Diferenças entre baterias de notebooks e ultrabooks

notebooks_ultrabooks_bateria_dest

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabe quais são as diferenças entre a bateria de um notebook e de um ultrabook? Na sua opinião qual dura mais?  Nós do Blog das Baterias informamos à você quais as principais diferenças!

Ultrabook versus  Notebook

O termo Ultrabook, foi criado em 2011 pela Intel, para definir um padrão de notebook com algumas especificações como, por exemplo, possuir processador Intel, rodar o Windows como sistema operacional, ter uma boa autonomia de bateria, ser fino e leve. Só que, para ter essas especificações, algumas coisas ficaram de lado, como por exemplo, não ter drive óptico  para assegurar uma espessura mais fina. Nas baterias é utilizado a tecnologia de polímero de lítio, elas possuem uma maior densidade de energia e um formato mais compacto. Além de um preço mais elevado devido ao seu processo de fabricação, estando presente também em notebooks da Apple, MacBook Air de 13 polegadas.

Ciclos de bateria

notebooks_ultrabooks_battery_celulas

As baterias dos notebooks atuais são feitas de íons de lítio, formadas por pequenas células, como estas na imagem acima que, dependendo do modelo, pode ter de duas até doze células. O ciclo de uma bateria, que é uma das maneiras de medir a sua vida útil, se refere ao período de carga com 100% até chegar a zero. Por exemplo, se você utilizou 50% e em seguida carregou totalmente a bateria e, no outro dia ocorreu o mesmo completa, então, um ciclo e não dois. O ciclo de bateria funciona da mesma forma em notebooks e Ultrabooks.

Os Ultrabooks têm em média mais ciclos de baterias do que os notebooks, por consequência, teoricamente maior vida útil. Enquanto normalmente o padrão da Intel de ultrabook tem, em média, 500 ciclos de bateria, os notebooks vêm de fábrica com uma média de 300  ciclos; mas, é claro que pode ser maior, variando em cada modelo.

Duração de bateria

notebooks_ultrabooks_battery

A duração média da bateria de um notebook fica em torno de duas à três horas, enquanto os Ultrabooks podem durar de cinco à oito horas, podendo chegar até 10h.

A capacidade em mAh da bateria varia dependendo do número de células que contém na nela.

O tempo de duração da bateria altera de acordo com cada usuário, interferindo diretamente na maneira como ele utiliza. Além de alguns detalhes como o tamanho da tela, processador utilizado, possuir placa de vídeo mais poderosa ou não.

 Detalhes a considerar 😉

Se você vai comprar um Notebook e tem dúvida em escolher entre um Ultrabook ou não é interessante analisar quais são as suas necessidades.  Se você precisa de um aparelho com mais leveza, praticidade e que tenha maior autonomia para levar em vários lugares, o Ultrabook é a melhor escolha. Claro,  que você precisa estar disposto a pagar um preço mais elevado em relação aos notebooks 😉

Dicas Blog das Baterias

Além disso, saiba usar de forma a otimizar a duração da sua bateria. Como por exemplo:

  • Mantenha a ventilação de ar sempre livre;
  • Não deixe a bateria chegar a níveis críticos; e
  • Quando possível, utilize o aparelho na tomada para economizar a vida útil da bateria.

Se você precisar de uma nova bateria para o seu Notebook ou Ultrabook, nós da bringIT podemos te ajudar!

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.