Bateria ou fonte, qual devo comprar?

fonte_bateria_tomada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seu notebook está apresentando problemas e deixando você na mão? Não está carregando mais? Quer saber se o defeito está na fonte ou na bateria?  Nós do Blog das Baterias lhe mostramos como diferenciar a causa!

Problemas na fonte/carregador e na bateria podem ser confundidos e, isso pode ser mais comum do que você pensa! Veja um exemplo: quando o seu notebook simplesmente passa a não carregar mais a bateria, qual peça será que está com problema? A bateria? A fonte? Por isso, conhecer maneiras de como testar essas peças ajuda você a resolver o problema e se livrar de muita dor de cabeça.

Descobrindo onde está o problema

Para saber se o problema está na sua bateria ou na fonte do seu notebook é possível fazer alguns testes, como por exemplo, utilizar o notebook somente na bateria ou ainda, se for possível, testar outra fonte e bateria em bom estado. Esses testes ajudam a identificar a causa do problema. Exemplificando, ao fazer o teste de troca de fonte e verificar que o problema persiste, é mais provável que o problema esteja na bateria.

Mas, lembre-se de utilizar fonte e bateria apenas  compatível com a do seu notebook, para isso se atente para algumas especificações como amperagem e voltagem (veja mais sobre isso no final deste do texto. 😉

Em alguns notebooks, como os das marcas Dell e HP  é possível verificar onde está o problema pela setup da BIOS. Dessa forma, não terá erro na hora da compra!

fonte_bateria_bios_ph

fonte não reconhecida

Para isso:

  1. Acesse a setup da BIOS do seu notebook, neste link explica como.
  2. Dependendo da marca do notebook, as telas irão ser um pouco diferentes, por isso procure por categorias, com termos como: Baterry info, Ac adapter info e Device info, que são os mais utilizados.
  3.  Ela irá informar se tem algum problema, se houver termos negativos: none, no e not, como no exemplo da imagem acima, o notebook não está reconhecendo a fonte. Neste caso, uma possível solução seja a substituição da fonte.

Em alguns notebooks, quando ocorre algum problema relacionado a fonte (AC Adapter), o sistema informa ao usuário que tem algo errado. Por meio de mensagem, como está abaixo:

fonte_bateria_hp

O sistema operacional pode também informar ao usuário uma mensagem como “Considere a troca da sua bateria”, quando o problema estiver relacionado à bateria.

Pino interno

fonte_bateira_pino_interno

O pino interno está localizado no plug do carregador/fonte de alimentação que conecta no notebook, alguns modelos possuem esse pino e outros não. Nos notebooks que possuem o pino interno, é interessante você verificar se fisicamente não existe nenhuma alteração, como por exemplo, ele estar quebrado, assim não passará a energia da tomada ao aparelho. Se for possível, indicamos que teste outra fonte compatível, pois ele também pode apresentar problemas. Por exemplo, se tiver algum defeito, mesmo a fonte estando boa, não irá carregar a bateria ou pode ser que o carregador nem seja reconhecido.

Dicas Blog das Baterias 😉

Além disso, algumas dicas simples podem ajudar a descobrir a causa do seu problema:

  • Ao retirar a bateria, verifique se não tem nenhum conector danificado ou empoeirado;
  • Reparar na carcaça da bateria e da fonte, além do cabo de energia, veja se não tem nenhuma alteração ou anormalidade;
  • Analisar se o pino do conector da fonte está com algo anormal e, se ao plugar ou desplugar a fonte no notebook, está com sensação de estar solto, podendo ser problema no DC Jack;
  • Verificar se a fonte está aquecendo mais que o normal, e;
  • Levar em conta a vida útil da bateria, pois com o passar do tempo, a bateria não consegue segurar a mesma carga de quando era nova.

Assim, se tiver o problema de seu notebook não carregar mais, tente esses testes e siga estas dicas 😉 Facilitará a sua vida e ajudará a resolver o seu problema.

Agora que você já sabe qual é a peça certa para comprar, para saber escolher a bateria certa clique aqui. E, se caso for necessário comprar uma fonte nova, acesse aqui.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.