8 dicas indispensáveis sobre baterias para notebook

 

Battery Charge

Aumentar a vida útil das baterias recarregáveis virou o desafio do século… Tudo por que elas duram cada vez menos, necessitando de recargas constantes e consequentemente precisam ser substituídas.

Enquanto ainda não inventaram uma solução mágica que acabasse com esse problema, apresentamos algumas dicas bem importantes que podem prolongar a vida útil da bateria do seu notebook. Confira!

 1º As baterias não “viciam”

Se antigamente as baterias sofriam do famoso efeito memória e ficavam “viciadas”, atualmente esse risco não existe mais. Graças a nova composição das baterias, formadas por íon de lítio, o componente dispensa o cumprimento de ciclos de cargas e recargas completos.

2º Ciclos de recarga 

Apesar de não sofrerem mais com o efeito memória, isso não significa que não se deve seguir alguns cuidados para impedir que os ciclos se completem rapidamente.

o-que-não-fazer-com-a-bateria-de-notebook-2

Normalmente, um componente possui cerca de 350-450 ciclos (dependendo do modelo da bateria), que corresponde até 3 anos de uso. Cada vez que a bateria atinge 100% de carga, um ciclo de completa. Por isso, é importante não deixar que o seu notebook atinja níveis críticos de energia. O recomendado é recarregar a bateria até 80% e descarregar até 30%, impedindo assim que um ciclo de carga se complete e o desgaste do componente aumente. Entenda mais sobre o funcionamento dos ciclos da bateria aqui.

3º Como proceder na 1º recarga

Quando se compra um notebook ou smartphone uma das primeiras dúvidas que surgem é sobre a duração da 1º carga. Algumas pessoas são orientadas erroneamente a deixar o aparelho carregando por até 8 horas.

A maioria dos eletrônicos já vem carregados parcialmente de fábrica, portanto já chegam às mãos dos consumidores com uma quantidade de energia. Nessa situação, o consumidor deve iniciar a recarga e deixar o aparelho carregar até a carga completar, o que pode levar aproximadamente 3 horas. Para saber o tempo exato, consulte o manual do fabricante.

Também é indicado realizar a calibragem da bateria do notebook. Algumas baterias podem vir com as células desniveladas de fábrica, o que acaba pode ocasionando o mau funcionamento do componente. A realização do procedimento irá garantir o bom funcionamento do aparelho. Para entender mais sobre o procedimento clique aqui.

 Precauções

4º Evite altas temperaturas

Evite expor a bateria a altas temperaturas, pois isto, além de descarregá-las mais rápido, pode causar danos permanentes.

A recomendação também é válida na hora recarregar o aparelho, momento que o notebook dissipa muito calor. Para evitar danos a bateria, procure deixar o notebook carregando em lugares frescos e arejados.

 5º Não utilize carregadores genéricos

Evite utilizar carregadores universais. O ideal é utilizar modelos originais ou carregadores certificados, mesmo que sejam de marcas diferentes da marca original. A maioria dos carregadores genéricos não fornecem a quantidade correta de energia que o seu notebook necessita, fazendo com que o aparelho não funcione ou sofra algum dano.

6º Armazenamento

HP-G42-copy1

Caso seja necessário deixar o seu notebook sem utilização, não armazene a bateria totalmente carregada ou descarregada por muito tempo. Isso pode causar danos permanentes e até mesmo inutilizar o equipamento. O ideal é armazená-la com 60% de carga. Isso é necessário pois a bateria sofre reações internas e passa a descarregar se ficar se uso.

7º Realize recargas periódicas

Por mais que você sempre utilize o seu notebook conectado à tomada, é importante deixar a bateria descarregar/carregar pelo menos 3x no mês. Assim como mencionamos no item anterior, as baterias químicas precisam de movimento para oferecer um bom desempenho.

8º Não tente consertar a bateria do notebook

Na internet é possível encontrar diferentes soluções milagrosas para consertar a bateria do notebook, como trocar as células, congelar o componente, entre outros – vale lembrar que não há nenhum teste científico que comprove a eficácia desses procedimentos.

Em caso de dúvidas, o mais indicado é procurar uma rede de assistência técnica de confiança ou autorizada pelo fabricante de seu notebook para avaliar o que está ocorrendo.

Ficou com alguma dúvida ainda? Deixe sua pergunta nos comentários!

banner-precisando-de-bateria-de-notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.