Como funciona a fonte de energia do notebook?

Você está no meio de uma apresentação e surge a mensagem na tela do notebook que a bateria está acabando…E, nesse instante lembra que esqueceu o carregador em casa. OMG!

bateria-acabando-fonte-de-alimentacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem não passou por situações parecidas como esta em que a bateria está acabando e o carregador não está por perto para carregar? Os carregadores dos nossos eletrônicos estão sempre nas nossas mochilas e bolsas, mas você sabe como funciona uma fonte de alimentação?

De forma geral, a principal função da fonte é converter a tensão alternada fornecida pela rede elétrica (CA ou AC) em tensão contínua (CC ou DC).

dc-ac

Símbolos da corrente alternada e corrente contínua

Em muitos equipamentos eletrônicos esta tensão tem que ser observada porque se não forem de alimentação automática (de 110 a 240 V) a possibilidade de queimar a entrada ou todo o equipamento é alta. No caso dos notebooks, a fonte de alimentação normalmente é automática, mas quando houver dúvida é preciso verificar na etiqueta qual é a tensão. A tensão poderá variar de 90 a 240 V em sua entrada e a saída será um valor fixo em média de 19 V.

Como funciona a fonte de energia

As fontes de alimentação dos notebooks recebem a tensão alternada da tomada elétrica (por exemplo, 110 V) e, com a ajuda de um transformador, reduzem essa tensão para, por exemplo, 12 V. Esta tensão reduzida passa, então, por outros processos (circuito de retificação, filtragem, regulação) que a tornam em tensão contínua que será utilizada internamente para alimentar os componentes, os drives e periféricos do notebook.

Ou seja, a fonte converte os 110 V (também disponível em 115 V e 127 V) ou 220 V (230 V e 240 V) alternados da rede elétrica convencional para as tensões contínuas utilizadas pelos componentes eletrônicos do notebook, que são: +3,3 V, +5 V, +12 V e -12 V.

O que preciso verificar em uma fonte?

Uma fonte de alimentação de boa qualidade e com capacidade suficiente pode aumentar a vida útil do seu equipamento e reduzir sua conta de luz.

 

A tensão elétrica de 19 V na saída que alimenta o notebook e a corrente elétrica que ela fornece podem não ser compatíveis com a necessidade de carga do notebook. Ou seja, na hora de ligarmos uma fonte de alimentação em um notebook, além de verificarmos a tensão elétrica contínua, precisamos verificar qual é o valor requerido de corrente e qual a capacidade de corrente elétrica que a fonte tem para fornecer, que é dado em A ou mA (Ampéres ou miliAmpéres).

Por exemplo: se na etiqueta atrás de um Notebook  está que o mesmo precisa de uma tensão de 19 V e de uma corrente de 3,5 A ou de 3500 mA, não poderemos alimentá-lo com uma fonte de 19 V e que forneça somente 2 A, se assim o fizermos o notebook pode ligar mas o funcionamento poderá ser instável e até provocar a queima da fonte.

Agora se tivermos uma fonte de 19 V e que forneça 4 A não haverá problemas. A corrente que a fonte tem capacidade para fornecer poderá ser maior que a solicitada pelo notebook, um equipamento que tem na sua etiqueta uma solicitação de carga de 3,5 Ampéres só usará os 3,5 A,  mesmo que a fonte possa fornecer 4 A.

Outro cuidado que devemos ter é com o plug de alimentação da fonte, ligado no notebook, às vezes, as fontes podem ter a tensão e a corrente certas, mas o plug pode ser diferente em tamanho e/ou pode ter a polaridade elétrica invertida.

Então, na hora de comprar um novo carregador você deve observar: Tipo do conector, voltagem de saída (V) e corrente de saída(A) (consequentemente a potência em W).

Observe os seguintes dados da fonte da imagem abaixo:

fonte-de-alimentação-notebook

  • Input (entrada-tomada): 100-240V – indica que a fonte pode ser ligada tanto em 110 quanto em 220 volts, bem como em algumas variações destas voltagens (100-240). A “cobrinha” indica que ela liga em corrente alternada (tomada). 50-60Hz indica a faixa de oscilação da energia, frequência. Preocupe-se com esta última caso viaje para o exterior.

  • Output (saída-conector): 19.5V – voltagem que a fonte fornece para o notebook. “Linha reta acima de tracejada” – indica que a fonte fornece corrente contínua para o circuito. “3.34A” indica a corrente (ou amperagem) da energia passada para o notebook.

  • O desenho com os três círculos conectados embaixo representa o esquema de pinagem da fonte. Com esse desenho, por exemplo, se consegue ver os pólos negativo e positivo da fonte e da entrada no notebook.

  • 65 W – Potência nominal da fonte, representa o quanto ela é capaz de fornecer em energia para a máquina (na foto ela não está disponível)

#dicabringIT: se a potência (no exemplo, 65W) não estiver em destaque podemos obtê-la com aquela fórmula da física Voltagem x Corrente . Usando os dados de Output: 19.5V x 3.34A = 65,13W.

Entendeu como funciona o carregador do seu notebook? Tem alguma dúvida? Deixe seu recado pra gente!

A bringIT tem a solução para seus problemas. Se precisar uma fonte nova, nós temos o modelo compatível para seu notebook, com atendimento personalizado e condições de pagamento especiais 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.