Novas baterias de lítio em estado sólido prometem dobrar autonomia de energia

25335.39915-Smartphone-bateria

A empresa Dyson, conhecida pela fabricação de aspiradores de pó, resolveu investir US$ 15 milhões em uma tecnologia que poderá dobrar a capacidade de armazenamento de baterias de íons de lítio.

Desenvolvida pela Sakti3, empresa formada por cientistas da Universidade de Michigan, a nova bateria é bem mais eficaz e barata do que as baterias convencionais. Ao utilizar eletrodos de lítio sólido no lugar de uma mistura de líquidos químicos, a Sakti3 conseguiu aumentar a capacidade de armazenamento para mais de 1.000 watts por litro por hora. As atuais baterias de íons de lítio armazenam apenas 630 watts por litro por hora.

As novas baterias também prometem ser menos poluentes e mais seguras. Por serem compostas por eletrodos de lítio sólido (componentes que não são inflamáveis), esse tipo de bateria não vaza, o que diminui o risco de explosão.

A nova tecnologia não deve se limitar apenas ao uso de smartphones, tablets, notebooks e carros elétricos, podendo ser utilizada também em fontes de energia renováveis. Dois bons exemplos são turbinas eólicas e painéis solares.

608x405_04

Nos eletrônicos, as baterias de estado sólido podem permitir a produção de aparelhos mais finos, leves e seguros, com o dobro de capacidade de energia. Já nos carros elétricos, as baterias Sakti3 são capazes de dobrar a atual corrente máxima de 300 milhas, aumentando o desempenho do automóvel.

A tecnologia também pode ser utilizada para diminuir o consumo de energia elétrica em casas e empresas. Isso é possível pois a energia captada por painéis solares pode ser armazenada em baterias de maior capacidade por mais tempo, fornecendo energia durante a noite ou em dias nublados.

Diferente de outras tecnologias, que geralmente têm sua aplicação limitada a smartphones, a bateria desenvolvida pela Sakti3 promete revolucionar as pesquisas sobre baterias de íons de lítio. Agora só resta esperar para que as baterias de estado sólido cheguem aos consumidores com preços realmente acessíveis.

Fontes: Canaltech, The Guardian

Imagens: TribunaHoje,  Carro Elétrico Brasil

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.