Posso trocar a minha bateria por uma de seis ou nove células?

seis_ou_nove_celulas_nove

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vai trocar a bateria do notebook e quer saber se você pode trocar sua bateria de seis células por uma de nove células?  Nós do Blog das Baterias explicamos para você!

Células

As baterias de notebooks são compostas por células (como na imagem abaixo), que normalmente variam entre 2 e 12 células. Quanto maior for esse número, mais tempo longe da tomada o notebook vai conseguir ficar, isto é, a quantidade de células está diretamente ligada à autonomia da bateria. Nos casos em que é comprado uma bateria com maior potência, como por exemplo, na troca de uma  bateria com 6 células por uma de 9 células, saiba que a nova bateria deixará o seu notebook com uma pequena elevação na parte traseira, como na imagem deste link.

Se você quiser saber como calcular o número de células da sua bateria, acesse esse post. 😉

como_funciona_bateria_notebook_por_dentro

Se, por exemplo, está na hora de comprar uma nova bateria para seu notebook, talvez seja interessante optar pela compra de uma bateria com maior potência (número de células) que a sua atual, para garantir maior tempo livre da fonte de energia. Nesse caso, é importante verificar os itens listados abaixo, para evitar problemas de incompatibilidade:

Comparar as configurações

Esse passo é de extrema importância para verificar a compatibilidade da bateria desejada com a atual. Por isso, se indica fazer a comparação das configurações da sua bateria original com a que você deseja comprar, se atente aos itens como a voltagem (V) e a amperagem (mAh).

  • No caso da voltagem, deve ser a mesma para as duas baterias; o que pode acontecer é que, ao adquirir uma nova bateria, ela apresente uma voltagem compatível e não exatamente igual em número, mas, isso acontece somente no caso dos valores abaixo:
3.6V = 3.7V
7.2V = 7.4V
10.8 V = 11.1V
14,4 = 14.8V
  • amperagem mede a potência da sua bateria, ou seja, está relacionada com a duração da mesma. Além disso, a amperagem (mAh) irá variar dependendo da quantidade de células, por exemplo, se a bateria tiver seis células e outra com nove células, a de nove terá uma amperagem maior e mais tempo fora da tomada.
  • O part number é o conjunto de números e/ou letras referente à uma peça. Sendo utilizado para identificar cada modelo especifico e, isso é muito importante na hora de encontrar a bateria compatível. Neste link, explicamos como identificar o part number da sua bateria. 😉

Seguindo as dicas acima, você vai conseguir comprar a bateria para o seu notebook corretamente, mesmo se optar por uma maior potência. Caso não atenda aos critérios de voltagem e amperagem indicados acima, o seu modelo de notebook não será compatível para realizar a troca de uma bateria com maior número de células.

 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

 

banner_modelo3_baterias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.