Quando devo carregar a bateria do notebook?

quando devo carregar a bateria do meu notebook -bbaterias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aprenda dicas para uma dúvida bem comum sobre como devo carregar a bateria do notebook.

No nosso dia a dia já percebemos que, se tem algo que não dá pra esquecer em casa, são os carregadores dos nossos aparelhos eletrônicos… E, quando pensamos nos notebooks, uma dúvida que surge é até que porcentagem devo carregar a bateria do meu notebook? É certo sempre carregar até 100%? 

É isso que vou explicar para você agora!

Como principal conselho sobre o assunto, recomendamos evitar ao máximo descarregar a bateria a ponto do notebook desligar, pois isso é muito prejudicial para a vida útil da bateria.

Muitos fabricantes divergem na hora de informar quando é necessário realizar o carregamento da bateria dos aparelhos, assim não há um padrão universal. Nós damos a dica de que, quando perceber que sua carga está por volta dos 20%, já é um bom momento para colocar pra carregar a bateria do seu notebook.

Mas, em qual nível devo carregar a bateria do notebook?

O recomendado é tentar manter a carga em níveis medianos, as recargas parciais não causam danos, pois não chega ao ponto de aquecer muito a bateria.

Isso porque a vida útil da bateria do notebook é medida pelo seu número de ciclo de carga.

Mas, o que é um ciclo de carga da bateria?

Um ciclo total equivale ao acumulado de 100% de carregamento entre as cargas da bateria e, não quando se atinge 100% no nível da bateria 😉

O sistema do notebook é programado para parar de carregar a bateria quando ela atinge o nível de 100% e, isso é totalmente normal, pois foi projetada para suportar esse nível de carga. Existe sim uma degradação por permanecer à 100%, mas essa degradação se dá devido à reações químicas nas células ao longo do prazo… Nada que vá acelerar o desgaste a ponto de ter que trocar a bateria em pouco tempo de uso.

Uma dica interessante é que existem softwares dos próprios fabricantes que fazem o gerenciamento dos níveis de carga mais apropriados, onde você define até que porcentagem prefere que vá o carregamento, alguns vão até 60%, outros até 80%, depende do fabricante. Um exemplo desses softwares é o “Battery Life extender” que a Samsung adota, dependendo do Fabricante o nome será outro.

As baterias de íon lítio, que são utilizadas na maioria dos notebooks atualmente, podem ser recarregadas a qualquer momento, não existe mais aquele problema de “viciar a bateria”.  

E no dia a dia, quantas horas eu devo deixar carregando?

Muitas vezes temos esse pensamento: Ah, por quanto tempo tenho que deixar carregando a bateria?

Mas o certo é pensar na porcentagem de carga que é necessária e, não no tempo ligado à tomada.

Você pode deixar a bateria chegar até 100% de carga normalmente enquanto está conectado na tomada, pois conforme expliquei antes, o carregamento irá “pausar” a carga passando a utilizar somente a energia da fonte e, não da bateria; o que significa que não há sobrecarga ou “vício de bateria”.

Você pode identificar este comportamento por meio dos LEDs de indicação de carga no seu notebook.

 Lembrando: Caso opte por usar o notebook sem a bateria, direto na fonte, se for guardar a bateria por um longo período, carregue-a até um percentual mediano de carga e guarde-a num local arejado livre do calor e da poeira.

 Mas não vá se esquecer da bateria, viu? O ideal é que tire o notebook da tomada de tempos em tempos e utilize a bateria para que o componente químico das suas células de energia entrem em atividade.

Outro aspecto fundamental é o de sempre realizar a calibragem da bateria 😉

Esse procedimento tem como missão equilibrar a carga de energia dentro de cada célula da bateria. Recomendamos realizar o processo de calibragem quando a bateria é nova (repetir por 3 vezes seguidas), também, a cada intervalo de 3 meses de uso da mesma, por exemplo. Contudo, não existe um padrão de tempo para realizar a calibragem, o ideal é realizar essa ação juntamente com outras manutenções rotineiras, como desfragmentar o disco, fazer uma varredura completa de vírus e limpeza do notebook. Essas são boas práticas que indicamos você adotar 😉

Essas dicas são importantes para prolongar a autonomia e tempo de vida da bateria e pode ajudar a evitar problemas com a fonte do seu notebook.

Assista nosso vídeo e aprenda mais sobre bateria de notebook:

 

É isso ai pessoal! Ficou com alguma dúvida sobre o tutorial? Basta deixar seu comentário que o nosso time de especialistas irá auxiliar.

Lembramos que a bringIT é especialista em Baterias para notebook, caso precise trocar sua bateria, acesse nosso site ou fale com a gente!

quando-devo-carregar-a-bateria-do-meu-notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.