Quais os apps que mais consomem a bateria do celular?

Aplicativos-para-viagem

Se você é do tipo que adora baixar aplicativos em seu smartphone sem se preocupar com o gasto de energia, é melhor você repensar esse hábito – já que os apps são um dos principais “vilões” no consumo de bateria dos gadgets.

No caso de apps gratuitos, o gasto de energia pode ser ainda maior. Segundo pesquisadores da University of Southern California, Rochester Institute of Technology (RIT) e Queen’s University, os aplicativos gratuitos gastam em média 16% mais bateria do que as versões pagas – nas quais o valor pode chegar a 33%. Além disso, eles gastam 22% mais memória, 56% mais processamento e impressionantes 79% mais dados – o que pode diminuir o tempo total de rendimento da bateria em até duas horas e meia.

De acordo com o estudo, a culpa disso acontecer é a necessidade de baixar e exibir as propagandas que surgem na tela. Com isso, é necessário processar mais informações, o que torna os apps mais “pesados”.

Mas pode ficar tranquilo! Para lhe ajudar a descobrir quais são esses “vilões”, o Blog das Baterias apresenta uma lista com os aplicativos (pagos e gratuitos) que mais consomem bateria do seu aparelho Android ou iOS.

Android

A empresa de segurança AVG publicou recentemente um estudo que revelou os principais apps que mais consomem bateria, desempenho e dados em dispositivos Android.

No quesito drenagem de bateria, a análise está dividida entre os apps com inicialização automática e os executados manualmente pelos usuários. Nas primeiras posições da lista aparecem os apps Beaming Service, Security Policy Updates, da Samsung (ambos os aplicativos já vêm pré-instalados no smartphone) e o Facebook (gratuito).

bateria-auto

Sobre o desempenho, os apps Facebook, Spotify (versão gratuita limitada) e Instagram (gratuito) estão no topo da lista dos apps que mais exigem do hardware.

performance

A AVG também divulgou o top 10 dos apps que exigem um consumo maior de dados de conexão com a internet, ou seja, os aplicativos que podem acabar com o seu pacote de dados. No topo dessa lista está Tango Messenger (gratuito), Daily Mail (gratuito) e novamente o Facebook. Vale destacar que o app Netflix – que oferece serviços pagos de streaming – figura na última posição (10º) entre os aplicativos que mais consomem dados.

 consumo-internet

Outros apps que podem consumir a energia do Android e iOS

O site Mashable também elaborou uma lista com os aplicativos que mais “roubam” a bateria dos smartphones. Na lista aparecem apps famosos como Facebook, Google Maps, Skype, Twitter (apps que exigem atualização em segundo plano). O game gratuito Angry Birds também foi apontado com um dos jogos que mais consomem bateria por possuir muitos anúncios. Aplicativos com atualização constante como o Weather (de previsão do tempo no iPhone) e o Square Wallet também figuram na lista.

 Acessando as configurações do aparelho para descobrir os “vilões”

Android

O sistema Android possibilita verificar os aplicativos e serviços que mais consomem a bateria do smartphone. Para isso, acesse as configurações do sistema e role a página até encontrar a opção “Bateria”.

visualizar-consumo-de-bateria-1

 

Na próxima tela, é mostrado tudo o que está gastando energia. Clique sobre cada um dos itens para realizar os ajustes necessários.

visualizar-consumo-de-bateria-2

iOS

O iOS também conta com um recurso que permite verificar o gasto energético do gadget. Para isso, é necessário acessar o menu “Ajustes”. Nas configurações do iOS, clique em “Geral” e em seguida em “Uso”.

2014_09_12_12_24_05

Por último, selecione a opção “Uso de Bateria” e espere até que a lista seja carregada.

2014_09_12_12_24_14

Após identificar os aplicativos, você pode desinstalá-los ou evitar usá-los quando estiver com pouca carga.

Fontes: TechTudo, Exame, AVG, Science Daily, Terra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.