Como funciona os ciclos da bateria de notebook?

ciclo bateria

As baterias de íons de lítio são comuns em notebooks e também em muitos outros aparelhos eletrônicos recarregáveis. Com o passar do tempo e a forma de uso, elas podem eventualmente precisar de substituição.
Uma forma de medir a vida útil da bateria é o chamado CICLO de carga.

Além de serem mais leves as baterias de lítio podem ser recarregadas a qualquer momento, sem a necessidade de completar um ciclo completo de carga e recarga.

Veja mais:

ATENÇÃO: Nunca deixe sua bateria com baixos níveis de carga e evite ao máximo descarregar a bateria a ponto de o notebook desligar. As baterias de lítio possuem inúmeras vantagens, porém, evite deixar a carga inferior à 25%, iniciando a recarga imediatamente.

Como funcionam os ciclos da bateria:
Para explicar como funciona a medição dos ciclos, vamos criar um exemplo de utilização:

  • Exemplo 1

Você utiliza seu notebook até consumir metade da sua carga (50%) e então recarrega totalmente.
No dia seguinte, você faz o mesmo uso e consome novamente a meia carga da bateria (50%), completando 1 ciclo completo.

dia 1 dia 2 utilização
50% + 50% = 100% (1 Ciclo completo)

Mas isto também serve para cargas menores, de porcentagens diferentes, e também para períodos de dias distintos. Confira o gráfico abaixo com um exemplo de cargas diferenciadas/parciais.

  • Exemplo 2

ciclos bateria de notebookCiclo total de carga: Equivale a usar e recarregar 100% da capacidade carga de uma bateria

Perceba que no gráfico acima o primeiro ciclo só se completa quando está na metade da 4ª carga parcial. O segundo Ciclo se dá pouco antes do final da carga de 70%.
Inicialmente, parece complicado, mas no fundo é bem simples. Basta somar as cargas parciais até chegar a 100% e a sobra pertence ao ciclo seguinte.

 

Carga Rápida

Grande parte das baterias de íons de lítio utilizam o formato carga rápida para recarregar seu notebook até chegar a 80% da capacidade da bateria. Após isto, ele muda para carga lenta até completar os 100%.

Exemplo: Sua bateria levará 1 hora para carregar 80% e mais 1 hora para carregar os 20% da carga restante, somando 2 horas para ter uma carga completa. (cada modelo de notebook tem um tempo diferenciado de recarga)

 

Grafico carga rápida bateria notebook
Fonte: Apple Baterias

Salientamos que em casos de baterias com uma certo tempo de uso destes ciclos, o desgaste natural vai ficando mais evidente. Baterias com mais de 2 anos de uso tendem a ter um nível elevado de desgaste e em alguns casos quase inutilizando a bateria.

Baterias não duram para sempre e eventulamente vão precisar ser trocadas.  Caso necessite de um novo produto, compre com que é especialista em baterias para notebook – bringIT

 

 

 

 

<table style=”text-align: left; width: 503px; height: 60px;”
border=”0″ cellpadding=”2″ cellspacing=”2″>
<tbody>
<tr>
<td></td>
<td></td>
<td></td>
</tr>
<tr>
<td></td>
<td></td>
<td></td>
</tr>
</tbody>
</table>
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.