Entenda as diferenças entre as baterias de Li-ion e Li-po

parque-notebook

Uma das grandes propostas de um notebook é trazer mobilidade e conforto para o usuário. Contudo, por mais mobilidade que um notebook possa ter, as baterias não aguentam longas horas fora da tomada, entenda as diferenças entre as baterias Li-ion e Li-po.

Entre os notebooks comercializados atualmente, as baterias mais comuns são as de íons de lítio (Li-ion), mas a verdade é que outra tecnologia de bateria está ganhando espaço: as de polímeros de lítio (Li-po). As tecnologias são diferentes, mas o funcionamento de ambas é bem parecido e se dá a partir da movimentação de elétrons. Inclusive, é esse fluxo de vai-e-vem de elétrons no interior do componente que o mantém saudável. Veja abaixo as características desses dois tipos de baterias e aprenda escolher um notebook de alta autonomia!

Baterias de íon de lítio

As baterias Li-ion são as mais usadas em eletrônicos atualmente. Elas são mais complexas e temperamentais que as precedentes: Ni-Cd (nickel-cadmium) e Ni-MH (Nickel-metal hydride), uma vez que o lítio é um material muito instável. Contudo, essas baterias possuem uma densidade energética de duas a três vezes maior que as baterias Ni-MH (considerando duas baterias do mesmo peso), variando de acordo com a técnica de fabricação utilizada.

Para tornar as baterias confiáveis, todas as baterias Li-ion usadas comercialmente possuem um tipo de circuito inteligente, que monitora a carga da bateria, que interrompe o carregamento quando a bateria atinge uma tensão limite e suspende o fornecimento quando a bateria está quase descarregada, a fim de evitar o descarregamento completo. Outra vantagem é que elas não possuem o efeito memória. Dessa forma, descarregar a bateria completamente antes de carregar acaba servindo apenas para desperdiçar um ciclo de carga/descarga.

Exemplo de bateria com 6 células

É importante mencionar que a bateria Li-ion dos notebooks são compostas de três a nove células independentes. O circuito não tem como monitorar a tensão individual de cada célula, mas apenas do conjunto. Isso faz com que, em situações onde as células fiquem fora de balanço, ou em casos onde uma das células apresenta algum defeito, o circuito passe a interromper o fornecimento de energia após pouco tempo de uso. Surgem então os famosos casos onde uma bateria que originalmente durava 2 horas, passa a durar 20 minutos, por exemplo.

Sendo o lítio um metal extremamente instável, que reage com outros elementos, essas baterias envelhecem, mesmo que não sejam usadas. Por isso, a descrição dos ciclos de recarga de uma bateria, que representa a durabilidade das baterias.

Atualmente temos notebooks com super baterias, um exemplo é o Dell XPS 13, com duração média de até 12 horas. O dispositivo tem seu rendimento elevado graças à bateria de íons de lítio de 4 células, com 56 Wh. O notebook apresenta ainda display quad HD de 13 polegadas, processador Core i5 de 2,3 GHz, RAM de 8 GB e armazenamento de 128 GB. Tem autonomia de até 18 horas e 14 minutos (Navegação wireless na Web) com tela FullHD, a mais longa duração de bateria em comparação com qualquer produto de 13 polegadas.

Se quer saber mais sobre Por que baterias de íons de lítio perdem capacidade com o tempo?, confira: http://bbaterias.com.br/bateria-notebook/artigos-bateria/por-que-baterias-de-ions-de-litio-perdem-capacidade-com-o-tempo

Bateria de polímero de lítio

Li-po são baterias “secas”, que utilizam um tipo de filme plástico como eletrólito, em vez de utilizar líquido. Este eletrólito assemelha-se a um filme parecido com plástico que não conduz eletricidade mas permite a troca de íons. Isto simplifica o design da bateria, o que permite produzir células ultra-finas. A grande vantagem nesse caso é que elas oferecem uma grande flexibilidade no formato, permitindo que o fabricante aproveite melhor o espaço disponível (criando uma bateria retangular longa e fina, por exemplo), sem ficar preso ao formato cilíndrico das células Li-Ion convencionais.

bateia-li-po

Exemplo de bateria Li-po de notebook

Suas vantagens incluem uma maior densidade de energia e uma bateria que pode ser pequena, leve e fina. As baterias de polímero de lítio podem ser feitas em qualquer formato e capacidade e podem ser tão finas como 0,5mm. Elas oferecem o dobro da capacidade de energia de uma bateria de íons de lítio do mesmo tamanho.

celula-ultra-fina-li-po

Exemplo de célula de polímero de lítio ultrafina

Assim, as Li-Po possuem uma densidade maior, ou seja, uma bateria deste tipo consegue oferecer mais carga do que uma Li-Ion do mesmo tamanho; resultando em uma quantidade de carga maior. Contudo, as baterias de Li-Po perdem em um ponto importante: o preço. O custo para a sua produção supera aquele empregado para criar as baterias de íon de lítio.

Um exemplo de um notebook com uma super bateria interna de polímero de lítio é o MacBook Air de 13 polegadas, com capacidade de 54 watts/hora, aguenta até 12 horas de navegação wireless na web, 12 horas de reprodução de vídeos e 30 dias em modo de espera. O display de 1440 x 900 acompanha a câmera FaceTime HD (720p). Na parte interna, processador Core i5, 4 GB de RAM e capacidades de armazenamento de até 512 GB completam as especificações.

#dicabringIT: os fabricantes alertam que a duração real da bateria pode ser consideravelmente menor do que a dos resultados dos testes e varia de acordo com fatores como configuração e uso do produto, software, uso, condições operacionais, configurações de gerenciamento de energia, entre outros. A duração máxima da bateria diminuirá com o tempo.

 

Notou as diferenças entre esses dois tipos de baterias para notebook? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem pra gente!

Caso precise de uma bateria nova para seu notebook, na bringIT Soluções para notebooks, você encontra o modelo compatível com seu notebook, além de contar com o suporte de especialistas e as melhores condições de compra!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.