O que é uma bateria de Íon-Lítio

bateria de ion litio

As baterias de Íons- lítio já existem há 200 anos e foram descobertas pelo químico físico Gilbert Newton Lewis, porém somente foram vendidas a partir dos anos 70. É o tipo de bateria de notebook mais usada atualmente.

 

 

 

São consideradas como as baterias para notebook recarregáveis com o melhor custo benefício, pois conseguem armazenar o dobro de energia que uma  de hidreto metálico de níquel (ou NiMH) e três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio (ou NiCd).

Exemplo:

Uma bateria de íon-lítio tem a capacidade de armazenar 150 watts hora em um quilo de bateria. Logo uma bateria com o mesmo peso, mas feita pelos materiais de NiMH  (hidreto de metal-níquel) consegue armazenar cerca de 75 watts hora. E uma bateria de níquel cádmio  nas mesmas condições de peso consegue armazenar apenas cerca de 50 watts hora.

 

Têm como principais vantagens As baterias de Íons de lítio sobre as de hidreto metálico de níquel e níquel cádmio:

  • Menor peso entre as baterias recarregáveis, pois os eletrodos de célula da bateria são feitos dos materiais de lítio .
  • O lítio é altamente reativo, aumentando assim a capacidade de armazenamento de energia.
  • Possuem uma grande capacidade de manter a sua carga. Aumentando assim a sua vida útil. Uma bateria de íon-lítio consegue suportar de 200 a 300 de ciclos de carga/descarga em média.
  • Não apresentam o temido efeito memória, o que significa que não é preciso utilizá-las até o total descarregamento, como acontece com as baterias do tipo NiMH e NicD.
  • Suas substâncias não são tóxicas.

Como Funciona Uma Bateria íon de Lítio?

Por muitos é conhecida como uma mini fábrica química. No interior, possui dois eletrodos formados por um metal ou algum material composto (a base de carbono, por exemplo), submergidos em um líquido que têm como missão fazer a condução (eletrólito). O conjunto de toda essa ação é o que nomeamos de célula. A bateria é formada por uma combinação de várias células.

bateria

Lembramos que esse é um resumo sobre como funciona o processo, para maiores informações acesse o link: how works a lithium ion battery  o conteúdo publicado está em inglês.

  •  Se conectada a um aparelho quando já carregada à bateria ocorre o fechamento do circuito elétrico. Ativando assim a uma série de reações químicas, gerando a produção da corrente.

descarg bateria

  • Já, se um carregador é conectado a bateria, ocorre um processo inverso fazendo com que a bateria seja recarregada. Quando ocorre um descarregamento e um carregamento completo há um ciclo completo da energia.

carga bateria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.