Como fazer a clonagem do sistema operacional para o SSD

instalando_ssd

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você comprou um SSD para o seu notebook e quer saber como transferir o sistema operacional para ele?  Nós do Blog das Baterias mostramos para você!

O processo de clonagem deve ser feito antes de fazer a troca. Se você quer saber como instalar o SSD no seu notebook, acesse esse post. 😀

Trocar o HD pelo SSD proporciona para o seu notebook ou Desktop um melhor desempenho e, uma maior velocidade ao abrir arquivos e programas. Além de ficar menos sujeito à perdas de arquivos em caso de quedas do notebook, se comparado ao HD.

Se você irá efetuar a troca e, não ter que instalar novamente o sistema operacional, é possível realizar a clonagem dos dados do sistema operacional do seu notebook para o SSD. Para fazer essa clonagem será necessário utilizar um programa específico, pois, se você copiar os arquivos “manualmente” não será possível iniciar o Windows, porque os arquivos do sistema não serão copiados.

Antes de efetuar a clonagem

Será necessário um adaptador SATA/USB ou um case HD, como na imagem abaixo. Com o SSD em mãos, apenas o coloque no case ou no adaptador e conecte ao notebook para começar a clonagem.

instalar_ssd_case

Provavelmente o seu SSD terá um menor espaço de armazenamento que o HD. Por isso, se certifique que haja espaço suficiente, para isso:

  1. Pressione as teclas Win e E, e será aberto uma nova janela;
  2. No canto esquerdo, encontre o disco C e clique com o botão direito em cima do ícone e vá em Propriedades;
  3. Na janela que será aberta, clique na aba Geral para verificar o espaço utilizado, é necessário que seja menor que a capacidade de armazenamento do SSD. Se estiver maior, exclua alguns arquivos.

instalando_ssd_so

instalando_ssd_desfragmentarEm seguida, é indicado fazer a desfragmentação do disco.  É possível acessar essa opção seguindo os mesmo passos para verificar se existe espaço suficiente e, em vez de clicar na aba geral,  selecionar a aba ao lado (Ferramentas), ou seguir os passos abaixo:

  1. Acesso o Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Ferramentas Administrativas;
  2. Clique na opção Desfragmentar e Otimizar unidades;
  3. Será aberto uma janela para você selecionar qual unidade deseja desfragmentar, neste caso unidade C.
  4. Para finalizar, clique em Otimizar.

Lembrando que deve ter o acesso “administrador”, para executar a desfragmentação. 😉

Programas indicados

instalando_ssd_programa

Se você comprar um SSD da Kingston, ela disponibiliza no site oficial da marca o Acronis True Image, um software que permite a clonagem do sistema e outras funções. A Transcend também disponibiliza um programa para efetuar essa ação, o SSD Scope  Além disso, se o seu sistema operacional é o Windows, um programa indicado é o  MiniTool Partition Wizard. Se você possui um Macbook, um programa compatível com seu sistema operacional é o Carbon Copy Cloner. Outro programa recomendado é o Clonezilla, que é compatível com os sistemas operacionais anteriormente citados, além do Linux.

Em cada programa que indicamos, o processo de clonagem será de uma maneira diferente. Porém, são bem intuitivos e de fácil aprendizagem.

Dica Blog das Baterias 😉

Adquirindo um Caddy, que é um adaptador, é possível deixar o seu notebook com o HD e o SSD ao mesmo tempo. O adaptador ficará no lugar do drive óptico, consequentemente é importante que seu notebook tenha esse drive.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.