Qual o melhor tipo de bateria para notebook?

38

O mundo das baterias e equipamentos eletrônicos parece ser algo complicado de se entender, mas no geral é muito simples. As dúvidas acabam sendo inevitáveis: qual é a bateria compatível com o meu notebook? O que é uma bateria de longa duração? O que são células? Para responder essas e outras perguntas preparamos um post especial. Confira!

Antes de iniciarmos, é necessário esclarecer uma questão bem simples que diz respeito à compatibilidade. Uma mesma bateria pode ser compatível com diferentes tipos de notebook. É isso mesmo! Um modelo de bateria de Samsung pode ser perfeitamente compatível com um notebook da Asus. Isso é possível pois muitas baterias possuem as mesmas especificações técnicas. Para identificar a bateria compatível com o seu notebook, você precisa se atentar aos seguintes detalhes:

  • Encaixes – os encaixes podem ser laterais, frontais ou centrais. Isso dependerá do modelo da bateria;
  • Tamanho – a opção compatível deve apresentar o mesmo tamanho da bateria original;
  • Voltagem – a voltagem deve ser exatamente a mesma. Caso não seja igual, a bateria não irá funcionar.

Depois de alguns esclarecimentos iniciais, vamos às respostas das principais dúvidas!

Qual é a melhor bateria para notebook?

O melhor tipo de bateria para notebook é o que atende às necessidades do seu notebook, fazendo com que ele funcione corretamente. Lembrando que o novo componente deve seguir os critérios de compatibilidade citados acima.

 

qual a bateria correta para o notebook ?

 


Principais tipos de baterias

Há três tipos de bateria:

NiCd – bateria de níquel cádmio – Padrão antigo e pouco usado, altamente poluente;

NiMH – níquel-hidreto metálico – Mais popular, é muito usado em pilhas recarregáveis;

Li-ion – baterias de íons de lítio – Considerada a sucessora das baterias de NiMH, essa bateria é utilizada em grande escala em equipamentos eletrônicos portáteis, pois armazenam o triplo de energia do que as baterias antigas. Além disso, possuem menos peso e tamanho.

Tamanho e capacidade das baterias

As baterias são compostas por células – pequenos cilindros bem parecidos com as pilhas recarregáveis tradicionais de níquel cádmio. Apesar da semelhança desses componentes, as células não podem ser trocadas facilmente.

O número de células da bateria do seu notebook influenciará na sua autonomia e tamanho. Dependendo do modelo de bateria, é possível encontrar opções de 3, 4, 6, 8, 9 e 12 células; sendo que a partir de 9 células a bateria é considerada de longa duração.

Outro fator importante que influencia na compra de uma bateria é a sua capacidade de armazenamento, medida em mAh. O miliampere-hora (mAh) é uma unidade de carga elétrica que se refere à capacidade de carga que uma bateria armazena. Isso significa que quanto maior o valor de mAh, maior poderá ser a duração da carga do eletrônico.

Normalmente, as baterias de 6 células possuem capacidade de 4400 – 5200 mAh. Com esse número de células, a duração a aproximada é de 2h a 2h30 (em telas LED, o dobro). Há ainda as opções de longa duração: 9 e 12 células. Esse tipo de bateria costuma ser fisicamente maior, o que pode deixar o seu notebook levemente elevado.

 

como funciona bateria de 12 células notebook

Assim como a quantidade, a marca das células também podem influenciar no preço. Há algumas opções que são mais caras, como Samsung e BAK, marcas consideradas referência em qualidade e desempenho.

Para entender mais sobre a duração da bateria do notebook, confira nosso artigo “Quanto tempo dura a bateria do notebook?

Duração inferior ao “prometido”

Uma situação bem frustrante para alguns consumidores é quando a bateria não apresenta o rendimento esperado. No caso, a pessoa comprou uma bateria tradicional com 6 células que deveria durar cerca de 4 horas, mas a bateria dura apenas 2 horas.

É importante esclarecermos que a duração da bateria dependerá do modo como você utiliza o seu notebook, do tamanho da tela (quanto maior a tela, maior o consumo de energia) e do processador (quanto mais potente, maior será o consumo de energia).

Se você utilizar o seu notebook para realizar atividades “pesadas” como assistir filmes, por exemplo, o rendimento da sua bateria será menor. O mesmo acontece quando você executa jogos gráficos mais robustos que exigem bastante da placa de vídeo e do processador e consequentemente diminuem a duração da bateria.

Por isso, muitos fabricantes ao informar o tempo de duração da bateria levam em consideração não apenas o número de células, mas também a quantidade de energia que será gasta no consumo de algumas atividades básicas.

Vida útil do componente

As baterias funcionam com sua total capacidade durante os dois primeiros anos. Depois desse período, por mais cuidadoso que você seja, é normal o componente sofrer um desgaste e precisar ser substituído.

É claro, há algumas ações que podem acelerar esse desgaste… Como também é possível seguir algumas dicas capazes de aumentar consideravelmente o tempo de vida da sua bateria. Acesse nosso post “4 dicas simples e importantes para preservar a bateria do seu notebook

Caso a sua bateria tenha chegado ao fim da vida útil, indicamos a compra de uma nova. Isso irá possibilitar você utilizar seu notebook como nos primeiros dias após a compra.  Fale com especialistas no assunto, acesse ao site da bringIT e tenha total suporte para dúvidas sobre bateria para notebook.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.