantendo seu computador ligado como um No-break, sem ela você perde esta função.

  • Fiquei muito tempo sem usar o meu notebook, agora a bateria não está funcionando, isso é normal?

Sim.  As baterias são formadas por compostos químicos que precisam de atividade para um bom funcionamento. Por isso evite deixar a bateria sem uso por mais de 15 dias.

Infelizmente nesses casos o mais indicado é realizar a troca da bateria. Entre em contato com a equipe bringIT especializados em peças para notebook

  •  Como faço para saber qual o modelo da bateria do meu notebook?

Há duas maneiras de identificar  modelo da sua bateria: código partnumber ou modelo do notebook.

O código de partnumber é a principal forma de identificar o modelo da bateria compatível, pois com ele é possível verificar as referências exatas da bateria. O código pode ser encontrado no próprio componente, sendo  referenciado de diferentes maneiras como: (Part. Number, Model Nº, PA ou um código principal em destaque).

O modelo do notebook pode ser encontrado em um etiqueta atrás do notebook ou próximo ao teclado. A informação pode ser encontrada da seguinte maneira:

HP Pavilion DV4-2040br

Pavilion – Linha
DV4 – Categoria
DV4-2000 – Série
2040 – Nº do Modelo

  • A minha bateria do notebook está viciada?

Primeiramente é preciso esclarecer que as baterias mais recentes, compostas de Lítio não sofrem mais do efeito memória que as antigas baterias de Níquel-Cádmio sofriam.

O fato da bateria não “segurar” mais carga se deve ao nível de desgaste do componente. As baterias funcionam com total capacidade de armazenamento durante 2 anos. Depois  desse período, o desgaste normal do componente faz com que o notebook se torne cada vez mais refém da energia.

  • Posso carregar a minha bateria até 100%?

Não é indicado, pois isso pode diminuir a vida útil da bateria do seu notebook.  Existem dois motivos para você evitar que a bateria carregue até 100%: número de ciclos e aquecimento da bateria.

  • Aquecimento da bateria

Quando a bateria é carregada até o máximo suas células internas se aquecem bastante podendo chegar a aproximadamente 45 °C. Caso o componente ultrapasse essa temperatura, o seu notebook pode travar ou até mesmo parar de carregar automaticamente por segurança, pois as células podem explodir em altas temperaturas, o que irá diminuir a vida útil da bateria.

Os notebooks mais modernos possuem um sistema inteligente que detecta o nível da bateria, que ao chegar a 100% de carga passa a utilizar a energia direto da fonte (carregador), impedindo a sobrecarga do aparelho.

Vale ressaltar que o sistema apenas impede que notebook recebe mais energia do que realmente precisa, não é responsável pelo controle de temperatura da bateria.

  • Número de ciclos

Além do superaquecimento da sua bateria, é importante não deixar a bateria ser carregada até o máximo devido aos ciclos de carga. As baterias recarregáveis possuem um número limitados de ciclos, cerca de 350 a 500 – o número pode variar de acordo com o modelo de bateria.

Cada vez que o componente completa atinge 100% de carga, um ciclo se completa e a capacidade de armazenamento da bateria diminui. Por exemplo, um dia o seu notebook carregou até 70%, depois disso ele mais 30%. Com essa nova recarga,  lá se vai mais um ciclo. Entenda mais sobre os ciclos da bateria aqui.

Por isso existem softwares como o Battery Life Extender ou Easy Life Extender (Programa de Extensão da Vida da Bateria) software da Samsung que limita o carregamento até 80% para preservar os ciclos e a temperatura da bateria.

  •  O que mais gasta bateria no meu notebook?

Quando se fala em duração e consumo de energia da bateria no notebook existem muitos pontos a serem levados em consideração. Os principais, por ordem de gastos de energia são: tela de LCD, placa mãe, processador, gráficos, disco rígido e redes.

  • Quando atinge os 100 % de carregamento da bateria mesmo que eu deixe a fonte ligada, continua a passar carga para o meu notebook? Isso pode danificar?

A resposta é não, ao atingir 100% o notebook para a carga, porém depois de um bom tempo ela gasta um pouquinho de energia sozinho e vai para 99% por exemplo, depois carrega este 1% e assim por diante.

  • Acabei de comprar meu notebook, recebi a orientação de deixá-lo carregando por 12 horas. Isso é necessário?

Não é necessário deixar por 12 horas carregando, pois ao atingir 100% , o sistema inteligente do notebook será ativado para que a carga seja interrompida. O que consideramos fundamental é realizar a calibragem da bateria, assim ocorrerá o nivelamento de carga para cada célula.

  • Comprei um notebook e estou achando que a bateria dela não esta durando muito, qual a duração de uma bateria?

Não existe um padrão de consumo. Cada notebook tem uma capacidade, um tipo de consumo e uma forma de uso diferente para cada pessoa. Embaixo colocamos uma média de duração dos notebooks apenas como referência.

3 Células –  2000 – 2400 mAh
Duração aproximada de 1h30 minutos   ( telas a LED o dobro)
* Para NETbooks dura muito mais.

4 Células –  2200 – 2400 mAh
Duração aproximada de 1h30 a 2horas  ( telas a LED o dobro)
* Para NETbooks dura muito mais.

6  Células – 4400 – 5200 mAh
Duração aproximada de 2horas a 2h30  mintuos ( telas a LED o dobro)

8  Células – 4400 – 5200 mAh
Duração aproximada de 2h30 minutos a 3horas

9  Células –  6000 – 7800 mAh
Duração aproximada 3horas a 30 minutos  (telas a LED o dobro)

12  Células – 6000 – 7800 mAh
Duração aproximada 4horas  (telas a LED o dobro)

12  Células – 8000 – 8800 mAh
Duração aproximada 4horas  4h30 minutos (telas a LED o dobro)

  • Existe alguma maneira de consertar a bateria?

 Apesar de existir várias matérias e vídeos na internet sobre como consertar a bateria, esse procedimento não é recomendado, podendo inclusive colocar em risco seu equipamento e a sua saúde.

O procedimento de reaproveitamento/reutilização de baterias de notebook é totalmente inviável devido ao seu alto custo de operação e perda de qualidade e garantia da peça. Por este motivo após ser constatado a falha ou defeito em uma bateria o único destino que recomendamos é o descarte correto através de lixeiras especiais de coleta para reciclagem.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.