Qual navegador gasta menos bateria?

navegador_bateria_inicio

A Microsoft fez um teste comparativo com os principais navegadores, executando vídeos em alta resolução, de forma continua, até que as baterias dos notebooks chegassem a zero.

microsoft_edge_chrome_testeUm teste, com os navegadores mais conhecidos (Mozilla, Edge, Chrome e Opera), foi feito para saber qual utiliza mais bateria. O Microsoft Edge foi o que obteve o melhor resultado, levando mais tempo para gastar a bateria, com cerca de sete horas e vinte e dois minutos, em segundo lugar ficou o Opera com seis horas e dezoito minutos. Em terceiro, o Mozilla com cinco horas e nove minutos, enquanto que com o navegador da Google, a bateria durou cerca de quatro horas e dezenove minutos, ficando por último.

Resumo do teste:

Microsoft Edge: 7h22

Opera: 6h18

Mozilla Firefox 5h09

Google Chrome 4h19

Apesar do navegador da Microsoft ser o mais econômico, ele não é o mais utilizado entre os usuários. Existem alguns recursos que não estão disponíveis (diferente dos seus concorrentes). Como por exemplo não ter extensões,  sincronizar as abas apenas com smartphones que tenha Windows Mobile e não ter muitas opções de temas. A falta desses recursos pode fazer com que algumas pessoas percam o interesse no Edge.

Como gastar menos bateria usando o Chrome

navegador_bateria_chrometSe você é fã do navegador Google Chrome, temos algumas dicas para torna-lo mais econômico no consumo de energia do seu notebook.

  • Com o uso das extensões é utilizado mais memória RAM e recursos dos sistemas, consequentemente mais bateria. Para remover extensões desnecessárias, vá em Mais Ferramentas -> Extensões. Lá está listado todas as extensões que estão instaladas no seu notebook, ao lado de cada uma tem uma lixeira, que é a opção de excluir, caso tenha interesse.
  • Se você não utiliza nenhum aplicativo do Chrome que precisa sempre ser utilizado em segundo plano. Você pode cancelar esta opção em: “Executar o Chrome em segundo plano”, pode ajudar inclusive na memória RAM. Para isso vá na Bandeja de Sistemas -> Selecione com o botão direito o ícone do navegador -> Desative a função “Executar o Chrome em segundo plano”.
  • Deixar aberto muitas guias ao mesmo tempo também é uma maneira de gastar mais rápido a bateria e utilizar mais memória. Se você quiser saber quais páginas estão funcionando em segundo plano e exigindo mais do processador, é só ir no Gerenciador de tarefas. Acesse “ Mais ferramentas” -> “Gerenciador de Tarefas”.

Safari

safari-desempenho-navegador

O navegador da Apple, não foi incluído no teste da Microsoft, afinal ele não é disponível oficialmente para Windows. Entretanto em testes feitos em MacBook, comparando os navegadores Mozilla, Chrome e Safari. O queridinho da Apple, teve um melhor desempenho em quase todas as categorias, principalmente se comparado apenas com o navegador da Google a diferença é notória.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

E, caso a bateria do seu notebook apresentar algum problema ou até mesmo precisar substitui-la por uma nova, a bringIT tem a bateria compatível para o seu modelo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.