Conheça a microbateria de íons de lítio que pode revolucionar a tecnologia

1-highperforma

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, não é nenhuma surpresa o lançamento de baterias cada vez menores. Dessa vez, a novidade diz respeito a uma micro bateria capaz de fornecer energia a chips e pequenos dispositivos.

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Illinois na Urbana-Champaign, a pequena bateria é resultado de uma combinação de litográfica holográfica 3D e fotolitografia 2D. “Nós utilizamos litografia holográfica 3D para definir a estrutura interior dos eletrodos e fotolitografia 2D para criar o formato do eletrodo que queríamos”, explica Hailong Ning ao site PhysOrg. O engenheiro complementa ainda que a utilização desse novo método permite controlar o processo de formação do componente, o que oferece mais flexibilidade para o armazenamento de energia.

Como resultado, a microbateria consegue carregar uma corrente de 5 mAh e acender uma luz LED. A ideia é que a pequena bateria possa ser usada em transmissores sem fio, assim como implantada em dispositivos médicos ou em qualquer outro produto com pequenas proporções que necessite de uma fonte própria de energia.

Fontes: Phys.org, PNAS, Gizmodo

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.