A bateria do MacBook não carrega mais

bateria do MacBook nao carrega mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A bateria do seu MacBook simplesmente parou de carregar? Esse problema pode ser causado por diversos motivos e, não apenas quando existe um defeito na bateria. Quer descobrir o que pode estar provocando isso? Nós do Blog das Baterias contamos para você!                                          

Existem algumas situações mais comuns em MacBooks que estão com problemas no carregamento da bateria, como por exemplo:

  • A fonte do Mac fornece a carga da bateria de maneira descontínua e pausada;
  • O conector do MagSafe (ou do seu notebook) apresentam algum tipo de defeito físico;
  • O MagSafe não carrega;
  • Durante o uso do adaptador, a peça tem um aquecimento maior que o normal, e;
  • Ao conectar o MagSafe, se visualiza uma faísca.

A boa notícia é que, dependendo da causa do problema, a solução pode ser bastante simples. 🙂

Causas da bateria do MacBook não carregar mais

Muitas vezes, um simples detalhe pode ser a razão desse problema no seu Mac, por isso, é preciso estar atento na hora de identificar a causa do defeito.  

  • Tomada utilizada

bateria do MacBook nao carrega mais tomada

Se você é daqueles que sempre usa o seu Mac conectado apenas em uma tomada específica, é indicado utilizar outra e verificar se o problema persiste. Com o tempo, as tomadas podem não fornecer energia elétrica de maneira contínua, atrapalhando diretamente no carregamento do seu aparelho.  

Outro detalhe relacionado à rede de energia elétrica utilizada que é recomendado analisar:

Ruído da linha: desconecte o adaptador da tomada e aguarde um minuto antes de conectá-lo novamente. Se o carregamento ocorrer normalmente depois disso, é provável que a causa seja um ruído na linha. Nesses casos, é indicado fazer esse procedimento periodicamente, pois existe um recurso de proteção contra sobretensão que, ao detectar um ruído residual, desliga a fonte.

  • Conectores

bateria do MacBook nao carrega mais

Verifique se os conectores, localizados no Mac e no adaptador, apresentam alguma sujeira ou defeito físico. Se eles estiverem sujos, desligue o Macbook e desconecte o carregador da tomada, para fazer a limpeza (indicamos o uso de um cotonete para essa operação). Em seguida, ligue o aparelho e conecte o adaptador na tomada, se a causa for apenas a sujeira, com a limpeza o carregamento voltará ao normal.

  • Problemas com hardware e energia

É possível que o motivo da  falta de carregamento não seja um problema físico e, sim, um problema de hardware. Por isso, indica-se fazer a redefinição do SMC (Sytem Management Controller). Dessa forma, se existir um defeito no hardware que impeça o carregamento, redefinir o SMC corrigirá a situação na maioria dos casos. Para isso, siga os passos abaixo:

bateria do MacBook nao carrega mais

  1. Desligue o seu MacBook.
  2. Conecte o adaptador de energia em um tomada.
  3. Ao mesmo tempo, pressione durante cinco segundos as teclas: Option + Control + Shift + Power, como o exemplo da imagem acima.
  4. Aperte a tecla de Power para inicializar o aparelho.
  • Faísca ao ligar o adaptador MagSafe na tomada

Se, ao conectar o adaptador na tomada, você ver uma faísca , dependendo do local que ela sair, pode ser um problema. Quando a faísca sai dos pinos da lâmina do plug é normal, porém, se ela ocorrer em outro local, é preciso trocar o adaptador, pois, usar a peça com defeito é muito perigoso e interfere no carregamento do seu aparelho.

  • Defeito físico

bateria do MacBook nao carrega mais

É bem  comum o defeito no cabo CC – liga o conector MagSafe ao adaptador -, e interfere diretamente no carregamento do seu Mac, se ele estiver parecido com o da imagem acima, é possível que esteja apresentando um problema chamado de alívio de tensão, onde o cabo se separa de uma das extremidades que é conectado. Para saber se este é o caso do seu Mac, ao movimentar o aparelho, repare se o indicador LED muda de cor, apaga ou acende. Atenção! Não é indicado usar o cabo apresentando esse defeito, ok?

Dicas Blog das Baterias:

Essas dicas irão ajudar você a evitar problemas futuros com o adaptador de energia do seu MacBook:

  • Mantenha os softwares sempre atualizados;
  • Limpe os conectores MagSafes periódicamente;
  • Deixe o adaptador em local ventilado, nada de cobertas ou locais com sol. Se a peça aquecer muito, existe um recurso que o carregador desliga sozinho para evitar problemas;
  • Use tomadas em boas condições;
  • Utilize um adaptador compatível com o seu Mac.

Vai precisar trocar a fonte ou a bateria do seu Mac? Conte com quem é especialista!

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.