Por que baterias de íons de lítio perdem capacidade com o tempo?

d2410514-huolin-xin-720px

Que as baterias de íons de lítio desgastam com o tempo não é nenhuma novidade. É por isso que nossos gadgets não aguentam ficar muitas horas sem uma nova recarga. Provavelmente você já deve ter se perguntado quais são os motivos que causam esse desgaste, não é mesmo?

Dois estudos recentes realizados nos Estados Unidos pelo Departamento de Energia americano e pelo Laboratório Nacional Pacífico Noroeste (PNNL) revelaram algumas informações importantes que podem nos ajudar a entender o processo de desgaste das baterias.

Por meio de câmeras especiais, os pesquisadores do PNNL conseguiram visualizar o que acontece durante as cargas e descargas das baterias de lítio dos smartphones. As imagens revelaram que o stress causado pelo uso da bateria é responsável pela geração de pequenas rachaduras nos eletrodos dela.

O resultado comprova a conclusão obtida anteriormente pelo Departamento de Energia dos EUA: os movimentos dos íons de lítio através da bateria causam algumas mudanças nas estruturas físicas dos eletrodos – o que acaba com a capacidade da bateria.

“Como os íons Li+ se movem através do ânodo de óxido de níquel quando estão se descarregando, isso causa rupturas no material, diminuindo sua capacidade”, explica Huolin Xin, cientista do Departamento de Energia dos EUA.

Além disso, conforme os íons de lítio se movem ao redor do cátodo quando carregados, eles acabam gerando uma espécie de sal-gema. O resultado disso forma uma crosta de isolamento elétrico, o que também reduz a capacidade da bateria.

Essas rupturas são chamadas pelos cientistas do Laboratório Nacional Pacífico Noroeste de “lítio morto”, já que isso representa setores que não podem ser acessados pelas cargas futuras. Os pesquisadores tentam solucionar o problema com a utilização de outros metais que podem tornar as recargas mais estáveis e confiáveis.

Pelo jeito, não foi dessa vez que teremos gadgets com baterias mais duradouras. No entanto, a descoberta sobre o desgaste já é um grande passo para o desenvolvimento de baterias super potentes.

Fontes: PNNL, Tecmundo, Gizmodo, Brookhaven

Imagem: Brookhaven

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.