Como proceder com o primeiro carregamento de uma bateria para notebook?

primeira carga bateria notebookComparado a alguns anos atrás, adquirir um notebook está muito mais fácil. Na hora da compra pesquisamos a marca, o modelo, a capacidade do processador, a capacidade da memória e algumas outras características que consideramos importantes. O fato é que dificilmente nos preocupamos com a bateria que este notebook possui, no máximo perguntamos qual a sua duração. Na primeira utilização nos vem a cabeça:

Será que devo fazer com esta bateria o mesmo que é feito com as dos celulares? Ou então, devo deixar esta bateria carregando 24 horas?
Este tópico tem por intenção ajudar aqueles que acabaram de comprar um notebook e não sabem ainda como tratar sua nova bateria.

Após reunir informações de fabricantes de baterias, fóruns, manuais e também livros sobre o funcionamento da bateria posso listar as seguintes recomendações:

1) Efetuar a calibragem da bateria.

Para mais detalhes visite nosso artigo “Por que efetuar calibrar a bateria do meu notebook?” e também o tutorial “Como calibrar a bateria para notebook” . Estes procedimentos são indicados na primeira utilização da bateria e após feito a primeira vez executar novamente uma vez ao mês.

2) Sempre que possível manter a bateria com o energia entre 40% e 60%

Ou seja, quando a bateria estiver com aproximadamente 40% coloque-a para carregar, assim que ela atingir os 60% você poderá desconectar e deixá-la funcionando somente na bateria novamente até que atinja 40%, desta forma você evitará que ela perca um ciclo completo por carregamento e também evitará o sobre aquecimento da bateria.

Quando uma bateria é carregada sua temperatura interna aumenta, normalmente aos 100% a temperatura das células é de aproximadamente 45º, a temperatura é um dos principais fatores na diminuição da vida útil da bateria.

3) Evite expor a bateria a altas temperaturas.

A temperatura recomendada para uma bateria é entre 15º e 20º.

Um exemplo de como não utilizar a bateria de forma correta é deixar o notebook com a bateria dentro de um carro fechado em dia de muito calor. Isto pode reduzir consideravelmente a vida útil de uma bateria composta por íons de lítio.

 

4) Caso o notebook não seja usado por mais de uma semana

Efetue o carregamento da bateria até 60%, retire-a do notebook e guarde em um lugar cuja temperatura não exceda 25º , o recomendado é colocá-la dentro de um plástico anti-estático e lacrar a embalagem para que não entre poeira nos contatos da bateria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.