Entenda mais sobre resolução de telas


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente com as telas de notebooks, smartphones e televisores cada vez mais modernas estão evidenciados alguns termos como resolução, densidade de pixels e PPI. Mas você sabe o que significam esses termos e qual é a diferença entre cada um? Nós do Blog das Baterias vamos te explicar!

Resolução

Está relacionado a quantidade de pixel que é suportado, quanto mais a tela suportar, melhor será a qualidade de imagem, pois terá a possibilidade de contemplar mais detalhes na imagem. Ao longo desse texto, você verá conceitos importantes para entender as informações que definem a resolução de uma tela.

Pixels

pixels

 

Basicamente são pequenos pontos que formam a imagem quando ela é exibida digitalmente. Eles são divididos por linhas e colunas. A resolução demonstra quantos pixels é suportado em cada uma delas. Como, por exemplo, uma resolução de 300 x 225 pixels, indica que é suportado 300 pixels na linha e 225 pixels na coluna.

PPI (pixels per inch)

resolucao_desidadeppi

PPI indica a densidade de pixels por polegada, que medem quantos pixels “cabem” em uma determinada tela. E isso influencia totalmente na qualidade da imagem: quanto maior for o PPI, melhor será a qualidade das imagens. A Apple deu o nome comercial Retina, para a tecnologia das suas telas que suportam um maior número de pixels, por exemplo, onde teria um pixel existem quatro. Com isso é mais difícil os pixels serem percebidos a olho nu. É possível perceber a diferença na imagem acima, sendo a do lado direito com essa tecnologia. As outras marcas também utilizam essa tecnologia, mas não com o termo Retina para identificá-la.

Tamanho de telas

resolucao_tamanho tela

Na hora de medir o tamanho de uma tela é utilizado como medida padrão a polegada, sendo que uma polegada equivale a 2,54 centímetros. Como a grande maioria das telas são retangulares, é levado em conta a medida diagonal (como visto na imagem acima).  Um notebook pode ter 14 ou 17 polegadas, por exemplo, enquanto um celular 5 polegadas, por exemplo. Mas se for comparar dois aparelhos com o mesmo tamanho de tela e, uma tela suportar uma maior resolução, essa passará ao usuário uma melhor experiência em imagem, com mais detalhes.

Proporção das telasresolucao_proporcao tela

Existem proporções para as telas (chamadas também de aspect ratio), atualmente a maioria é retangular, sejam televisores ou notebooks, por exemplo. A proporção 16:9 é bastante utilizada, se refere que, ao dividir igualmente, teremos 16 partes na largura e 9 partes na altura. Existem outras proporções como 4:3, 5:4, 8:5,  21:9, entre outros.  E cada proporção precisa de um mínimo de resolução para ser preenchida, variando de caso para caso.

 Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.