Padrões de resolução de telas

resolucao_telas_quatrokk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabe a diferença entre as resoluções VGA, 2K e 4K, por exemplo? No post anterior falamos sobre os conceitos básicos que envolvem a resolução de tela. Neste artigo você saberá mais sobre as diferentes resoluções encontradas no mercado e algumas tendências.

Os padrões de resolução de telas são utilizados para definir a qualidade de imagem. Com o avanço da tecnologia, fomos da resolução SD (Standard Definition) até os mais novos lançamentos em alta resolução, como a 8K, sendo cada vez mais realista e notória a diferença entre elas.

Resolução SD

Esta é uma definição antiga, que ainda é padrão para muitas transmissões de emissoras de TV. As TV’s de ‘tubo’ e monitores antigos utilizam, na maioria das vezes, esta resolução, assim como diversos smartphones. Apresenta como dimensões: 640 x 480 pixels ou 720 x 480 pixels, para aparelhos widescreen. Atualmente, a tendência é que esta definição seja deixada de lado, pois praticamente todos os novos aparelhos de TV, Monitores e Smartphones já possuem uma definição superior.

RESOLUCOES-TELA

VGA

Possui uma resolução padrão de 640 x 480,  apresenta também variações de maior ou menor resolução. Como é o caso do QVGA (320 x 240),  a WVGA ( 800 x 480) adequada para telas mais largas e utilizado em aparelhos móveis, como os celulares a partir do ano 2010.

#ficaadica: Não confunda a resolução VGA com a conexão VGA. Para saber mais sobre essa e outras conexões veja este post: Entradas de vídeo, qual é a melhor?

HD (720p)

A sigla HD quer dizer Hight Definition, surgiu com a evolução das telas para plasma e LCD, por exemplo, foi necessário um novo padrão para não haver perda na qualidade das imagens. Com uma resolução de 1280 x 720 pixels, está presente em notebooks, tablets, televisores e smartphones com um custo não tão alto.

Full HD (1080p)

O termo se popularizou com o surgimento dos televisores Full HD. Hoje, está presente na maioria dos aparelhos, como por exemplo, em notebooks e smartphones mais recentes e sofisticados provavelmente. Com uma qualidade de imagem superior ao seu antecessor, a proporção 16:9 e, apresenta uma resolução de 1920 x 1080 pixels.

4K

resolucao_telas_quatrok

Conhecida também como Ultra HD está presente em alguns modelos de televisores e notebooks. O nome vem da largura (em pixels) da imagem, quase 4 mil pixels. Assim possui uma resolução NATIVA de 3840 x 2160. A qualidade superior de imagem da resolução 4K é melhor detectada em telas maiores, como é o caso de televisores de 50 polegadas, por isso esta resolução será amplamente aplicada em projetores e telas com grandes dimensões, como salas de cinema por exemplo.

Surgiu no mercado, a tecnologia 5K  com uma resolução de 5120 x 2880 pixels,  como é o caso desse monitor da Dell.

8K

roslução_minions_cinemat

Ainda não disponível aos consumidores finais,  a tecnologia 8K demonstra uma qualidade muito superior, com uma realidade surpreendente. Possui uma imagem quatro vezes maior que a tecnologia Full HD, mas existem variações referentes à cada proporção. A resolução 8K Fulldome, que possui uma resolução de 7680×4320 pixels, é indicada para equipamentos que tenham uma necessidade maior de qualidade de imagem, como equipamentos utilizados em planetários, por exemplo. No vídeo abaixo é demonstrado a tecnologia 8K em um televisor 3D

 

Novidades 😉

  • A LG anunciou novos monitores UltraWide (proporção de 21:9),  com uma uma resolução notável de 3840 x 1600 e alguns modelos com tecnologia USB-C, resultando uma transmissão de dados mais rápida.
  • A Asus anunciou o notebook NX500, com a tecnologia 4K.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 🙂

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.