Quanto tempo deixar a bateria do notebook carregando pela primeira vez?

primeira vez bateria

Muitas são as pessoas com essa dúvida: “Comprei um notebook novo. Por quanto tempo eu deixo o notebook carregando pela primeira vez?” Os fabricantes, geralmente recomendam a que a primeira carga seja mais longa.

Podemos afirmar: isso é desnecessário.

Desnecessário? Por que?

As baterias atuais possuem células compostas de Íons de Lítio e um sistema de gerenciamento de carga mais inteligente que as baterias antigas, feitas de Níquel Cádmio. Por padrão do fabricante, as baterias vem de fábrica com aproximadamente 50% a 60% de carga. A bateria simplesmente precisa carregar até 100%, e isso não leva 12 horas, ou seja, não existe diferença alguma da primeira carga para as demais.

Carregando

A primeira carga completa, dependendo da quantidade de células da sua bateria (existem baterias de 3 à 12 células), pode levar de 1 à 2 horas e pode ser feita com o notebook ligado ou desligado. Ao completar a carga, um dispositivo irá detectar que o processo de carregamento está concluído e irá redirecionar a energia direto ao notebook, sem passar pela bateria. Concluímos então, que deixar a bateria carregando mais tempo do que o necessário é inútil, pois o sistema irá interromper o fornecimento de energia à bateria ao detectar que ela está cheia.

led indicador carga bateria notebook

Para identificar se a sua bateria carregou 100%, você pode procurar por um LED indicador no seu notebook ou conferir pelo sistema operacional, no ícone da bateria ao lado do relógio na área de notificações.

Recomendações

Caso você deseje que a bateria do seu notebook tenha um ótimo desempenho, a primeira coisa a ser feita junto à primeira carga de 100% é a calibragem. A calibragem da bateria nivela a carga de cada célula, que pode eventualmente vir desnivelada de fábrica. Para saber mais sobre calibração de baterias de notebook, clique neste link.

Nunca deixe a sua bateria chegar a 0% de carga, pois esse hábito, além de diminuir drasticamente a vida útil da bateria do seu notebook, sujeita-a ao risco de inutilizá-la ao deixá-la sem carga durante um certo tempo. A única exceção é quando você precisar realizar calibragens. Para saber como evitar correr esse risco, recomendamos a leitura desse artigo que explica como configurar o nível crítico de bateria.

Evite aquecer demais a sua bateria, pois o calor a desgasta e também diminui a sua vida útil. A temperatura ideal é entre 15º e 20º. Nunca guarde seu notebook em lugares abafados e sem ventilação, como por exemplo dentro do carro em um dia ensolarado. Nunca use o seu notebook no sol ou obstrua as saídas de ar (ventilação). Recomendamos que compre uma base refrigeradora para a manutenção da temperatura do seu notebook. Isso aumentará a vida útil tanto da bateria quanto das peças do notebook (placa-mãe, processador e etc).

E no dia a dia, quantas horas eu devo deixar carregando?

Não se deve pensar na “quantidade de horas”, e sim, na “porcentagem de carga”. Você pode deixar a bateria chegar até 100% de carga normalmente que continuar conectado a tomada, ele irá “pausar” a carga passando a utilizar somente a energia da fonte. Identifique este comportamento através dos LEDs de indicação de carga no seu notebook. Veja mais detalhes no post: “Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

Lembrando: Não é recomendado que você deixe sua bateria ficar com carga abaixo de 20% ou carregá-la até 100% frequentemente. Quando você carrega sua bateria ate o limite, ela irá aquecer e isso é prejudicial. Caso opte por usar o notebook sem a bateria, direto na fonte, carregue a bateria até 60% de carga e guarde-a num local fresco e arejado. Mas não fique mais de 15 dias sem utilizá-la.

Caso precise de uma maior duração, recomendamos que compre uma bateria para notebook com maior quantidade de células. Existem no mercado baterias de 3 à 12 células. Indicamos a bringIT que é especializada em baterias para notebook.

Esperamos ter ajudado de alguma forma. Se quiser nos ajudar, participe com suas dúvidas se sugestões e divulgue nosso blog nas redes sociais!

 

banner precisando de bateria de notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Patrocínio bringIT – Soluções para Notebooks