Fonte Universal x Fonte Compatível – Qual a melhor opção?

Fonte-Universal-X-Fonte-Compatível

Você já cometeu a incrível façanha de colocar um equipamento 127V em uma tomada 220V? Bem-vindo ao clube, pois eu mesmo já queimei um carregador de pilhas. Foi um dos primeiro modelos lançados!

Mas vamos falar aqui sobre fonte de notebook.

O ser humano, mesmo quando é muito cuidadoso, é passível de erro. Por isso, devemos tomar o máximo de cuidado quando tratamos de equipamentos elétricos. A nossa maior preocupação com esses equipamentos é, justamente, a Tensão, também conhecida no popular, como Voltagem.

A maioria dos equipamentos eletrônicos atuais não possuem mais o seletor de entrada de tensão, pois eles identificam a tensão na entrada, ou seja, a entrada é automática. Porém, na saída, a coisa não é a mesma. É sobre essa questão que iremos abordar agora.

Nos notebooks, a tensão de entrada pode variar de acordo com cada marca. Alguns com entradas variando de 12V até 22V. Essa é a questão mais importante a ser observada na hora da compra de uma fonte para notebook, caso você precise substituí-la por qualquer razão que seja.

Fonte Universal

Existem uma grande variedade de fontes universais para notebook no mercado, porém, essas fontes tem que oferecer diversas opções de tensão na saída, e em alguns casos não é oferecida a tensão exata que o seu notebook precisa. A regulagem mais comum nessas fontes universais é feita através do pino, por exemplo:

carregador fonte para notebook

Conforme a imagem acima, podemos observar que em cada pino tem gravado o valor da tensão, ou seja, é o pino quem informa para a fonte, quantos volts ela deve fornecer ao aparelho, logo, se o seu notebook trabalha com 18,5V e o pino compatível de uma determinada fonte universal fornecer 20V, você se depara com um problema sério.

De início, o seu equipamento pode funcionar, mas a médio ou longo prazo você terá algum problema ou com a sua fonte, ou ainda pior, provavelmente com o seu notebook, que poderá apresentar um desempenho anômalo ou até mesmo ter a sua fonte interna danificada, pois o equipamento que deveria trabalhar em 18,5V esta sendo alimentado por 20V.

Porém, se o seu produto for compatível com a fonte, ou seja, tiver a tensão correta de acordo com pino correto, este equipamento pode ser usado sem problema nenhum, desde que observados os demais critérios de compatibilidade.

Fonte Compatível (Paralelas)

Existem também no mercado, além das fontes originais, que muitas vezes são caras, as fontes compatíveis, também conhecidas como fontes paralelas, que em muitos dos casos são opções muito interessantes de compra.

A fonte compatível ou fonte paralela é uma fonte baseada no modelo original de um determinado produto oferecendo, na maioria vezes, exatamente as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto de tensão, corrente como principalmente o tamanho do pino, e por um preço muito mais atraente.

Algumas dessas fontes são tão boas quanto as fontes originais, e tem um preço muito parecido com os das fontes universais, porém oferecem exatamente as mesmas especificações indicadas pelo fabricante do seu notebook.

Conclusão

Concluindo: se você estiver com dúvidas sobre qual produto comprar, sempre siga as especificações do fabricante do seu notebook, dando preferência para uma fonte compatível/paralela que é totalmente equivalente a original do fabricante, evitando assim maiores despezas ou danos ao seu produto.

Indicamos entrar em contato com a bringIT que é especialista em fontes para notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.

84 Comments

  1. Olá Carlos! As nossas compras são efetuadas por meio do site https://www.bringit.com.br/. Contamos com um time de especialistas que dão todo o suporte necessário durante todo o processo de compra. Obrigado!

  2. ERQUERO COMPRAR UMA FONTE DE 18,5 DE VOLTAGEM POR 6,5 DE AMPERAGEM COM FONTE UNIVERSAL PARA NOT BOOK
    SERIA POSSÍVEL MANDAR POR E-MAIL O BOLETO PARA EFETUAR O PAGAMENTO

    DESDE JA GRATO PELA ATENSAO CARLOS 2´06 2016

  3. Olá Alesandro! Caso a fonte não possua a logo do seu notebook, será uma fonte paralela, independente da marca do fornecedor.

  4. Comprei uma fonte carregadora da marca power. Fontes carregadoras desta marca são denominadas compativel/paralela?
    são confiáveis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Patrocínio bringIT – Soluções para Notebooks