Startup do MIT cria bateria de íons de lítio com o dobro da capacidade

573a895dc71668131574ac8311a83082-e1422397371249-1940x1091

Uma bateria formada por anodo de metal ultrafino com capacidade de duração duas vezes maior que as convencionais: essa é a promessa do novo componente desenvolvido pela SolidEnergy, uma startup formada por ex-alunos e professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O pequeno anodo tem menos de um quinto do tamanho de um anodo de grafite, o que faz com que a super bateria possa oferecer o dobro de capacidade, além de possuir um tamanho reduzido. O novo anodo aumenta a densidade da bateria para 1.200 watts-hora por litro.

A empresa também desenvolveu um eletrólito (componente responsável pelo armazenamento de carga dentro da bateria) capaz de funcionar na temperatura ambiente. Em outras palavras, a inovação permitirá que a bateria funcione normalmente mesmo operando em altas temperaturas.

No momento, a Solid Energy está desenvolvendo um pequeno número de baterias para a realização de testes iniciais junto das fabricantes interessadas. Segundo Quichao Hu, fundador e presidente da SolidEnergy, a nova bateria poderá ser utilizada no telefone do Projeto Ara, projeto de smartphone modular do Google. A empresa também está planejando utilizar a nova tecnologia nos carros, o que exige um estudo ainda mais especifico. Apesar dos diferentes planos, a empresa ainda enfrenta o mesmo desafio das outras startups: como massificar a produção desse tipo de componente. E os notebooks? Será que em breve essa tecnologia será aplicada para uso de diferentes máquinas?

Fonte: AnandTech

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.