Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

notebook na tomada

Esta é uma pergunta frequente de muitos proprietários de notebooks, posso usar direto na tomada por muito tempo ou não?  Mas, esta questão pode ser dividida em duas importantes variações: COM bateria ou SEM bateria?

Sim você pode usar ele direto na tomada! Não causa problemas, mas preste atenção nos detalhes a seguir e entenda como funciona:

 

  • Ligado na tomada COM a bateria

Neste caso varia entre os modelos de notebook, mas no geral os mais novos possuem um sistema inteligente que detecta o nível da bateria, que ao chegar a 100% de carga passa a utilizar a energia direto da fonte (carregador).
Alguns também exibem este status através de leds que acendem quando estão em processo de carga e ao finalizarem se apagam ou trocam de cor, indicando que passam a utilizar a energia apenas do carregador. O ideal é verificar  no seu manual do equipamento o que significa cada status dos leds ou simplesmente interpretar o símbolos ao lado deles (quando existentes).

 

Exemplo de como funciona um Led de status de bateria:

Amarelo = Não está Carregando
Laranja = Carregando

Um notebook está com 70% de carga na bateria e começa a ser utilizado, está com o led amarelo.
É plugada a fonte e ele começa a carregar, o led passa para a cor Laranja.
Ao atingir 100% de carga da bateria este Led fica amarelo mesmo continuando com a sua fonte ligada na tomada. Isto significa que passou a utilizar somente a energia da fonte/tomada.

*Lembrando, este é apenas um exemplo que varia para cada marca ou modelo.

Veja também um exemplo dos LEDs dos notebooks Samsung:

Com funciona os LEDs Notebook Samsung

Esta funcionalidade ajuda a preservar a vida útil da bateria além de reduzir preocupações, pois não é necessário remover o carregador.

 

 

  • Ligado na tomada SEM a bateria

Já neste caso de utilizar o notebook sem a bateria é totalmente possível, você pode remover a bateria do notebook e utilizar ele apenas ligado a sua fonte, basta seguir algumas recomendações, considerando para este artigo baterias de íons de lítio.

Notebook sem Bateria

Dicas para guardar a bateria:

  •  Efetue o carregamento da bateria até 60% de carga antes de retirar (as baterias tem uma placa controladora que vai consumindo um pouco da energia dela para manter funcionando, por isto vão precisar desta carga)
  •  Retire a bateria com o equipamento desligado, fechado e fora da tomada.
  •  Após retirar a bateria guarde-a em um lugar cuja temperatura não fique abaixo de 5°C e não exceda 25°C;
  •  Também é recomendado colocá-la em um plástico anti-estático e lacrar a embalagem para que não entre poeira nos seus contatos.
  •  Evite ficar por mais de 15 dias sem utilizar a bateria novamente.

*Estas recomendações acima também podem ser utilizadas caso o notebook não seja usado por mais de uma semana (7 dias).

Vantagem

Não utilizar a bateria trás como vantagem a possibilidade de poupar a vida útil da mesma, desde que esteja seguindo as indicações acima.

Você estará poupando os ciclos de carga da bateria, que em média tem entre 300 a 400 ciclos, dependendo do modelo.

Desvantagem

As possíveis desvantagens são que a bateria serve como uma espécie de No Break do notebook e que qualquer queda de energia ou oscilação que faça baixar a energia da sua tomada ela entra em ação automaticamente. Sem ela você irá ficar sem esta funcionalidade.
Quedas de energia ou desligamentos súbitos são prejudicais para qualquer equipamento do tipo notebooks e PC’s em geral.
Esquecer de carregar ou utilizar a bateria também é um risco grande, se deixar ela parada por muito tempo vai acabar prejudicando sua vida útil.

 

  • Conclusão Final:

Finalmente a principal dica a seguir é: use seu equipamento sem muita preocupação, ele foi feito para ser usado.
Leia sempre o manual de instruções, entenda como funciona seu modelo de notebook em específico.
Tente seguir as dicas básicas passadas aqui e em todo o blog e o mais importante é não deixar a bateria acabar completamente até que se desligue, é com isto que você deve se preocupar mais.
Notebooks foram feitos para proporcionar mobilidade e não stress com baterias.

