O que acontece quando uma bateria é aquecida até explodir?

553f92861b4a2

Recentemente, mostramos no Blog das Baterias algumas imagens sobre o funcionamento das baterias de íons de lítio em escalar molecular. Agora, apresentamos um vídeo ainda mais curioso sobre o comportamento de uma bateria ao ser aquecida até explodir.

Um dos grandes problemas do componente de lítio é a possibilidade de explodir ao atingir temperaturas muito altas. Pensando nessa questão, os pesquisadores da University College London (UCL) realizaram alguns testes para entender o que acontece com as baterias momentos antes de explodirem.

A pesquisa, publicada no importante jornal científico Nature, teve como objetivo principal entender como funciona o processo “termal runaway” – expressão que remete ao ciclo que antecede a explosão. Para obter resultados conclusivos, os cientistas aqueceram uma pilha até temperaturas extremas e registraram todo o processo com uma câmera térmica e um aparelho raio-X. Confira o resultado no vídeo abaixo:

“A destruição que vimos é muito improvável de acontecer em condições normais já que nós forçamos a bateria para que ela falhasse, expondo-a em condições bem distantes da recomendada para uma operação segura. Isso foi crucial para nós entendermos melhor como as falhas na bateria se iniciam e se espalham. Esperamos que a partir da utilização desse nosso método, a criação de baterias mais seguras possa ser aprimorada”, trecho do estudo traduzido pelo site Tecmundo.

Com diferentes estudos a respeito do funcionamento de baterias, parece que o desenvolvimento de novas tecnologias mais duradouras e seguras está cada vez mais próximo.

Enquanto isso, aguardamos o lançamento de novas pesquisas com mais novidades.

Fontes: Nature, Phys.org, Tecmundo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.