Baterias descartadas de notebooks podem ser usadas para iluminar casas

developing.batteriesx299

Somente nos Estados Unidos mais de 50 milhões de baterias de computadores portáteis são jogadas fora. São quantidades impressionantes, não é mesmo? E como será que essas baterias poderiam ser reaproveitadas de forma inteligente e proveitosa para pessoas menos afortunadas?

Um estudo realizado na Índia pela IBM e pela Radio Studio pode trazer um uso interessante para essas peças: iluminar residências em países em desenvolvimento. Segundo os dados divulgados, pelo menos 70% dos objetos descartados ainda possuem capacidade suficiente para alimentar uma lâmpada de LED durante quatro horas por dia durante um ano inteiro. Que tal?

O que empolga os pesquisadores é que o custo disso seria bem inferior ao uso de painéis solares com baterias recarregáveis. Vikas Chandan, cientista do Smarter Energy Group (que liderou o projeto), afirma que “o componente mais caro para esses sistemas normalmente é a bateria. Neste caso, a parte mais cara estaria vindo do lixo”.

Os pesquisadores removeram e testaram individualmente as células internas das baterias descartadas para selecionar as que ainda poderiam ser aproveitadas. As peças foram recombinadas, reajustadas e entregues para testes: cinco pessoas que vivem em favelas de Bangalore.

imagem

Três meses depois, as respostas foram positivas. No entanto, as solicitações mais comuns de quem testou a novidade foram lâmpadas mais brilhantes e cabos resistentes a ratos. O plano já está sendo revisado desde então.

É interessante constatar que a IBM não pretende transformar a proposta em um negócio lucrativo. Ao que tudo indica, a tecnologia deve ser oferecida gratuitamente a países com piores condições financeiras. Na Índia, por exemplo, há cerca de 400 milhões de pessoas que não possuem acesso à rede de energia elétrica.

Fontes: MIT Technology Review, Olhar Digital, Liliputing

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.