O que gasta mais bateria no notebook?

bateria notebookQuando se fala em duração e consumo de energia da bateria no notebook existem muitos pontos a serem levados em consideração, para entender um pouco melhor sobre este assunto é importante dividir estes gerenciamento em:

– Hardware;
– Sistema Operacional;
– Softwares e Extensões.

O Gráfico abaixo demonstra uma média de consumo do hardware de um notebook, mas entender as demais partes citadas é muito importante.

 

Consumo médio da energia da bateria do hardware de um notebook

Consumo bateria Notbook bbaterias.com.br
Entenda mais:

 

Hardware:

São conjunto físico do notebook, como o processador, placa mãe, chipset, memória e inclua também a capacidade da sua bateria. A plataforma de hardware padrão pode ter um impacto significativo sobre o consumo de energia que vai desde velocidade do processador, o número de núcleos, se o processador foi projetado para dispositivos móveis, e a quantidade de RAM. Todas estas peças são fatores para se estimar a média de duração de uma bateria. No gráfico pode-se visualizar uma média de consumo de cada componente.

Sistema Operacional (Windows):

O sistema operacional do PC (Computador Pessoal) é responsável pela gestão de muitos dos dispositivos do sistema, fazendo trocas inteligentes entre desempenho e consumo de energia com base no uso. Ele permite que o usuário possa decidir a melhor forma de gestão de energia através de planos de energia e configurações. Os desafios nessa área é encontrar a melhor forma de gerenciar o gasto desta energia acordo com o seu tipo de uso diário do notebook.

Softwares e Extensões:

Esta é uma categoria geral que inclui outros dispositivos não nativos de um notebook, por exemplo novos programas, placas adicionais, drivers DVD, dispositivos externos, acessórios (gadgets) que utilizam portas USB entre outros. O uso destes pode ter um impacto significativo no consumo de energia e um único aplicativo pode impactar a vida da bateria em 20% ou mais.

Para se conseguir um equilíbrio neste consumo, vai exigir alguns esforços para ajustar cada uma dessas áreas e alguns destes ajustes são feitos de forma automática pelo próprio Windows, mas em muitas casos você vai precisar colocar a “mão na massa” se quiser um melhor desempenho. Se ocorrer um “problema” com um componente único, de qualquer área citada, poderá ter um impacto significativo no consumo de energia

Conseguir eficiência energética é o objetivo de todos, e é necessário uma especial atenção para cada um dos componentes citados, comece a realizar ajustes no plano de energia e você começará a ver resultados.

Confira mais dicas sobre economia da bateria.

Fonte: Interpretação do Blog das Baterias do Artigo do Blog do Windows

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.