Quando saber a hora certa de trocar a bateria do seu notebook

bateria-cheia-vazia

 

Por mais cuidadoso que você seja com a bateria do seu notebook, é inevitável: uma hora ou outra o componente vai parar de funcionar e precisará ser substituído.

Apesar da previsível “morte”, você pode contar com algumas dicas simples e práticas para identificar se o temido momento realmente chegou, sendo a troca da bateria a única solução para resolver o problema. Confira!

O Windows irá avisar você

O Windows não costuma avisar o nível de desgaste da bateria. Você começa a perceber que a capacidade de armazenamento do componente está diminuindo quando a necessidade de uma nova recarga se tornar cada vez mais frequente.

Apenas quando a bateria atinge um nível de armazenamento critico a pessoa recebe um alerta. Aparecerá um x vermelho em cima do ícone da bateria; ao clicar nele o Windows informará “Considere a substituição da bateria”! O sistema operacional também poderá informar que “Há um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente.” Isso quer dizer que a bateria pode não conseguir segurar carga o suficiente para que o notebook se mantenha ligado, portanto ele pode desligar a qualquer momento.

Obs: lembramos que esse aviso foi adicionando no Windows 7, então ele não aparecerá se você possuir o Windows Vista ou XP.

 

sem-tc3adtulo2

Verifique a capacidade da sua bateria

Para descobrir a capacidade da bateria do seu notebook, você pode utilizar ferramentas que forneçam um diagnóstico completo do componente. O Battery Care e o BatteryInfoView são um dos programas que fazem isso muito bem. Eles mostram informações importantes como capacidade utilizada da bateria, tensão, nível de desgaste, número de ciclos, data da última calibração, temperatura do componente, entre outras.

batterycare-1347272

Imagem: Superdownloads

 

Calibre sua bateria

As informações obtidas no diagnóstico podem não ser precisas, sendo necessário a calibragem do componente. Em alguns casos, a bateria não apresenta uma boa performance pois as células estão desniveladas. Com o procedimento de calibragem, a placa controladora poderá informar a quantidade exata de energia em cada célula, melhorando assim o rendimento do componente. Portanto, antes de descartar a sua bateria, realize o procedimento de calibragem.

Saiba como calibrar a sua bateria aqui!

Por que o rendimento da bateria diminui?

De acordo com as formas de uso e cuidados dos usuários, as baterias funcionam com a sua total capacidade durante os dois primeiros anos. Após esse período, é normal o desgaste do componente e a necessidade de recargas constantes.

Ao contrário do que muitas pessoas falam, é importante esclarecer que essa necessidade de recarregar o componente não significa que ele está “viciado”, mas sim que sua capacidade de armazenamento está diminuindo. No entanto, há algumas dicas que podem lhe ajudar a minimizar o desgaste da bateria. Confira aqui!

Caso realmente seja necessário substituir o componente, acesse o site da bringIT. Nós oferecemos diferentes modelos de bateria com 1 ano de garantia.

Fonte: How- To Geek

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.