Cientistas desenvolvem bateria mais fina que um fio de cabelo

imagem.php

Não é nenhuma novidade o lançamento de um novo tipo de bateria. Areia, carbono e combustível são alguns dos componentes que já foram utilizados para produzir energia, provando que não há limites para novas descobertas.

O resultado são baterias cada vez menores e com uma capacidade de armazenamento ainda maior. Prova disso foi a criação de uma bateria 80 vezes mais fina que um fio de cabelo humano.

Desenvolvida por cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, a pequena bateria é formada por nanoporos que têm o tamanho de um grão de sal e que possuem os componentes necessários para produzir corrente elétrica.

Quanto ao desempenho, essas nanobaterias têm o triplo de vida útil e podem ser carregadas completamente em apenas 12 minutos, além de poderem ser recarregadas quantas vezes forem necessárias.

Apesar das inúmeras vantagens, a produção em grande escala tem como principal barreira os preços elevados dos materiais utilizados na sua produção. O uso comercial das nanobaterias deve se tornar realidade apenas nos próximos cinco ou dez anos.

Fonte: Canaltech

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.