O que NÃO se deve fazer com a bateria de notebook!

o-que-não-fazer-com-a-bateria-de-notebook-

Preocupado com o que deve ser feito para cuidar da sua bateria? Mas e com o que não se deve fazer? Você já pensou nisso?

 

 

 

Então confira as principais dicas de ações que devem ser evitadas com as baterias de notebook. Coisas que não devemos fazer pois são prejudiciais à vida útil ou duração do equipamento.

 

bateria do notebook zerada
Não use o notebook até a bateria acabar!

Não deixe a bateria do notebook chegar a o nível de 0%, nem mesmo ficar a níveis muito baixos, pois esta ação é prejudicial a vida útil da bateria. Quando perceber que sua carga está abaixo dos 30% a 20%, já é hora de colocar para recarregar.
As baterias de íons de lítio tem a vantagem de poderem ser recarregadas a qualquer momento, sem risco de “vício”, porém não se deve utilizá-las até se esgotar toda a energia com comentamos inicialmente.

O tradicionalmente recomendado é tentar manter sempre entre 40% e 60% e carga, que é um nível onde não é baixo e nem alto, pois não chega ao ponto de esquentar muito a bateria, o que também não é bom.

bateria e notebook pegando fogo

Não deixe a bateria e notebook expostos a altas temperaturas!

O calor excessivo também é um fator prejudicial e deve ser evitado de todas as formas, portanto cuide para não utilizar ou guardar o seu notebook ou bateria em lugares quentes, com pouca ventilação.
Exemplo: Um carro fechado em dia de sol ou uma sala quente e com pouca ventilação. Também não esqueça de verificar a temperatura interna do seu equipamento como: placas, sistema de refrigeração/coolers, processador, etc.

 

bateria do notebook em risco

Não deixe sua bateria em situação de risco!

Situações de risco são ações um pouco extremas, não muito comuns e que dificilmente seriam feitos por pessoas, mas mesmo assim merecem ser avisadas, como os exemplos a seguir:

Incêndio: As baterias são inflamáveis e se expostas a altas temperaturas ou se violadas podem até explodir ou pegar fogo, por isso muito cuidado. Risco de dano grave, explosão ou incêndio se a temperatura for superior a 60 °C graus.

Danos e acidentes: Em caso de queda da bateria ou algum tipo de batida no seu invólucro (capa de proteção plástica) é preciso ter cautela no uso. Se perceber que o dano parece grande é recomendado a avaliação da assistência técnica autorizada.

Cuidados com compatibilidade: Outro ponto importante é cuidar para utilizar baterias devidamente compatíveis com o seu equipamento, usar baterias erradas pode levar além de danos ao equipamento ricos de acidente citados acima.

Violação da proteção: Não abra a proteção plástica ou carcaça da bateria e nunca toque/encoste nas células se houver dano e vazamento do mesmo.

lembre bateria de notebook sempre calibrada


Não esqueça de calibrar a bateria!

O procedimento de calibragem da bateria serve para equilibrar a carga de energia dentro de cada célula interna da mesma. Isso é recomendado quando a bateria é nova, onde deve-se calibrar por 3 vezes seguidas, nas primeiras utilizações e depois a cada período de 30 a 60 dias de uso.

 

Para saber mais detalhes e como realizar esta calibragem, confira este tutorial: como calibrar a bateria do notebook

 

Dicas adicionais:

Não deixe a bateria ao alcance de crianças e animais de estimação. Como dissemos ela tem seus perigos se usados de forma errada.

Não descarte uma bateria velha em lixo comum e sim em lixo seletivo especial de pilhas e baterias.
Em quase todas as cidades existem postos especiais para coleta destes resíduos, como exemplo Supermercados, Agências bancárias, Secretaria do Meio Ambiente e outros locais específicos onde é possível descartar estes materiais sem riscos a natureza.

Bateria foram feitos para serem usadas, então não precisa ficar paranóico para usar sempre da forma mais correta, pois são tantas variantes que podem afetar a vida da sua bateria. Deixá-a guardada por longos períodos pode não ser uma boa ideia!

Infelizmente não conseguiu seguir as dicas e a sua bateria já não tem aquele fôlego de quando acabou de comprar o notebook? Nesse caso, o mais indicado é a compra de uma nova bateria, confira o site da bringIT que é referência em baterias para notebook.

Sigas estas dicas, leia os demais posts do blog e mande sua dúvida, opinião e sugestão em nossos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Patrocínio bringIT – Soluções para Notebooks