8 dicas imperdíveis para economizar bateria no notebook

web-notebook

Existe situação pior do que ficar sem bateria no momento que mais se precisa utilizar o notebook? Na tentativa de driblar o inevitável, muitos consumidores utilizam diferentes recursos capazes de reduzir o consumo de energia da bateria, mantendo o aparelho mais tempo longe da tomada.

Diminuir o brilho da tela, desativar o Wi-Fi e configurar as opções de energia são algumas das medidas mais utilizadas pelos consumidores e que podem sim fazer bastante diferença na duração da bateria do seu notebook. Pensando nisso, o blog bringIT reuniu 8 dicas imperdíveis para economizar energia.

Antes de apresentamos as dicas, é importante que você entenda primeiramente o que mais consome a bateria do seu notebook. O gráfico abaixo demonstra uma média de consumo, confira:

Para entender o que contempla cada categoria, confira o post completo O que gasta mais bateria no notebook?

image_thumb_3

Agora que você já sabe o que gasta mais energia do seu notebook, vamos às dicas.

1º Diminua o brilho da tela

Conforme observado no gráfico, a tela do notebook é um dos fatores que mais influenciam o consumo de energia do seu notebook. Por isso, é recomendável diminuir ao máximo essa configuração, pois quanto maior o brilho da tela, mais bateria o seu notebook gastará. A maioria dos notebooks reduz o brilho automático quando não está conectado à tomada. Caso isso não aconteça, é possível reduzi-lo no botão do teclado (via atalhos com a tecla Fn) ou acessando o menu de configuração do sistema operacional (SO), como o Painel de Controle do Windows.

2º Altere as configurações de energia do notebook

6

Outra dica bem importante é alterar o plano de energia pré-configurado do seu notebook. Para isso, ajuste as configurações do seu notebook para que ele fique menos tempo com a tela e o HD ligados enquanto não estiverem em uso. Saiba como alterar as configurações aqui.

3º Desative o Wi-Fi e o Bluetooth

As conectividades também acabam consumindo grande parte da energia da bateria. Caso não seja necessário utilizá-las, verifique se os recursos estão desligados.

Evite ligar e desligar várias vezes o computador

Toda vez que você inicia o notebook, é realizado o processo de inicialização de hardware e do sistema operacional. Esse conjunto de atividades realizadas simultaneamente consome um alto índice de energia.

Utilize o modo standby

Para evitar o desligamento do computador, você pode ativar o modo standby (modo de espera). Com essa opção, o seu notebook consumirá bem pouca energia. A função “desliga” o notebook enquanto ele não está sendo utilizado e restaura os aplicativos quando a máquina é ligada novamente.

6º Evite utilizar aplicativos “pesados”

notebook-criado-para-jogos

A utilização de softwares “pesados”, como jogos e editores de imagem e vídeo, consome boa parte da energia do seu notebook. Isso acontece pois eles exigem bastante processamento de diferentes componentes (placa de vídeo, CPU, tela, etc). Dessa maneira, procure utilizar esses programas apenas enquanto o notebook estiver conectado à tomada. Dê preferência à realização de atividades mais leves para que a duração da bateria do seu notebook seja maior.

7º Feche programas desnecessários

Ao ligar o notebook é normal o sistema operacional manter diferentes programas rodando em segundo plano ao mesmo tempo, mesmo sem parecerem estar ativos. Assim, para evitar o consumo desnecessário de energia, verifique as configurações do seu SO (barra de ferramenta do Windows e o Verificador de Tarefas) e feche os programas que não estão em uso.

8º Evitar usar dispositivos conectados às portas externas do notebook por muito tempo

pen-drive-no-notebook-e-bom-tirar-para-economizar-sua-bateria

 

Pen drive, cartão de memória, modem 3G, assim como qualquer outro dispositivo conectado ao seu notebook, podem consumir bastante  energia. Sendo assim, o ideal é manter esse tipo de dispositivo desconectado e só conectá-lo quando realmente for utilizá-lo.

Conhece alguma outra dica que não está no post? Então compartilhe com a gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.