Lembramos que caso precise de uma nova bateria para notebook, a bringIT é especializada em baterias para notebook e possui uma equipe de atendimento que está pronta para ajudar.

 

Não esqueça: Dúvidas, sugestões e opiniões em geral deixe seu comentário.

 

Compre bateria para notebook aqui

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.

650 Comments

  1. Bom dia Maria!

    Neste caso, é defeito na bateria mesmo. Mas acredito que não seja por causa de ter deixado a bateria descarregar totalmente algumas vezes. Deixar por horas carregando direto não irá resolver, o indicado trocar por uma nova. No nosso site tem diversas baterias com 10% off no boleto http://www.bringit.com.br/baterias.html?utm_source=blogbringit&utm_medium=conteudo&utm_campaign=conteudo :)

    Obrigado pelo contato! 😉

  2. Olá, tenho um notebook da DELL que agora só liga quando plugado à tomada. Pelo que li e pesquisei, acredito que foi pelo uso indevido da bateria (deixei ela descarregar totalmente algumas vezes). Gostaria de saber se deixá-lo parado, carregando por 24h com a bateria, ajuda…? Ou só comprando uma nova?

  3. Olá Luiz! Nós respondemos a mensagem abaixo:
    “Boa noite!Há dois dias comprei um notebook da Dell, ainda não sei onde fica o compartimento para inserir o cd e dvd. Não veio com manual. Pode me ajudar?”
    Com este remetente: “Davi
    outlook
    davi_daguiel@hotmail.com
    200.222.215.0″
    Talvez isso ocorreu por algum erro no nosso sistema, pedimos desculpas pelo inconveniente. Obrigado pelo retorno!

  4. luiz eduardo scartezini

    Bom dia meus amigos! Vocês me enviaram essa mensagem colocando o nome de “DAVI” com o meu e-mail! Meu nome não é “DAVI” mas o e-mail é exclusivamente meu! o que aconteceu? Estão pirateando meu e-mail? Por gentileza, apurem o que está ocorrendo, pois isso não é normal, concordam? Abraços

  5. Bom dia Davi!

    O leitor de CD/DVD fica na lateral do notebook. Porém vários modelos não possuem esse leitor, como é o caso de alguns de Ultrabooks. Se quiser pode nos passar por gentileza o modelo do seu Dell, para verificarmos se ele vem ou não com o leitor.

    Obrigado pelo contato, estamos à disposição :)

  6. Boa noite!
    Há dois dias comprei um notebook da Dell, ainda não sei onde fica o compartimento para inserir o cd e dvd. Não veio com manual. Pode me ajudar?

  7. Olá Mariléia! Pela sua descrição, o problema está no cooler do seu notebook. Ele é responsável pelo “resfriamento” do seu notebook e, quando está superaquecendo e fazendo barulho significa que seu cooler está com excesso de sujeira acumulada. Veja este post, irá te esclarecer: http://blogbringit.com.br/home/como-trocar-o-cooler-seu-notebook/ Recomenda-se que leve seu notebook a um técnico de confiança para efetuar a limpeza do cooler antes que danifique o seu aparelho. Espero ter ajudado 😉

  8. Boa noite,tenho um notebook acer a 3 anos e desde então, retirei a bateria e só uso na rede elétrica. A uma semana ele vem fazendo um certo barulho quando ligo ele.é como se tivesse um CD pra carregar e depois para o barulho,só que hoje quando liguei ele estava aquecendo muito e sabe aquele barulho que faz para ventilar? Estão não parava e por fim estava saindo umas fumacinhas pelos furinhos perto onde conecto o cabo dele.o que pode ser? Obrigada.

  9. Olá Jefferson! Provavelmente seja um defeito na bateria. Considere fazer um teste de tirar a bateria e deixar somente na tomada para ver se o problema se repete. Se confirmar o defeito na bateria, o ideal é substituí-la por uma nova. Espero ter ajudado 😉

  10. Eu tenho um notebook da dell e sempre que tiro ele do carregar o video que estou assistindo trava e faz um barulho que dura mais ou menso 3 ou 5 segundos. O q ppde ser ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Patrocínio bringIT – Soluções para Notebooks