Vale a pena consertar o problema na BGA ?

placa_mae_destac

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está com duvidas se vale a pena consertar a BGA do seu notebook? Quer saber o que deve ser levado em consideração para consertar ou não? Nós do Blog das Baterias explicamos para você!

A Ball Grid Array, mais conhecida como BGA, é uma forma de conexão de microchips. Está sendo muito utilizada em notebooks, computadores e vídeo games. Neste tipo de conexão, os microchips são fixados na placa mãe por meio de solda.

bga

É bastante comum ocorrer problemas de BGA em notebooks, devido ao superaquecimento do aparelho, ocasionando o derretimento das soldas.

Indícios de problemas na BGA

Quando o laptop apresenta problema nesse tipo de conexão, existem alguns indícios que o usuário deve se atentar. Como por exemplo:

  • Ao ligar o notebook, a tela permanece apagada e apenas os LEDs do aparelho ficam ligados;
  • Ocorre o desligamento do notebook sem motivo aparente;
  • Acontece os famosos erros de “tela azul”;
  • Pode causar defeito na placa Wireless, em casos mais graves, a placa chega a queimar e, o sistema não a identificar mais, sendo impossível o usuário se conectar à internet.

Como consertar

bga_consertar

Existem algumas maneiras que são utilizadas para efetuar o conserto de problemas na BGA, são elas:

  • Reflow: o chip é aquecido em altas temperaturas, para que tenha a possibilidade da solda fundir e o chip funcionar novamente. Porém, essa solução pode durar cerca de 90 dias;
  • Reballing: o técnico retira o chip que está com problema e faz a solda novamente. Esse procedimento possibilita uma “sobrevida” de alguns meses, em média de 3 à 6 meses;

Uma solução que não é muito utilizada devido ao seu alto custo é a troca da placa mãe.

Como evitar

Notebooks são muito propensos ao superaquecimento e, dependendo do uso, o aquecimento pode ser ainda maior. Algumas atitudes podem evitar problemas futuros e aumentar a vida útil do seu aparelho, como as dicas abaixo:

  • Utilize o notebook em locais limpos e planos;
  • Se for usá-lo na cama,  é indicado que seja com um suporte ou mesa para notebook, que ajudam muito no resfriamento. Existem alguns suportes que possuem um ou mais coolers embutidos, como os encontrados neste link;
  • Consultar um técnico especializado de sua confiança, para efetuar uma limpeza interna do notebook periodicamente. Nesta limpeza é utilizada a pasta térmica, que ajuda no resfriamento, e;
  • Evite utilizar o notebook por muitas horas seguidas.

Conclusão

Os reparos citados neste post são soluções provisórias. É importante lembrar que o conserto é feito em um componente já utilizado e desgastado. Se você optar por consertar o erro de BGA, indicamos que faça um backup de todos os  arquivos por garantia, caso o notebook venha apresentar defeito novamente.

 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.